Rochele Nunes em 9ºlugar travada pela cabeça de série nº1

Jul 30 2021

Rochele Nunes em 9ºlugar travada pela cabeça de série nº1

A competição individual de Judo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 terminou esta sexta-feira, 30 de julho. Ao longo dos 7 dias do evento, o emblemático Nippon Budokan da capital japonesa recebeu 393 Judocas (192 Femininas e 201 Masculinos), em representação de 128 Países.

O último dia de combates individuais envolveu os judocas das categorias +78 kg feminina e +100 kg masculina, com 1 Judoca Lusa em prova:

Na estreia olímpica, Rochele Nunes (+78 kg) começou a sua prestação com uma vitória perante a porto-riquenha Melissa Mojica (23ª), com um ‘wazari’ pontuado a 13 segundos do fim do combate. Nos oitavos-de-final, defrontou a nº1 do ranking mundial, Idalys Ortiz (atleta que conta com 3 medalhas olímpicas e 7 mundiais). Após 4 minutos marcados pelo equilíbrio, o confronto chegou ao ‘golden score’ com ambas as atletas com 2 ‘shidos’. Depois de 2 minutos de ‘ponto de ouro’, numa altura em que a cubana estava prestes a ser penalizada com o terceiro ‘shido’ por não atacar (a portuguesa fez 4 ataques seguidos), a atleta lusa não conseguiu evitar a projeção da adversária, cedendo por ‘wazari’. Com este resultado, Rochele Nunes termina num honroso 9º lugar.

Termina assim a participação da Seleção Olímpica Portuguesa em Tóquio, que ao longo dos 7 dias contou com 8 Judocas em ação (6 Femininas e 2 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 Kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

Recordamos que o Bicampeão Mundial Jorge Fonseca (-100 kg) obteve a melhor classificação portuguesa na prova, após conquistar a Medalha de Bronze dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Catarina Costa, com o 5º lugar e respetivo Diploma Olímpico, alcançados no primeiro dia do evento, também se destacou. Numa altura em que faltam atribuir as Medalhas das categorias +78 kg feminina e +100 kg masculina, Portugal ocupa o 16º lugar do ranking de países (entre os 128 presentes).

O Torneio Olímpico de Judo termina este sábado, 31 de julho, com a competição de equipas, sem a participação portuguesa.

Fotografia: @Gabi Juan / EJU

Fotografias: https://www.eju.net/event/olympic-games-4/201639/

    DOCUMENTOS RELACIONADOS