Sporting Clube de Portugal revalida Título de Campeão Nacional e Associação Académica de Coimbra conquista Prova Feminina

Jun 11 2017

Sporting Clube de Portugal revalida Título de Campeão Nacional e Associação Académica de Coimbra conquista Prova Feminina

O Sporting Clube de Portugal revalidou o título de Campeão Nacional de Judo. A Associação Académica de Coimbra venceu no feminino. O Campeonato Nacional de Equipas Seniores “Jogos Santa Casa” 2017 cumpriu-se este domingo, dia 11 de junho, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Esta é uma das provas mais importantes do calendário nacional, opondo nos tapetes de Odivelas, as melhores equipas nacionais, compostas por atletas masculinos (das categorias -60 kg; -66 kg; -73 kg; -81 kg; +81 kg) e femininos (das categorias -52 kg; -57 kg; -63 kg; -70 kg; +70kg) do escalão Seniores.

No masculino, marcaram presença 8 equipas a lutar pelo tão ambicionado título nacional. As eliminatórias foram discutidas em 2 grupos. No grupo A, Sporting Clube de Portugal, Boavista Futebol Clube, Universidade Lusófona e Escola de Judo Nuno Delgado discutiram entre si o acesso à meia-final. O Sporting Clube de Portugal fez o pleno de vitórias, passando em primeiro do grupo, seguido pela equipa da Universidade Lusófona.

No grupo B, composto por Sport Algés e Dafundo, Oficinas de São José, Judo Clube de Lisboa e Sport Lisboa e Benfica, foi a equipa das Oficinas de São José que conseguiu somar as 3 vitórias nos 3 combates. A segunda vaga para a semifinal foi preenchida pelo Sport Lisboa e Benfica com 2 vitórias.

Na semifinal, a equipa do Sporting Clube de Portugal, composta por João Santos (-60 kg), Sergiu Oleinic (-66kg), David Reis (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (+81 kg) defrontou os Judocas do Sport Lisboa e Benfica, Gonçalo Mansinho (-60 kg), Diogo César (-66 kg), Rúben Correia (-73 kg), João Martinho (-81 kg) e Célio Dias (+81 kg). O Sporting Clube de Portugal derrotou o Sport Lisboa e Benfica por 3 – 2 (vitórias de Jorge Fonseca, Sergiu Oleinic e David Reis para os leões e de João Crisóstomo e João Martinho para as águias).

Na segunda semifinal, as Oficinas de São José, com João Abreu (-60 kg), José Olalla (-66 kg), João Almeida (-73 kg), Steve Castanheira (-81 kg) e Diogo Silva (+81 kg), superaram a Universidade Lusófona, composta por André Cravo (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Pedro Guarinho (-73 kg), Tomás Costa (-81 kg) e Pedro Silva (+81 kg). No final dos 5 combates, o marcador ficou fixado em 3 – 2 (vitórias de Diogo Silva, João Abreu e João Almeida para as OSJ e João Crisóstomo e Tomás Costa para a ULHT).

Na grande final, as equipas apresentaram o mesmo alinhamento da semifinal. No primeiro combate, dos -81 kg, Jorge Fonseca dominou por completo, somando 4 wazaris antes de assegurar a vitória frente a Diogo Silva por imobilização do adversário. A igualdade foi restabelecida de seguida com a vitória de João Abreu frente a João Santos por wazari. Sergiu Oleinic, David Reis e Anri Egutidze venceram os restantes combates, fixando o marcador em 4-1 a favor do Sporting Clube de Portugal que assim se sagrou Campeão Nacional.

A competição feminina foi discutida entre as equipas da Associação Académica de Coimbra (AAC), constituída por Catarina Costa (-52 kg), Leandra Freitas (-57 kg), Sofia Cardoso (-63 kg), Ana Sousa (-70 kg) e Filipa Sousa (+70 kg) e as Oficinas de São José (OSJ) composta por Carolina Costa (-57 kg), Mariana Esteves (-63 kg), Leonor Gonçalves (-70 kg) e Beatriz Martin (+70 kg).

A equipa da Associação Académica de Coimbra sagrou-se Campeã Nacional após vencer 4 combates (Catarina Costa, Sofia Cardoso, Leandra Freitas e Ana Sousa) contra 1 (Beatriz Martin).

Declarações

 

Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo

“O balanço é positivo, está a ser uma boa jornada e bastante competitivo que é o que nós queremos. Temos uma grande moldura humana e um grande ambiente que fala por si e demonstra bem o que se está a passar dentro dos tatamis.

Ontem tivemos também aqui em Odivelas o Campeonato Nacional de Juvenis e foi um grande dia para o Judo. Mais de 300 atletas, o pavilhão, tal como hoje, esteve cheio o dia todo. Fizemos uma homenagem ao Mestre Bastos Nunes com a entrega da Medalha de Mérito Desportivo e a Medalha entregue pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto. Foi um grande dia para o Judo Nacional e penso que temos o futuro assegurado.”

 

Luís Monteiro – Diretor do Alto Rendimento e das Seleções Nacionais

“Esta é a prova Rainha do calendário nacional de Judo. Como podemos assistir hoje, esta competição distingue-se pelo forte espírito de equipa que a torna mais competitiva. Muitas vezes os atletas acabam por exceder os seus limites em busca da vitória e de contribuir para o sucesso da equipa e dos seus colegas, é um acréscimo de responsabilidade. Nós ambicionamos sempre mais, por isso, gostávamos que estivessem mais equipas, mas as que estiveram deram um grande espetáculo de competitividade, assistimos a combates de grande nível e uma camaradagem positiva.”

 

João Rodrigues – Treinador-adjunto do Sporting Clube de Portugal

“Todo o trabalho que realizamos com estes Atletas excecionais, que se dedicam de corpo e alma à modalidade, autênticos profissionais, culmina com a conquista deste título de Campeões Nacionais que eu penso ser mais que merecida.”

 

João Neto – Treinador da Associação Académica de Coimbra

“Foi uma participação positiva, apesar da prova feminina não nos ter proporcionado mais combates como desejávamos, uma vez que tínhamos uma excelente equipa, capaz de combater com mais clubes e de alcançar de igual forma este título. Estou satisfeito, as Atletas fizeram tudo o que lhes foi pedido. Para o ano gostava de conseguir revalidar o título de campeão feminino e chegar ao pódio com a equipa masculina.”

DOCUMENTOS RELACIONADOS

PRESS RELEASE RELACIONADOS