Portugal vence a Medalha de Bronze por Equipas no Campeonato do Mundo

Out 9 2023

Portugal vence a Medalha de Bronze por Equipas no Campeonato do Mundo

Este domingo, último dia da competição, foi altura para as Equipas mistas discutirem os lugares do pódio. Portugal teve como primeiro adversário a Alemanha (uma das equipas presentes consideradas mais fortes) que venceu, seguiram-se os combates com os atletas do Cazaquistão que também ultrapassou. Frente ao forte grupo francês cedeu e discutiu a medalha de bronze que venceu nas semi-finais onde teve como adversários os atletas do Uzequistão

Os judocas lusos das várias categorias, com combates muito difíceis, foram eliminando os adversários mostrando uma grande garra que contou com o enorme apoio do público que encheu as bancadas e fez questão de ir apoiando quem estava no tapete.

Portugal começou por vencer a Alemanha, seguiu-se o team do Cazaquistão e posteriormente os atletas franceses.

Na fase final de discutir a Medalha de Bronze Tais Pina, Pedro Lima, Fábia Conceição e Maria Silveira conseguiram vencer os seus adversários e garantir o pódio.

Para trás tinham ficado os combates de Maria Silveira a primeira a pisar o tatami que eliminou por ippon Dama Abdirova (KAS) e Helene Riegbert (GER). Por wazari venceu o combate com a atleta francesa Alya de Carvalho.

Seguiu-se Tais Pina (-70kgs) que eliminou Azhar Askhat (KAZ) por ippon mas cedeu frente a Samira Bock da Alemanha por ippon. Frente á judoca francesa Melkia Auchecorne perdeu por wazari.

Nos +70kgs Fábia Conceição foi eliminada por ippon pela atleta alemã Mathild Niemyer.

Nos combates masculinos Otari Kvantidze (-73Kgs) o atleta luso venceu por ippon Adilet Almat (KAZ) e por wazari Philip Drexler (GER). Tomás Gomes cedeu por ippon frente a Elliot Preve.

Pedro Lima (-90kgs) teve pela frente Melirian Maxim (KAS) que venceu por wazari, Armin Pacariz (GER) que eliminou por ippon bem como o francês Baptiste Cureau.

Guilherme Silva (+90kgs) começou por perder com Zhantilek Nurtilepuly (KAZ). O atleta alemão Daniel Udsilauri perdeu por ippon frente ao judoca luso. Também Guilherme saiu vencedor por ippon do combate com o adversário francês Mathias Anglionin.

Terminou assim este domingo o World Judo Championships Juniores 2023 – Odivelas – Teams que contou com a presença de 80 atletas masculinos e 78 femininos (total 158) em representação de 15 países de 3 continentes, nos tatamis estiveram 10 atletas lusos.

Os Atletas do Japão foram mostrando ao longo da competição o seu elevado espírito competitivo e a forma aguerrida como estão nos tapetes.

Nos combates individuais foram os grandes vencedores deste Mundial ao conquistarem 7 Medalhas de Ouro, 2 Medalhas de Prata e 2 de Bronze e hoje novamente o Ouro em Equipas Seguiu-se o Azerbeijão 1 de Ouro e de Prata. Os judocas de Itália conquistaram 1 Medalha de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze.

A França, que era a favorita, conquistou a Medalha de Prata na competição de Equipas e Portugal e o Brasil venceram o Bronze.

 

Portugal na competição por Equipas combateu com os seguintes Atletas:

(-48 kg) Maria Silveira*, (-63 kg) Mafalda Silva*, ( -63 kg) (- 70 kg) Tais Pina*, (+78 kg) Rosa Mane*,( -73 kg) Otari Kvantidze*,( -73 kg) Tomas Gomes* ,(-90 kg) Pedro Lima*,( -90 kg) Diogo Luís*,( -90 kg) Diogo Chantre* e ( -100 kg) Guilherme Silva*

 

DECLARAÇÕES

Presidente da Federação Portuguesa de Judo

Sérgio Pina

…”Nos combates individuais tivemos alguma dificuldades, ficámos á quem do que estávamos á espera. Afinal estávamos a enfrentar alguns atletas já com alguma experiência e por isso mais fortes que nós. Na prova de hoje a atitude do grupo foi excelente, superou-se totalmente, aliás como aconteceu nos Jogos Europeus. O futuro do judo nas camadas mais jovens tem estado a ser trabalhado e preparado já há algum tempo e por isso já temos um lote de atletas destas categorias que já estão a ser acompanhados para os pós 2024. A convocatória que vai sair esta semana para o estágio de Málaga já é um espelho desse trabalho que começa a aparecer. O selecionador nacional começa a reconhecer em alguns atletas, possíveis candidatos a serem os futuros judocas lusos para os próximos jogos olímpicos. Organizar estas competições internacionais no nosso país permite que atletas supostamente de segunda linha participem e ganhem uma experiência diferente, ficando melhor preparados para futuras competições.

Eu acredito que cada vez que um destes atletas combate no tatami, como se diz na gíria…”deixa ali a pele”…Eu quando estou cá fora acredito no seu valor e na sua capacidade de empenho e luta. Estão aqui os nossos futuros campeões pós-2024”

 

Fotos do Mundial

https://drive.google.com/drive/folders/1PEulWihLrCPaeOlB7g9C1Sfy7wFKWPho?usp=drive_link

Créditos – Miguel Galhardas /FPJ

Toda a informação atualizada pode ser consultada no site oficial da IJF.ORG.

    DOCUMENTOS RELACIONADOS