Primeiro dia do Campeonato Mundial de Juniores 2021

Out 6 2021

Primeiro dia do Campeonato Mundial de Juniores 2021

O primeiro dia do Campeonato do Mundo de Juniores 2021 cumpriu-se esta quarta-feira, 6 de outubro em OlbiaItália. A maior competição mundial do escalão conta com a presença de 495 Atletas (210 Femininas e 285 Masculinos) em representação de 72 Países, incluindo 8 Judocas Portugueses.

Neste dia inaugural, dedicado às categorias -48 kg e -52 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas, Portugal foi representado por 5 Judocas:

Raquel Brito (-48 kg) estreou-se com uma vitória sobre a belga Jente Verstraeten (vencedora do Festival Olímpico da Juventude 2017) por ‘ippon’, em período de ‘ponto de ouro’. Nos oitavos-de-final, enfrentou Anastasiia Balaban (Prata no Festival Olímpico da Juventude e Campeonato da Europa de Cadetes de 2019). Após um confronto equilibrado em que ambas pontuaram, foi necessário recorrer ao ‘golden score’. Após mais 5 minutos de combate, foi a búlgara a alcançar o ‘ippon’. Com este resultado, Raquel Brito termina no 9º lugar.

Na categoria -52 kg, Teresa Santos começou a sua prestação na segunda ronda, onde eliminou Kundyz Zhylkybay (Vice-Campeã Asiática de Cadetes em 2018) do Cazaquistão, em período de ‘ponto de ouro’, por acumulação de ‘shidos’. No combate seguinte, cedeu perante a atual Vice-campeã Europeia de Cadetes, Giulia Carna, de Itália, com um ‘ippon’ pontuado a 6 segundos do final. Desta forma, Teresa Santos encerra a sua caminhada na 9ª posição.

Bernardo Tralhão (-60 kg) eliminou o indiano Jatin Jatin no seu combate inaugural, alcançando o ‘ippon’ após imobilização do atleta asiático. Somou o segundo triunfo ao derrotar o turco Emirhan Karahan (Vice-campeão Europeu de Cadetes em 2018) por ‘wazari’. Nos oitavos-de-final, não conseguiu ultrapassar o georgiano Shakro Shatirishvili (Bronze na Taça da Europa Udine 2021), sofrendo o ‘ippon’ antes do primeiro minuto do combate. Com este resultado, Bernardo Tralhão conclui a sua prestação no 9º lugar.

Na categoria -66 kg, Miguel Gago superiorizou-se a Sultan Zhenishbekov, do Quirguistão, no seu primeiro encontro, pontuando um ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’. Na ronda seguinte, apesar de ter pontuado ‘wazari’, não conseguiu ultrapassar o atual Campeão Panamericano de Juniores, Matheus Pereira, do Brasil, que alcançou o ‘ippon’ a 30 segundos do final do confronto.

André Diogo (-66 kg) cedeu no seu primeiro combate, por ‘ippon’, contra o russo Abrek Naguchev (Campeão Mundial de Cadetes em 2019).

Recordamos que a Seleção Nacional de Juniores presente em Itália é composta por 4 Atletas Femininas e 4 MasculinosRaquel Brito (-48 kg), Teresa Santos (-52 kg), Teresa Trindade (-57 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Bernardo Tralhão (-60 kg), André Diogo (-66 kg), Miguel Gago (-66 kg) e Rodrigo Boavida (-90 kg), que são acompanhados pelo Treinador Marco Morais.

O evento continua esta quinta-feira, 7 de outubro, com os atletas das categorias -57 kg e -63 kg femininas e -73 kg masculina em ação. Teresa Trindade (-57 kg) é a única representante portuguesa no segundo dia da prova. As eliminatórias começam às 10h00 locais (09h00 em Portugal Continental).

    DOCUMENTOS RELACIONADOS