Telma Monteiro e Catarina Costa em 5.º lugar World Masters Doha 2021

Jan 11 2021

Telma Monteiro e Catarina Costa em 5.º lugar World Masters Doha 2021

Telma Monteiro (-57kg) e Catarina Costa (-48kg) asseguraram o quinto lugar nas respetivas categorias no decorrer do primeiro dia do World Masters Doha 2021, competição que decorre de segunda a quarta feira em Doha (Qatar), 11 a 13 de janeiro 2021, com a presença dos 36 melhores judocas mundiais em cada categoria. Um total de 399 Judocas (215 masculinos e 184 femininas) em representação de 39 países procuram pontuar para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.

Neste dia inaugural, a capital do Qatar recebeu três portuguesas nos tatamis: Catarina Costa, Telma Monteiro e Joana Ramos.

Na categoria -57 kg, Telma Monteiro eliminou a austríaca Sabrina Filzmoser (29.ª do ranking mundial), por ‘ippon’, no seu combate inaugural. A portuguesa, que ocupa a 9.ª posição no ranking, deu continuidade aos triunfos na ronda seguinte, superando por ‘ippon’ a tunisina Ghofran Khelifi (36.ª). Nos quartos-de-final, após um confronto equilibrado com a n.º7 do ranking mundial, Sarah Leonie Cysique, foi a francesa que ‘saiu por cima’ com um ‘wazari’ pontuado. A medalhada olímpica portuguesa regressou às vitórias na repescagem, triunfando sobre Chen-Ling Lien (12.ª classificada do ranking), da Taipé Chinesa, por ‘wazari’. O seu último e derradeiro combate, contra a nº.5 Mundial – Nora Gjakova, revelou-se bastante equilibrado e foi apenas resolvido em período de ‘ponto de ouro’, com a kosovar a conseguir o ‘wazari’ decisivo. Com este resultado, Telma Monteiro encerra a sua prestação na 5.ª posição.

Devido ao estatuto de cabeça-de-série, Catarina Costa começou o seu percurso na 2.ª eliminatória, onde encontrou e eliminou, por ‘wazari’, a mongol Narantsetseg Ganbaatar (vice-campeã do último World Masters). Nos quartos-de-final, a jovem portuguesa cedeu contra a nº.1 do ranking mundial, Distria Krasniqi, por ‘wazari’. Nas repescagens, assegurou um lugar no Bloco de Finais, após derrotar a 4.ª classificada do ranking, Julia Figueroa, por acumulação de ‘shidos’ (penalizações) da espanhola. Na luta pelo bronze, Catarina defrontou a Campeã Mundial – Daria Bilodid, mas ao fim do primeiro minuto do combate, não conseguiu evitar a técnica de imobilização favorita da ucraniana (Sangaku Gatame) e o subsequente ‘ippon’. Com este resultado, Catarina Costa termina num honroso 5.º lugar.

Joana Ramos (-52 kg) estreou-se com uma vitória, por ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’, perante a 17.ª classificada do ranking mundial, Chelsie Giles, do Reino Unido. Na ronda seguinte não conseguiu ultrapassar a n.º1 do ranking e vice-campeã do último World Masters, Amandine Bouchard, de França.

Análise do primeiro dia do World Masters Doha 2021 pela treinadora Ana Hormigo:

“O balanço é positivo. Começámos com duas disputas de medalha. Era importante fazerem o maior número de combates com adversárias que poderão encontrar nos Jogos. É necessário testar na competição. Qualquer atleta aqui é candidato às medalhas e conseguimos mostrar que estavam aqui com esse objetivo. As três atletas – Telma Monteiro, Catarina Costa e Joana Ramos – começaram da melhor forma a vencer o primeiro encontro. Este primeiro dia obtivemos dois 5° lugares de Telma e Catarina, um sabor agridoce principalmente pela prestação consistente que tiveram ao longo dia. A Joana apesar de não ter passado a francesa Amandine Buchard, que viria a ganhar a medalha de ouro, consolidou aqui pontos importantes para a qualificação olímpica, algo que também tínhamos colocado como objetivo.”

Recordamos que a seleção de Portugal participa no evento com 7 Judocas (5 femininas e 2 masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares e pelo fisioterapeuta Eduardo Pedro.

A competição recomeça esta terça-feira, 12 de janeiro, com as categorias -63 kg, e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas. Bárbara Timo e Anri Egutidze são os dois atletas lusos em ação. Os combates iniciam-se às 11h00 locais (08h00 em Portugal Continental).

Mais informação em https://www.ijf.org/competition/2180

Atualizado às 20h15 de 11/01/2021

:::::

 

    DOCUMENTOS RELACIONADOS