Novos Campeões Nacionais de Judo consagrados em Odivelas

Nov 11 2019

Novos Campeões Nacionais de Judo consagrados em Odivelas

O Pavilhão Multiusos de Odivelas recebeu, este sábado (9 novembro), o primeiro dia do Campeonato AS Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2019. Este dia inaugural contou com a presença de 82 Judocas, distribuídos pelas categorias -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas  e -73 kg, -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas.

A Elite Nacional presenteou o público de Odivelas com uma manhã recheada de grandes combates, despertando ainda mais o interesse no Bloco de Finais que decidiu os Novos Campeões Nacionais.

As 3 categorias femininas foram disputadas por 18 Atletas. Marta Loureiro (-63 kg), Bárbara Timo (-70 Kg) e Yahima Ramirez (+70 kg) venceram as finais e sagraram-se Campeãs Nacionais.

Na vertente masculina, com 5 categorias em discussão, estiveram 64 Judocas em ação. João Fernando (-73 Kg), Miguel Alves (-81 Kg), Tiago Rodrigues (-90 Kg), Diogo Brites (-100 Kg) e Vasco Rompão (+100 Kg) venceram os combates finais, subindo ao pódio como Campeões Nacionais.

Destaque para Bárbara Timo (-70 Kg), João Fernando (-73 Kg), Miguel Alves (-81 kg) e Tiago Rodrigues (-90 Kg) que conseguiram renovar os seus títulos.

Na sequência da aposta da FPJ no Judo Adaptado e Inclusivo, com o apoio do Principal Patrocinador  – Jogos Santa Casa (JSC), durante este sábado, realizou-se também a 2ª Edição do Campeonato Nacional Paralímpico.

A competição foi disputada em 3 categorias (-57 kg, -73 kg e -90 kg) por 9 Atletas. Margarida Mendes (-57 kg), Djibrilo Iafa (-73 kg) e Pedro Alves (+90 kg) sagraram-se Campeões Nacionais Paralímpicos nas respetivas categorias. Henrique Sousa (-60 kg), Tânia Sousa (+70 kg) e João Dores (+100 kg) também subiram ao pódio para receber o Título Nacional, apesar de não terem competido (falta de adversários).

 

Declarações:

Miguel Alves – Campeão Nacional -81 kg

“Fui tricampeão, que era o objetivo. A Final foi, sem dúvida, o combate mais difícil do dia. Primeiro porque tinha um adversário forte do meu clube, o João Martinho. Depois porque o combate estendeu-se até aos 4 minutos do Golden score, que é sempre desgastante. Foi uma prova dura, aliás todos os combates foram muito duros, tive adversários muito fortes. Uma das coisas mais difíceis de fazer no Judo, é ter um adversário que é um amigo, alguém com quem treino diariamente, passo férias e agora fazer uma final, foi muito difícil. Já estou a pensar na próxima semana, na Champions League aqui em Odivelas, defender o título de campeão do Sporting e no próximo ano fazer o máximo de competições possíveis para olhar para os Jogos Olímpicos de 2024.”

Yahima Ramirez – Campeã Nacional +70 kg

“Para mim é muito importante estar neste campeonato nacional, nos dois anteriores não pude estar. Tive de me esforçar para ser campeã, com adversárias muito fortes com quem tive 4 combates. Foram bons confrontos, com atletas que ainda estão em crescimento, mas fico muito satisfeita por estarem presentes adversárias já com grande postura e que permitiram bons combates. Não tenho dúvidas que o judo em Portugal está em franco crescimento e com grande qualidade. Neste momento estou na corrida para os Jogos, tenho estado a fazer vários Opens e estou na corrida para concretizar um sonho, todos temos um sonho e eu estou a lutar por ele. Tudo vai ser decidido na competição que se realizará na República Checa, até lá vou estar sempre a lutar por um lugar nos Jogos”.

Jerónimo Ferreira – Treinador da Seleção Nacional Paralímpica

“O balanço deste campeonato é muito positivo. Mesmo em relação à presença dos nossos atletas, a federação conseguiu a verdadeira inclusão ao permitir que os combates fossem em simultâneo – olímpicos e paralímpicos – nos vários tatamis, inclusive no bloco dos finais incluíram combates paralímpicos. Todos os atletas presentes são muito bons e estão a dar o máximo neste nacional, inclusivamente algumas pessoas que estão aqui na assistência, com quem falámos,  nem se aperceberam que eram atletas cegos ou de baixa visão. Todos os atletas estão a treinar muito bem, fazem treinos bi-diários, estão muito fortes e focados na corrida para Tóquio com muita garra. Além do Djibrilo e do Miguel, que já têm mais experiência internacional, temos jovens promessas como é o caso do Nuno Rocha do Porto, do Ruben Gonçalves da Lusófona e das 3  judocas presentes nesta competição  que estão a fazer o seu caminho e a evoluir.”

    DOCUMENTOS RELACIONADOS