O primeiro dia do Campeonato AS Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2018 cumpriu-se este sábado, dia 10 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Neste primeiro dia da “Prova Rainha” do calendário nacional de Judo, estiveram 78 Judocas nos tatamis, distribuídos pelas categorias -73 kg, -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas e -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas.
Depois de uma manhã recheada de grandes combates entre os Melhores Judocas Portugueses, os Blocos de Finais decidiram os novos Campeões Nacionais 2018.
Nas 3 categorias femininas competiram 16 Atletas. Ana Jorge (-63 kg), Bárbara Timo (-k0 Kg) e Filipa Sousa (+70 kg) venceram as finais e sagraram-se Campeãs Nacionais.
No masculino, foram disputadas 5 categorias por 62 judocas, coroando os novos Campeões: João Fernando (-73 Kg), Miguel Alves(-81 Kg), Tiago Rodrigues (-90 Kg), Pedro Silva (-100 Kg) e Diogo Silva (+100 Kg).
Destaque para Miguel Alves (-81 kg), Pedro Silva (-100 Kg) e Diogo Silva (+100 Kg) que conseguiram renovar os seus títulos.
Este sábado realizou-se pela primeira vez o Campeonato Nacional Paralímpico. A competição foi disputada em 3 categorias (-60 kg, -73 kg e +90 kg) por 10 Atletas. Sérgio Mendes (-60 kg), Djibrilo Iafa (-73 kg) e Aliu Baio (+90 kg) sagraram-se os primeiros Campeões Nacionais Paralímpicos nas respetivas categorias. Miguel Vieira (-66 kg), Margarida Mendes (-52 kg) e Tânia Sousa (+70 kg) também subiram ao pódio para receber o Título Nacional, apesar de não terem competido (falta de adversários).
Relembramos que estas competições surgem na sequência da aposta da FPJ no Judo Adaptado e Inclusivo, com o apoio doPrincipal Patrocinador – Jogos Santa Casa (JSC).
Este domingo, são disputadas as restantes categorias do Campeonato AS Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2018. A Federação Portuguesa de Judo estreia também uma nova competição, o Campeonato Nacional de Judo Adaptado Deficiência Intelectual – Síndrome de Down, inserida no mesmo âmbito do CN Paralímpico. O Campeonato Nacional de Absolutos realiza-se igualmente este domingo, decorrendo em simultâneo com as outras provas. Todos os combates têm início previsto para as 10h00.
Declarações
Jerónimo Ferreira – Treinador da Seleção Paralímpica
“Este Campeonato Nacional Paralímpico é um marco, vai ficar para a história por ser o primeiro da modalidade. Pela proximidade com o Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão, aproveitamos também esta competição para ultimar a preparação e corrigir pequenos pormenores. Dos 6 Atletas que integram a Seleção Paralímpica, 4 são da zona de Lisboa e 2 são do Norte. Fizemos estágios de preparação ao longo do ano com toda a equipa, penso que estamos prontos. Excetuando algumas nuances, o Judo para Cegos é igual ao Judo Olímpico.”
João Fernando – Campeão Nacional -73 kg
“Penso que fiz uma prova segura e controlada. Este era o meu objetivo e estou contente por tê-lo alcançado. Neste momento estou focado nas provas de equipa pelo Sporting. Para o ano queria medalhar nas provas internacionais e entrar na corrida pelos Jogos Olímpicos.”
Bárbara Timo – Campeã Nacional -70 kg
“Estou muito contente com esta vitória. Treinei muito para esta prova. Em tom de brincadeira, comentei que a forma como tenho estado a treinar, parece que é para ser Campeã Olímpica. Sabia que estava bem preparada pela forma como treinei no meu clube.”
Fotos pódio Campeonato AS Nacional Seniores “Jogos Santa Casa”