Jorge Fonseca e Rochele Nunes conquistam Bronze no Campeonato da Europa

Nov 22 2020

Jorge Fonseca e Rochele Nunes conquistam Bronze no Campeonato da Europa

Campeonato da Europa de Judo 2020 terminou este sábado, 21 de novembro, após 3 dias de combates entre os melhores judocas europeus. Praga foi a cidade anfitriã da prova mais importante do Calendário da European Judo Union (EJU), que reuniu 345 Atletas (209 Masculinos e 136 Femininas) em representação de 40 Países.

Neste último dia da competição, estiveram 3 Judocas Portugueses em ação:

Campeão do Mundo Jorge Fonseca (-100 kg) começou a sua prestação com uma vitória por ‘ippon’ sobre o estónio Grigori Minaskin (23º do ranking mundial). Somou o segundo triunfo na ronda seguinte, eliminando o jovem croata Marko Kumric por ‘wazari’. Nos quartos-de-final, o Atleta Luso cedeu por ‘wazari’ perante o azeri Zelym Kotsoiev, 12º classificado do ranking mundial. O olímpico português assegurou um lugar no bloco de finais ao superar o jovem turco Mert Sismanlar por ‘ippon’. O seu último e derradeiro combate, contra o nº5 mundial Varlam Liparteliani, revelou-se equilibrado, estendendo-se até ao período de ‘ponto de ouro’, onde o georgiano somou o terceiro ‘shido’. Com este resultado, Jorge Fonseca conquista a Medalha de Bronze. A sua 1ª medalha em Campeonatos da Europa de Seniores.

Na categoria +78 kg, Rochele Nunes não conseguiu ultrapassar a ucraniana Yelyzaveta Kalanina, nº 13 do ranking mundial, no seu combate inaugural. A portuguesa redimiu-se na repescagem, onde eliminou a servia Milica Zabic por ‘ippon’. No Bloco de Finais, Rochele Nunes alcançou a Medalha de Bronze após um encontro com a bósnia Larisa Ceric (nº8 do ranking mundial), que somou o terceiro ‘shido’ a cerca de um minuto do fim do confronto.

Yahima Ramirez (-78 kg) não conseguiu superar a nº13 mundial, Loriana Kuka, do Kosovo, no seu primeiro combate, terminando a sua prestação.

Recordamos que no primeiro dia da prova, Telma Monteiro conquistou a Medalha de Prata, e na sexta-feira, Joana Crisóstomo terminou em 7º lugar na sua estreia em Campeonatos da Europa de Seniores.

Com estes resultados, Portugal ocupou a 11ª posição no ‘medalheiro’ entre as 40 nações presentes na prova, havendo apenas 5 seleções a superar a portuguesa em número de medalhas.

Comitiva Nacional presente no evento foi composta por 16 Judocas (9 Femininas e 7 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Raquel Brito (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), João Fernando (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Martinho (-81 kg), e Jorge Fonseca (-100 kg), que foram acompanhados pelos treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares e pela fisioterapeuta Rita Fernandes.

Nota:

Fotografias: https://www.eju.net/gallery/european-judo-championships-3/183367/

    DOCUMENTOS RELACIONADOS