Lançamento oficial do projeto “Judo at School”

Dez 6 2016

Lançamento oficial do projeto “Judo at School”

A Federação Portuguesa de Judo lançou oficialmente, esta terça-feira, dia 6 de dezembro, o Projeto “Judo na Escola” (“Judo at School”). A apresentação cumpriu-se na Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco, na Póvoa de Santa Iria, contando com a presença do Ministro da Educação – Tiago Brandão Rodrigues e da Diretora do Gabinete Presidencial da União Europeia de Judo – Yana Dmitrieva.

Este projeto criado pela União Europeia de Judo tem como principal objetivo promover junto das camadas mais jovens a prática de judo (idade escolar), independentemente da sua experiência ou habilidade, com base em estratégias de iniciação e de orientação desportiva.

A Diretora do Gabinete Presidencial da União Europeia de Judo – Yana Dmitrieva mostrou-se “muito agradecida à Federação de Judo por ter aceite de imediato fazer parte deste projeto que envolve as camadas mais jovens que frequentam as escolas. A nível europeu, a EJU sente que a prática da modalidade é uma boa forma de ensinar aos mais jovens as melhores formas de estar na vida respeitando os outros e aprendendo a importância da nossa presença na sociedade atual. Neste momento estamos a trabalhar no terreno com 10 países europeus e pretendemos alargar a toda a Europa. Também a Federação Internacional considera que estamos a fazer um bom trabalho e acredito que em breve vamos poder estar presentes com este projeto em países fora da Europa. Agradeço ao Presidente Costa e Oliveira todo o trabalho que tem feito no terreno bem como ao Nuno Delgado que é uma figura de referência”.

A Federação Portuguesa de Judo com a cooperação da Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário e a Direção Geral de Educação – Desporto Escolar desenvolvem o Projeto em Portugal e esta manhã assinaram o Protocolo para a sua implementação em 10 Escolas a nível nacional.

O Ministro da Educação – Tiago Brandão Rodrigues revelou sentir-se “muito lisonjeado por estar nesta escola com o projeto europeu “judo at school”. A prática do judo é muito importante no nosso dia-a-dia da escola. Todos os valores que nos são ensinados, desde a sinceridade, ética, respeito e dignidade do ser humano vêm através da prática da modalidade. O Desporto Escolar é o maior clube nacional, contando com 37 modalidades praticadas por cerca de 185 mil jovens alunos. Este enorme clube do Desporto Escolar tem dado ao nosso País muito campeões. Praticar desporto na escola é realmente uma grande experiência de vida. É muito importante saber ganhar mas também aprender a perder tal como acontece no nosso quotidiano. Assinar este Protocolo mostra mais uma vez que o Ministério da Educação e outros educadores têm paredes de vidro, transparentes e onde abrangemos várias competências.”

A Federação já realizou 10 ações de formação creditadas, ao longo do país, destinadas a professores de Educação Física e do Desporto Escolar, com o objetivo de incentivar e incluir o ensino e a divulgação do Judo nas suas escolas.

Orientadas pela Prof.ª. Doutora Ágata Aranha, o Prof. Doutor – José Mário Cachada (responsável nacional pelo projeto “Judo at School”), o Professor José Eiró e pelo Professor Carlos Santos, estas ações envolveram  cerca de 200 docentes das mais variadas regiões do país.

 O Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Eng.º José Manuel A. Costa e Oliveira considera “muito importante a assinatura deste Protocolo que vai levar a prática do judo às escolas com mais regularidade. O facto de termos duas medalhas olímpicas – Nuno Delgado e Telma Monteiro – permitiu também que a nossa modalidade crescesse. Realço também todo o trabalho que está a ser feito com os vários agentes do Desporto Adaptado que está a ser um sucesso. O slogan – JUDO MORE THAN A SPORT – mostra realmente o que a nossa modalidade representa e quais são os nossos valores. Hoje é um dia particularmente importante para a nossa federação e para o judo português. A demonstração de hoje mostrou o esforço e dedicação dos professores e o empenho dos jovens na aprendizagem da modalidade. A presença no programa do Desporto Escolar vai permitir um forte desenvolvimento a todos os níveis. A partir de hoje o Judo vai ter uma visibilidade diferente e muito positiva”


loading

PRESS RELEASE RELACIONADOS