Telma Monteiro conquistou a Medalha de Ouro este sábado, dia 17 de março, no primeiro dia do Grand Slam de Ekaterinburg 2018 que decorre até amanhã, domingo. A competição realiza-se no Sports Palace de Ekaterinburg, com a presença de 251 Atletas (152 masculinos e 99 femininas) em representação de 34 Países, ao longo dos dois dias.
Com o primeiro dia reservado para as categorias mais leves, os tatamis russos receberam 5 Judocas Portugueses:
Telma Monteiro (-57 kg) estreou-se contra a Vice-Campeã Mundial – Enkhriilen Lkhagvatogoo, da Mongólia, com um waza-ari em período de ‘ponto de ouro’. Nos quartos-de-final, o confronto com a russa Daria Mezhetskaia (nº17 mundial) voltou a ser equilibrado e resolvido com um waza-ari da olímpica portuguesa em ‘ponto de ouro’. Telma encontrou a japonesa Momo Tamaoki (que tinha acabado de derrotar a nº1 do ranking mundial) na semifinal. O resultado voltou a ser favorável para a atleta lusa, com um waza-ari sem resposta da nipónica. Na grande final da competição, Telma mostrou uma grande superioridade, somando dois waza-ari, que lhe valeu o ippon perante Chen-Ling Lien, de Taipei. Com este resultado, Telma Monteiro conquista a Medalha de Ouro do Grand Slam de Ekaterinburg 2018.
Os restantes Judocas Lusos – Joana Diogo (-48 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Nuno Saraiva (-73 kg) e Jorge Fernandes (-73 kg) não conseguiram superar os seus primeiros adversários.
Portugal está presente com 6 Atletas: Joana Diogo (-48 kg), Telma Monteiro (-57 kg) e Yahima Ramirez (-78 kg) no feminino e João Crisóstomo (-66 kg), Nuno Saraiva (-73 kg) e Jorge Fernandes (-73 kg) no masculino.
Este domingo, a partir das 10h00 (-5h00 em Portugal Continental), Yahima Ramirez (-78 kg) fecha a participação portuguesa na prova.