Portugal termina em 9º lugar no Campeonato da Europa de Cadetes por Equipas

Jun 25 2023

Portugal termina em 9º lugar no Campeonato da Europa de Cadetes por Equipas

A competição de Equipas Mistas do Campeonato da Europa de Cadetes – Odivelas 2023 cumpriu-se este domingo, 25 de junho, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, terminando com a consagração do Azerbaijão como Campeão da Europa. O evento terminou após 4 dias de combates entre os Melhores Jovens Judocas Europeus e, neste último dia, as suas respetivas Seleções.

Recordamos que durante esta manhã, realizaram-se as eliminatórias, com presença de Portugal, que entrou nesta prova representado por 10 JudocasBeatriz Almeida (-48 kg), Maria Silveira (-63 kg), Carlota Pina (-63 kg), Rosa Mané (+63 kg), Beatriz Rosa (+63 kg), Carlos Costa (-60 kg), Tiago Coutinho (-81 kg), Júnior Duarte (-81 kg), Romeu Guerreiro (+81 kg) e Danilo Storozhuk (+81 kg). Os Judocas lusos estrearam-se com um triunfo sobre a Grécia (4-2), mas cederam contra a França (1-4) e Lituânia (0-4) nos encontros seguintes, encerrando a participação em 9º lugar.

Antes do início do Bloco de Finais, realizou-se a Cerimónia de Encerramento, com a Entrega da Bandeira da União Europeia de Judo ao País anfitrião da próxima edição da competição. Com a presença do Presidente da União Europeia de Judo – László Tóth, do Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Sérgio Pina e do representante da Federação Búlgara de Judo, país que recebe a prova em 2024, na cidade de Samakov.

Esta tarde, realizaram-se os combates pelas Medalhas e pelo Título Europeu. As lutas pelo pódio opuseram a Turquia à Itália e os Países Baixos à Geórgia. Os turcos garantiram o Bronze ao baterem a seleção transalpina por 4-1. A segunda Medalha de Bronze foi conquistada pela Geórgia, após superar os neerlandeses por 4-2. A grande final foi disputada entre o Azerbaijão e França, com os azeris a conquistarem o Ouro e a sagrarem-se Campeões da Europa, após uma vitória renhida, por 4-3, sobre os gauleses.

Declarações

Diretora Desportiva da European Judo Union – Urska Zolnir Jugovar

“No geral, este Campeonato da Europa de Cadetes em Odivelas foi muito bem preparado e organizado. O único lado menos bom foi o calor, mas é algo que não podemos controlar e tudo o resto correu muito bem. Todo o staff e voluntários foram muito prestáveis e amigáveis. Fomos muito bem recebidos. Gosto de estar envolvida e de cooperar com os atletas, os treinadores, a Federação Nacional. Estou no Judo desde os 10 anos e é isto que gosto de fazer.”

 

Joana Ramos – Treinadora da Seleção Nacional de Cadetes

“Enquanto país anfitrião, queríamos apresentar uma equipa nesta competição. Temos um grupo jovem, com alguns elementos que garantem combates bem disputados e são favoritos. Devido às categorias de peso, tivemos de utilizar atletas mais leves em categorias mais pesadas e tentar gerir da melhor forma a equipa. Conseguimos um triunfo contra a Grécia, fazendo valer o coletivo, e marcar encontro com a França na ronda seguinte, que é uma seleção favorita. Batemo-nos bem, entrámos com a melhor equipa e tivemos combates muito disputados. Houve muito desgaste porque ninguém queria entregar o resultado e depois na repescagem, alguns elementos tiveram de dar o lugar aos suplentes. Todos os judocas deram tudo. Conseguimos um lugar honroso. Disse aos atletas que tinha muito orgulho deles e que esta competição era apenas o princípio de tudo, que tinham um longo caminho pela frente e para eles continuarem a treinar e a evoluir cada vez mais.”

 

NOTAS:

1) Fotografias: https://www.eju.net/gallery/gallery/272440/

2) Resultados: https://judotv.com/competitions/eju_cad_teams2023

    DOCUMENTOS RELACIONADOS