Telma Monteiro conquista Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Judo Tel Aviv 2018

Abr 26 2018

Telma Monteiro conquista Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Judo Tel Aviv 2018

Telma Monteiro conquistou a Medalha de Bronze no primeiro dia do Campeonato da Europa de Judo 2018 que se cumpriu esta quinta-feira, dia 26, em Tel Aviv. A competição decorre no “Tel Aviv Convention Center” até sábado, 28 de abril.

O primeiro dia deste Europeu contou com a presença de 8 Judocas Lusos nos tatamis israelitas:

Telma Monteiro (-57 kg) somou duas vitórias por ippon nos seus dois primeiros combates contra a israelita Maayan Greenberg e a croata Tena Sikic. Nos quartos de final teve a oposição de Nora Gjakova, do Kosovo, que este ano venceu dois Grand Prix (Antalya e Tunis). O encontro revelou-se bastante equilibrado, sem alteração do marcador até ao fim dos 4 minutos regulamentares. Em período de ‘ponto de ouro’, foi a judoca do Kosovo a conseguir o ‘wazari’. A olímpica portuguesa regressou aos triunfos nas repescagens, eliminando a húngara Hedvig Karakas por ippon, a 40 segundos do fim do combate. Na luta pelo pódio, contra a jovem promessa francesa Sarah Leonie Cysique, Telma Monteiro demonstrou toda a sua experiência, controlando o encontro até marcar o ippon que lhe garantiu a Medalha de Bronze.

Na categoria -66 kg masculina, João Crisóstomo (-66 kg) somou o primeiro triunfo contra o bielorusso Dzmitry Minkou, com o ippon a surgir em período de ‘ponto de ouro’. O português voltou a ter um combate equilibrado na fase seguinte, perante o italiano Manuel Lombardo. Depois de um período de ‘ponto de ouro’ que se estendeu até aos 8 minutos e 43 segundos, Crisóstomo conseguiu pontuar o ippon vitorioso. Nos quartos-de-final defrontou o azeri Orkhan Safarov, que se superiorizou ao judoca luso. Nas repescagens, contra o atleta da casa, Tal Flicker (Bronze no Campeonato do Mundo 2017) começou melhor ao pontuar um wazari, mas não conseguiu evitar o ippon do israelita a dois segundos dos 3 minutos de combate. Com este resultado,João Crisóstomo termina a sua prestação num honroso 7º lugar.

Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg) e Sergiu Oleinic (-66 kg) conseguiram somar uma vitória na competição, mas cederam na segunda ronda das eliminatórias, terminando no 9º lugar:

Na sua estreia em Campeonatos da Europa, Catarina Costa conseguiu derrotar a britânica Kimberley Renicks, por ippon, em 1 minuto e 18 segundos. Apesar do combate equilibrado com a ucraniana Maryna Cherniak, a jovem lusa foi penalizada com 3 ‘shidos’ que ditaram a sua derrota.

Após a Medalha de Bronze na edição 2017, Joana Ramos começou por eliminar a polaca Agata Perenc por ‘wazari’. Na ronda seguinte, a experiente portuguesa foi incapaz de contrariar o ippon da eslovena Anja Stangar, terminando a sua prestação.

Sergiu Oleinic alcançou a sua primeira vitória, por ippon, depois de um combate renhido contra o espanhol Alberto Gaitero Martin. No segundo confronto, contra Marko Gusic de Montenegro, sofreu um ippon aos 43 segundos que terminou a sua caminhada neste Europeu.

Gonçalo Mansinho (-60 kg) começou a prova na segunda ronda das eliminatórias, onde encontrou o espanhol Francisco Garrigos, que se superiorizou ao Atleta Português. Com este resultado, Mansinho classificou-se no 9º lugar.

Joana Diogo (-48 kg) e Mariana Esteves (-52 kg) não conseguiram ultrapassar as suas primeiras adversárias, Gulkader Senturk da Turquia e Rosalba Forciniti de Itália, respetivamente.

Israel recebe cerca de 375 Atletas (216 masculinos e 159 femininas) em representação de 44 Países, para discutir os títulos deCampeões Europeus, ao longo dos 3 dias de prova.

Portugal está presente com 15 Atletas: Joana Diogo (-48 kg), Catarina Costa (-48 kg), Mariana Esteves (-52 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Yahima Ramirez (-78 kg), Gonçalo Mansinho (-60 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Jorge Fernandes (-73 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), Tiago Rodrigues (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo, Go Tsunoda Pedro Soares, pelo Fisioterapeuta Eduardo Pedro, pelo Diretor José Robalo e pelo Presidente da FPJ – Jorge Fernandes.

Esta sexta-feira, dia 27, entram nos tatamis 3 Atletas Portugueses: Jorge Fernandes (-73 kg), Nuno Saraiva (-73 kg) e Anri Egutidze (-81 kg). Os combates começam às 11h00 locais (-2h00 em Portugal Continental).

DOCUMENTOS RELACIONADOS

PRESS RELEASE RELACIONADOS