Jorge Fonseca em 5.º lugar no World Masters Doha 2021

Jan 13 2021

Jorge Fonseca em 5.º lugar no World Masters Doha 2021

Jorge Fonseca garantiu o quinto lugar no World Masters Qatar 2021, na categoria de -100kg, competição que hoje, quarta-feira, 13 de janeiro, terminou após três dias de combates entre a elite mundial do judo. Doha recebeu os 36 melhores judocas de cada categoria, num total de 398 atletas (215 Masculinos e 183 Femininas) em representação de 39 Países. Ainda hoje, Rochele Nunes cedeu frente a atual campeã africana Hortence Mballa Atangana.

Portugal terminou o World Masters Doha 2021 com três quintos lugares por Jorge Fonseca (-100kg), Telma Monteiro (-57kg) e Catarina Costa (-48kg) o que abre excelentes perspetivas para a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.

O campeão mundial Jorge Fonseca (-100 kg), atual n.º3 do ranking mundial, estreou-se na segunda eliminatória, onde eliminou o croata Zlatko Kumric (34.º no ranking) com um ‘ippon’ em 42 segundos.

Nos quartos-de-final foi surpreendido pelo jovem holandês Simeon Catharina (campeão mundial de cadetes em 2015 e vice-campeão mundial de Juniores em 2018), 29.º do ranking mundial, que alcançou o ‘ippon’ no último minuto do combate, numa altura em que se encontrava empatado a um ‘wazari’ para cada lado.

O judoca português regressou às vitórias na repescagem, assegurando o lugar no Bloco de Finais, após eliminar o atual campeão pan-americano Shady Elnahas (n.º7 do ranking), por ‘ippon’.

Após um combate espetacular com mais de 7 minutos, na luta pelo bronze, perante o Campeão Europeu e n.º1 do ranking mundial, Peter Paltchik, de Israel, Jorge Fonseca viu o terceiro ‘shido’ (penalização), terminando num honroso 5.º lugar.

Na categoria +78 kg, Rochele Nunes, que ocupa o 11.º lugar do ranking mundial, não conseguiu ultrapassar a atual campeã africana Hortence Mballa Atangana (14.ª do ranking mundial) na primeira eliminatória, com o ‘wazari’ pontuado pela camaronesa a prevalecer até ao final dos 4 minutos do combate.

Presidente Jorge Fernandes em balanço do World Masters Doha 2021:

“Estamos muito satisfeitos com os resultados dos nossos atletas em Doha. Três quintos lugares é muito bom. Claro que ambicionamos sempre mais e os nossos judocas lutam sempre por medalhas. Esta competição foi muito importante para avaliarmos o trabalho que temos desenvolvido. É um evento de grande nível, com 2 e 3 judocas por pais, o que a torna muito competitiva, ao nível dos jogos olímpicos, que terá apenas um representante por país. Após Doha mantemos a nossa ambição de apresentarmos 3 a 4 judocas a lutar por medalhas. Teremos agora a possibilidade para afinar a ‘máquina’. Em Tóquio estaremos a competir sem medo e sem pressão com os melhores do mundo. Estamos a treinar para isso. Temos agora cinco a seis meses para melhorar, com respeito e a consciência plena de que os nossos adversários também treinam com ambição. A verdade é que não trouxemos três medalhas de Doha, mas os quintos lugares conquistados por Jorge Fonseca, Catarina Costa e Telma Monteiro correspondem a três medalhas de bronze porque perderem por pequenos pormenores. Estamos, inclusive, a ponderar fazer uma exposição escrita à Federação internacional manifestando a nossa preocupação e tristeza por demasiados erros, castigos e falta de rigor na arbitragem sobre os nossos judocas, numa clara dualidade de critérios que nos prejudicam. Isso aconteceu no Europeu de Praga, dia 19 de dezembro, com Telma Monteiro e voltou a acontecer hoje com Jorge Fonseca. Mas sentimos que acontece também com outros nossos atletas, mas que passa mais despercebido. Não podemos deixar que os nossos atletas sejam prejudicados.”

Recordamos que no primeiro dia do evento, Portugal contou com duas Judocas, Catarina Costa (-48kg) e Telma Monteiro (-57kg), a lutar pelo bronze, mas ambas cederam no derradeiro confronto, perante a campeã mundial -48 kg Daria Bilodid e a n.º5 mundial Nora Gjakova, respetivamente, terminando num honroso 5.º lugar.

A seleção nacional portuguesa esteve presente no evento com 7 Judocas (5 Femininas e 2 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que foram acompanhados pelos treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares e pelo fisioterapeuta Eduardo Pedro.

Atualizado às 18h19 de 13/01/2021.

Mais informação em https://live.ijf.org/

:::

    DOCUMENTOS RELACIONADOS