Sergiu Oleinic de Prata, Maria Siderot e João Crisóstomo no 5º lugar – Grand Prix Zagreb 2017

Set 29 2017

Sergiu Oleinic de Prata, Maria Siderot e João Crisóstomo no 5º lugar – Grand Prix Zagreb 2017

Grand Prix Zagreb 2017arrancou esta sexta-feira com6 Portugueses em prova. A competição decorre até domingo, 1 de outubro, no Sports Hall ‘Dom Sportova’ da capital croata.

Sergiu Oleinic (-66 kg) estreou-se com uma vitória perante o alemão Marcel Bison. Na ronda seguinte, voltou a estar superior ao seu adversário – Alexandre Mariac, de França. Na semifinal teve pela frente o n°33 mundial, Sinan Sandal, da Turquia. Oleinic mostrou-se num bom momento de forma e saiu vitorioso do confronto, alcançado a final da competição. As três vitórias foram alcançadas de forma semelhante, com o judoca luso a conseguir pontuar um ‘waza-ari’ e a controlar o confronto até final do tempo regulamentar de 4 minutos. Na grande final da prova, não conseguiu derrotar o japonês Yuuki Hashiguchi, que somou 2 ‘waza-ari’ sem resposta. Com este resultado, Sergiu Oleinic conquista a Medalha de Prata.

Maria Siderot (-48 kg) começou por eliminar a italiana Francesca Milani e a brasileira Gabriela Chibani, em dois combates bastante equilibrados, ambos decididos em ‘ponto de ouro’ a favor da portuguesa. Na semifinal, não conseguiu derrotar a 5ª classificada do Campeonato do Mundo (que decorreu em Budapeste no passado mês de agosto) – Milika Nikolic, da Sérvia. O combate foi novamente equilibrado e decidido em ‘ponto de ouro’, mas desta vez foi favorável à sua adversária. Na luta pelo bronze, Siderot voltou a ceder, sofrendo um ‘ippon’ aos 56 segundos do combate contra a francesa Lucile Duport. Com este resultado a jovem lusa terminou num honroso 5° lugar.

Na mesma categoria que Oleinic, João Crisóstomotambém se destacou. O Judoca Luso derrotou os seus dois primeiros adversários, o belga Gourgen Aleksanyan, por ‘ippon’, e o moldavo Denis Vieru, por ‘waza-ari’. Não conseguiu superar o russo Anzaur Ardanov (vencedor da Medalha de Prata no Grand Slam de Paris deste ano), nº13 no ranking mundial, na ronda seguinte. Reencontrou o caminho das vitórias nas repescagens, eliminando o alemão Manuel Scheibel num combate que durou mais de 6 minutos. No seu último e derradeiro combate defrontou o turco Sinan Sandal (que havia sido eliminado por Sergiu Oleinic no encontro anterior), que conseguiu superiorizar-se a João Crisóstomo com dois ‘wazari’, terminando a caminhada do judoca português à beira do Bronze (5ª posição).

Gonçalo Mansinho (-60 kg) eliminou o seu primeiro adversário, Yann Siccardi, do Mónaco, com um ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’, mas cedeu na ronda seguinte perante o britânico Ashley Mckenzie (Medalha de Bronze no Grand Prix de Cancun 2017).

Joana Diogo (-48 kg) eMariana Esteves (-52 kg) não conseguiram ultrapassar as suas primeiras adversárias, Hiromi Endo (Japão) e Eleudis Valentim (Brasil).

Zagreb recebe cerca de 294 Atletas (185 masculinos e 109 femininas), em representação de 47 países.

Portugal está presente com12 JudocasJoana Diogo (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg),Mariana Esteves (-52 kg),Yahima Ramirez (-78 kg),Gonçalo Mansinho (-60 kg),Sergiu Oleinic (-66 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Luís Carmo (-73 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Martinho (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).

Amanhã, sábado, Luís Carmo(-73 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg) eJoão Martinho (-81 kg) entram nos tatamis croatas. No domingo, Yahima Ramirez (-78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) fecham a participação portuguesa.

Os combates iniciam-se às 10h00 (- 1h00 em Lisboa). O Bloco de Finais começa às 17h00.

DOCUMENTOS RELACIONADOS