Rochele Nunes brilha em Tbilisi ao alcançar a medalha de prata

Mar 28 2021

Rochele Nunes brilha em Tbilisi ao alcançar a medalha de prata

Terminou da melhor forma a participação portuguesa no Grand Slam de Tbilisi, com Rochele Nunes (+78kg) a alcançar a medalha de prata. Portugal, marcou presença no bloco de finais dos três dias de competição, conquistando um total de duas medalhas (1 prata – Rochele Nunes; 1 bronze – Joana Ramos), dois 5º lugares (Catarina Costa e Joana Crisóstomo) e ainda um 7º lugar por Anri Egutidze. 

Neste último dia de competição, a equipa portuguesa fez-se representar por dois atletas. Do lado feminino tivemos Rochele Nunes, medalha de bronze no último europeu na categoria de +78kg,  enquanto que do lado masculino tivemos Jorge Fonseca, Campeão do Mundo na categoria de -100kg.

Jorge Fonseca foi travado no seu primeiro combate pelo atleta Ilia Sulamanidze (GEO), que viria a alcançar a final da categoria. Apesar do atleta português pontuar wazari logo nos primeiros segundos de combate, acabou por ser surpreendido pelo seu adversário, não conseguindo vencer o combate.

Rochele Nunes (+78kg), começou a seu percurso na competição da melhor forma ao vencer, por vantagem máxima (ippon), a atleta Milica Zabica (SRB). No combate seguinte encontrou a Bielorrusa, Maryna Slutskaya, voltando a repetir a vitória por vantagem máxima. Já nos quartos de final, teve pela frente a atleta chinesa Yan Wang, onde um wazari para a atleta portuguesa acabou por lhe dar a vitória, carimbando assim a sua passagem para a final no Grand Slam de Tbilisi.

Na final, voltou a encontrar uma atleta chinesa, Shiyan Xu e, apesar de um bom combate, não conseguiu superar a sua adversária, ficando com a medalha de prata da sua categoria e encerrando a participação lusa na competição. De ressalvar o espírito de superação da Rochele, que logo no segundo combate ressentiu-se de uma lesão, mas conseguiu superar-se brilhantemente ao alcançar a final da competição.

Portugal marcou presença no bloco de finais dos três dias de competição, conquistando um total de duas medalhas (1 prata – Rochele Nunes; 1 bronze – Joana Ramos), dois 5º lugares (Catarina Costa e Joana Crisóstomo) e ainda um 7º lugar por Anri Egutidze.

Estamos a aproximar-nos do Campeonato da Europa de Seniores, e este ano será ainda mais especial, uma vez que se realiza em Lisboa, entre os dias 16 a 18 de abril de 2021. Apesar de não ser permitido público, toda a equipa conta com o apoio de todos os portugueses #JudoLisbon2021

Declarações Rochele Nunes:

“Consegui mais uma medalha, mais uma prata, fico muito contente por subir novamente ao pódio e agora o foco total é no Europeu”

Declarações Ana Hormigo, selecionadora nacional:

“Este fim de semana em Tbilisi, somámos mais duas medalhas no circuito mundial, prata e bronze de Rochele Nunes e Joana Ramos. Rochele entrou muito bem na competição e superou-se mesmo tendo ressentido de uma lesão logo no segundo combate. Mesmo não estando a 100%, mostrou que consegue superar-se. Em 2021 soma já 2 finais em Grand Slams. Joana Ramos já há muito merecia um resultado destes, não só pela atleta que é, mas porque é muito importante consolidar a posição na qualificação olímpica. Tivemos em mais duas disputas de medalha com Catarina Costa e Joana Crisóstomo. Destaque para Joana, júnior e estreante nestes eventos, demonstrou maturidade para competir a este nível.
Esta prova foi o último teste antes do Campeonato da Europa, até porque muitos atletas não competiam desde o Masters, como é o caso de Jorge Fonseca e do Anri Egutidze (7°lugar).”.

 

    DOCUMENTOS RELACIONADOS