Maria Silveira sagra-se Campeã da Europa e Rodrigo Janeiro é Vice-Campeão

Jun 23 2023

Maria Silveira sagra-se Campeã da Europa e Rodrigo Janeiro é Vice-Campeão

Maria Silveira sagrou-se Campeã Europeia de Cadetes (Medalha de Ouro) e Rodrigo Janeiro conquistou a Medalha de Prata (Vice-campeão) no segundo dia do Campeonato da Europa de Cadetes – Odivelas 2023, que se cumpriu esta sexta-feira, 23 de junho, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Os Melhores Jovens Judocas Europeus encontram-se até este domingo, 25 de junho, em Portugal para discutir os  títulos continentais do escalão. No total, estão presentes 404 Atletas (189 Femininos e 215 Masculinos) de 40 Países.

Num dia dedicado às categorias -52 kg, -57 kg e -63 kg femininas e -66 kg e -73 kg masculinas, estiveram 8 Portugueses em ação durante as eliminatórias desta manhã, com 2 Judocas Lusos a alcançar o Bloco de Finais:

Maria Silveira (-57 kg, 3ª do ranking mundial de cadetes) estreou-se na segunda ronda, onde derrotou a neerlandesa Fleur Sinnema, pontuando dois ‘wazaris’. Nos quartos-de-final, enfrentou a eslovena Jevgenija Gajic (21ª), voltando a dominar o combate e a pontuar dois ‘wazaris’. Garantiu a presença na final ao ultrapassar a polaca Emilia Bielawska (10ª), por ‘ippon’, na semifinal. Disputou o título continental com a nº6 do ranking,  Odalis Santiago-Santana, da Alemanha. A jovem lusa adiantou-se no marcador ao pontuar ‘wazari’ e conseguiu gerir a vantagem até ao fim do tempo regular. Maria Silveira conquista assim a Medalha de Ouro e sagra-se Campeã Europeia de Cadetes.

Na categoria -66 kg, Rodrigo Janeiro (7º do ranking mundial de cadetes) começou a sua prestação com um triunfo sobre o espanhol Hugo Quereda Yurice, pontuando ‘wazari’ e gerindo a vantagem até ao final do tempo regular. Somou a segunda vitória na ronda seguinte, contra o búlgaro Kristian Genov (8º), pontuando dois ‘wazaris’. Encontrou o alemão Ramzan Baliev nos quartos-de-final e superou o germânico por ‘ippon’. Na semifinal, teve a oposição do georgiano Giorgi Dularidze (10º), mas o jovem luso voltou a superiorizar-se e a pontuar ‘ippon’. Na luta pelo Ouro, teve pela frente o nº1 do ranking, Abil Yusubov. O confronto revelou-se equilibrado, mas o azeri pontuou ‘wazari’ e aguentou a vantagem até ao final. Com este resultado, Rodrigo Janeiro conquista a Medalha de Prata e sagra-se Vice-campeão Europeu de Cadetes.

    DOCUMENTOS RELACIONADOS