Wilsa Gomes e Manuel Rodrigues em 9ºlugar e Telma Monteiro homenageada

Jan 29 2022

Wilsa Gomes e Manuel Rodrigues em 9ºlugar e Telma Monteiro homenageada

O segundo dia do Grand Prix Portugal 2022 terminou este sábado, 29 de janeiro, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada. Antes do Bloco de Finais, que não contou com a presença portuguesa, Telma Monteiro foi homenageada pela Câmara Municipal de Almada. A competição termina este domingo, com 8 Judocas Portugueses nos tatamis.

Num dia dedicado às categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas, estiveram 9 Portugueses em ação:

Wilsa Gomes (-63 kg) e Manuel Rodrigues (-81 kg) venceram os seus primeiros combates, alcançando os Oitavos-de-final, mas cederam nessa fase e terminaram na 9ª posição. João Fernando (-81 kg) também se estreou com uma vitória, mas não conseguiu superar o adversário da segunda ronda. Margarida Brás (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), Eduardo Silva (-81 kg) e Bruno Silva (-81 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.

Individualmente, Joanne Van Lieshout (-63 kg) dos Países Baixos, Lara Cvjetko (-70 kg) da Croácia, Murodjon Yuldoshev (-73 kg) do Uzbequistão e Matthias Casse (-81 kg) da Bélgica, conquistaram as Medalhas de Ouro nas respetivas categorias.

A nível coletivo, depois de concluir o primeiro dia no 2º lugar, Portugal ocupa neste momento a 4ª posição do ranking das nações presentes, com 3 Medalhas conquistadas (1 Ouro e 2 Bronzes). A Croácia passou a liderar a tabela, com 1 Medalha de Ouro e 2 de Prata. A Coreia do Sul continua a ser o país mais medalhado, totalizando 5 (1 Ouro, 1 Prata e 3 Bronze) e ocupando a segunda posição. Os Países Baixos completam o pódio com 2 Medalhas (1 Ouro e 1 Prata).

Medalheiro e Resultados Finais em: https://live.ijf.org/gp_por2022/medal_ranking

No intervalo entre as Eliminatórias e o Bloco de Finais, a Câmara Municipal de Almada homenageou Telma Monteiro. O Município onde a Judoca cresceu e começou a praticar a modalidade, ofereceu a Bandeira da Cidade, agradecendo o exemplo de dedicação e superação que Telma Monteiro representa.

A Federação Internacional de Judo também homenageou o Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes, agraciando-o com uma figura em cerâmica de Jigoro Kano, fundador da modalidade, pelo desenvolvimento do Judo em Portugal.

Recordamos que o evento que marca a estreia de Portugal, enquanto país anfitrião, no Circuito Mundial de Judo, reúne 301 Atletas (122 Femininos e 179 Masculinos) de 41 Países. A Seleção Portuguesa é composta por 34 Atletas (15 Femininas e 19 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Raquel Brito (-48 kg), Inês Ribeiro (-48 kg), Denisa Grecu (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Maria Siderot (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Mariana Esteves (-57 kg), Maria Rosário (-57 kg), Margarida Brás (-63 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Carolina Paiva (-78 kg) no feminino e Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg), Bruno Bento (-60 kg), Bernardo Tralhão (-66 kg), Bruno Barros (-66 kg), Gonçalo Oliveira (-66 kg), Kainan Pires (-66 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), João Fernando (-81 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg) Eduardo Silva (-81 kg), Bruno Silva (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Miguel Rato (-90 kg), Jorge Fonseca (-100 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg) no masculino, que são acompanhados pelos Treinadores Ana HormigoPedro SoaresMarco MoraisJoana RamosAntónio Saraiva e Jerónimo Ferreira.

Grand Prix Portugal 2022 termina este domingo, 30 de janeiro. Patrícia Sampaio (-78 kg), Carolina Paiva (-78 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Miguel Rato (-90 kg), Jorge Fonseca (-100 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg) são os 8 Judocas que encerram a participação portuguesa no primeiro Grand Prix disputado em solo luso. As eliminatórias arrancam às 11h30.

 

Declarações

Telma Monteiro

“Sinto-me muito feliz e honrada. Almada foi a cidade onde comecei a fazer Judo. Já tive muitas emoções neste pavilhão e deixei muito suor, não só nos tapetes como nos parques da cidade. Rever todos esses momentos foi emocionante. É também motivante ver a ligação que as pessoas têm comigo, ver que sentem e partilham os momentos bons e maus, que riem e choram comigo. Tem sido um caminho de superação e uma história bonita e imprevisível, até para mim.”

Inês de Medeiros – Presidente da Câmara Municipal de Almada

“A Telma começou desde nova a mostrar esta vontade de superação, de ganhar e toda a garra que lhe é tão característica. A Telma representa a cidade de Almada. Não podíamos deixar passar esta oportunidade, recebendo uma grande prova mundial de judo na nossa cidade, de prestar uma homenagem a uma das maiores referências desportivas almadense. A Telma tem algo de especial e tem demonstrado a sua capacidade ao longo dos anos. Sofremos quando ela sofre e comovemo-nos quando ela vence.”

 

José Manuel Constantino – Presidente do Comité Olímpico de Portugal

“Foi uma justa homenagem à Telma Monteiro, na sua cidade, onde ela começou a sua prática desportiva, e um reconhecimento de tudo o que ela tem feito e da referência que é para o Judo e para o desporto nacional. A Telma é alguém que não nasceu em berço de ouro e que fez do trabalho, da perseverança e da dedicação um meio para alcançar o sucesso e alcançou-o. É um exemplo para o desporto e para Portugal.”

 

NOTAS:

1) Fotografias: https://www.ijf.org/competition/2281/photos

2) Resultados atualizados e Live Streaming: https://live.ijf.org/gp_por2022

    DOCUMENTOS RELACIONADOS