Novos Campeões coroados este Domingo – Campeonato AS Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2018, Campeonato Nacional de Absolutos e 1ª Edição do Campeonato Nacional de Judo Adaptado

Nov 11 2018

Novos Campeões coroados este Domingo – Campeonato AS Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2018, Campeonato Nacional de Absolutos e 1ª Edição do Campeonato Nacional de Judo Adaptado

Cumpriu-se este domingo o último dia do Campeonato AS Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2018. A competição realizou-se este fim-de-semana no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Com 52 Atletas nos tapetes, a “Prova Rainha” do Judo Nacional terminou com a coroação dos Novos Campeões das categorias -60 kg e -66 kg masculinas e -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas. A prova contou com a participação de 130 Judocas nos dois dias.

Nas 3 categorias femininas competiram 14 Atletas. Catarina Costa (-48 kg), Patrícia Matias (-52 kg) e Wilsa Gomes (-57 kg) venceram as finais e sagraram-se Campeãs Nacionais.

No masculino, foram disputadas 2 categorias por 38 Judocas, coroando como Campeões: João Abreu (-60 kg) e André Soares (-66 kg).

Destaque para João Abreu (-60 kg) e Wilsa Gomes (-57 Kg) que conseguiram renovar os seus títulos.

Despois do Campeonato Nacional Paralímpico deste sábado, a Federação Portuguesa de Judo estreou mais uma competição, oCampeonato Nacional de Judo Adaptado Deficiência Intelectual – Síndrome de Down, que teve a participação especial de Atletas com Paralisia Cerebral (PC). A competição foi disputada em 9 categorias (-63 kg e +63 kg femininos e -60 kg, -66 kg, -73 kg, 81 kg, +81 kg, -90 kg PC e +90 kg PC masculinos) por 23 Atletas. Patricia Fernandes (-63 kg), Susana Pereira (+63 kg), Paulo Vitor (-60 kg), Paulo Lino (-66 kg), Diogo Corte (-73 kg), André Vieira (-81 kg), Carlos Alves (+81 kg), João Félix (-90 kg PC) eJoão Gomes (+90 kg PC), sagraram-se os primeiros Campeões Nacionais de Judo Adaptado nas respetivas categorias.

Relembramos que estas competições surgem na sequência da aposta da FPJ no Judo Adaptado e Inclusivo, com o apoio do Principal Patrocinador  – Jogos Santa Casa (JSC).

Campeonato Nacional de Absolutos realizou-se igualmente este domingo, em simultâneo com as outras provas. No masculino, Bruno Silva foi o vencedor entre os 15 Atletas participantes. Rochele Nunes venceu no feminino, depois de se sobrepor à sua colega do Benfica, Adynsangela Moniz.

Declarações

Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo

“Todas as provas deste fim de semana correram muito bem, especialmente a competição nacional dos atletas cegos e baixa visão e a dos atletas com Síndrome de Down. Este ano os atletas cegos e baixa visão integraram todos os estágios que organizámos com os judocas ditos normais. É uma boa forma de sensibilizar todos os que estão ligados à modalidade. Foi muito bom para todos podermos ver que afinal o Judo é possível ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da sua limitação física. A Família do Judo ficou mais forte com esta competição. Por outro lado, em relação à nossa Seleção Nacional, foi também uma boa preparação para o Campeonato do Mundo que se realiza já na próxima semana.”

Catarina Costa – Campeã Nacional -48 kg

“Este é o meu primeiro título nacional, por isso tem um sabor especial. A minha adversária era muito dificil, tive de entrar muito concentrada e fazer combates fortes para conseguir vencer. Agora tenho um mês para me preparar para o Masters, vamos ver como corre. Quero tentar integrar o grupo das 16 primeiras. Esta prova foi uma boa preparação. Estou a tentar fazer o meu melhor, quero chegar longe na prova.”

João Abreu – Campeão Nacional -60 kg

“Este ano foi muito complicado para mim. Fiz a opção de fazer o circuito internacional e não correu bem. Não consegui adaptar-me ao sistema internacional. A maneira de estar na competição, de encarar o adversário, a forma como combatem, como fazem uma luta taco a taco, um pequeno deslize pode levar a perder o combate. Esta vitória nacional dá-me ânimo para continuar a trabalhar. Agora vou descansar um pouco da competição e com a aprendizagem que tive, vou tentar melhorar para dar o salto e para o ano estarei novamente a competir.”

Abel Louro – Treinador de Judo Adaptado – Escola de Judo Ana Hormigo

“A nível nacional já se fazem Opens ligados às Pessoas com Deficiência, mas esta competição é uma aposta da Federação nesta vertente. É importante para estes jovens porque sentem que têm um lugar na modalidade e no desporto em geral. Ao nível do treino, claro que estas pessoas têm limitações e temos de adaptar o ensino do Judo com palavras e indicações mais simples e concretas. Nota-se uma grande evolução nestes jovens com a prática da modalidade. Todos aqueles que passaram por nós mudaram. Houve melhorias nas relações interpessoais, a nível físico com a perda de peso, no controlo da ansiedade e da raiva, entre outros fatores. Estes Judocas enchem-nos de alegria tanto nos treinos como nas competições.”

Fotos Pódios CN Judo Adpatado – Síndrome de Down

Fotos Pódios 2º dia CN AS Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa”

Fotos Pódios CN Absolutos

 

DOCUMENTOS RELACIONADOS