Jorge Fonseca de Ouro e Portugal termina com 4 medalhas o GP Portugal 2022

Jan 30 2022

Jorge Fonseca de Ouro e Portugal termina com 4 medalhas o GP Portugal 2022

Jorge Fonseca conquistou a Medalha de Ouro no último dia do Grand Prix Portugal 2022. Portugal termina a competição com 4 Medalhas conquistadas, garantindo o 3º lugar no ranking dos países presentes. O evento terminou este domingo, 30 de janeiro, após 3 dias de combates entre os Melhores Judocas do Mundo nos tatamis do Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada.

O terceiro dia de combates contou com a presença de 81 Atletas, divididos pelas categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinasJorge Fonseca conseguiu destacar-se durante as eliminatórias desta manhã, sendo o único Judoca Luso, entre os 6 que estiveram em ação, a garantir a presença no Bloco de Finais:

Na categoria -100 kg, o Bicampeão Mundial Português somou três vitórias em três combates, sempre por ‘ippon’, no seu caminho até à final, ultrapassando o mongol Khangal Odbaatar, o georgiano Giorgi Beriashvili e o norte-americano L.A. Smith III.

Na luta pelo lugar mais alto do pódio, Jorge Fonseca enfrentou o suíço Daniel Eich (jovem promessa helvética que venceu Bronze no Europeu de Juniores). O combate revelou-se de sentido único, com o Judoca Luso a tentar várias projeções em busca do ‘ippon’, que chegou aos 43 segundos. Com este resultado, Jorge Fonseca conquista a Medalha de Ouro do Grand Prix Portugal 2022.

Recordamos que nas eliminatórias desta manhã, Patrícia Sampaio (-78 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários. Miguel Rato (-90 kg) e Carolina Paiva (-78 kg) acusaram positivo no teste de covid-19 e não compareceram.

Coletivamente, a Coreia do Sul terminou no 1º lugar do ranking com 4 Medalhas de Ouro, 1 de Prata e 4 de Bronze conquistadas. Os Países Baixos fecharam a participação na 2ª posição com 2 Ouros, 1 Prata e 1 Bronze. Portugal fecha o pódio, ocupando o 3º lugar entre os 41 Países presentes, com 2 Medalhas de Ouro e 2 de Bronze.

Além de Jorge Fonseca, Hyunji Yoon (-78 kg) e Hayun Kim (+78 kg) da Coreia do Sul, Jesper Smink (-90 kg) dos Países Baixos e Minjong Kim (+100 kg) da Coreia do Sul conquistaram as últimas Medalhas de Ouro da prova.

Medalheiro e Resultados em: http://www.ippon.org/gp_por2022.php

O evento que marcou a estreia de Portugal, enquanto país anfitrião, no Circuito Mundial de Judo, contou com 301 Atletas (122 Femininos e 179 Masculinos) de 41 PaísesPortugal foi representado por 34 Atletas (15 Femininas e 19 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Raquel Brito (-48 kg), Inês Ribeiro (-48 kg), Denisa Grecu (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Maria Siderot (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Mariana Esteves (-57 kg), Maria Rosário (-57 kg), Margarida Brás (-63 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Carolina Paiva (-78 kg) no feminino e Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg), Bruno Bento (-60 kg), Bernardo Tralhão (-66 kg), Bruno Barros (-66 kg), Gonçalo Oliveira (-66 kg), Kainan Pires (-66 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), João Fernando (-81 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg) Eduardo Silva (-81 kg), Bruno Silva (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Miguel Rato (-90 kg), Jorge Fonseca (-100 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg) no masculino, que foram acompanhados pelos Treinadores Ana HormigoPedro SoaresMarco MoraisJoana RamosAntónio Saraiva e Jerónimo Ferreira.

Declarações

Jorge Fonseca – Medalha de Ouro

“Não tenho palavras para descrever este momento. Consegui fazer tudo o que planeei, combate a combate. Trabalhei muito para esta prova e para este resultado. Depois de no Campeonato da Europa em Lisboa não ter corrido tão bem, hoje foi tudo como planeei. Esta prova tem um peso especial. É uma grande competição em Portugal. É o Judo Nacional a crescer. Muitas pessoas só me viram lutar na televisão e hoje tiveram a oportunidade de me ver ao mais alto nível. Entrei na prova com aquele ‘feeling’ e com o público a puxar por mim, dei tudo o que tinha para dar uma alegria e felicidade aos portugueses que me apoiaram. Comecei o ano em grande e espero muitos ouros.”

 

Pedro Soares – Treinador da Seleção Nacional

“A vitória do Jorge tem um sabor muito especial por ser um feito histórico ao ser conquistada no primeiro Grand Prix que Portugal organiza. Ser o país anfitrião de um evento desta dimensão já é histórico e com as Medalhas que conquistámos, ainda mais histórico se torna. O talento do Jorge e a nossa estratégia levaram a esta conquista, apesar de não estarmos preparados para vencer, fruto da longa paragem que o Jorge teve.”

 

Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo

“O balanço é muito positivo. Não precisávamos de vencer 4 medalhas para o balanço ser positivo. Só todo o cenário que assistimos aqui no pavilhão já seria suficiente, mas claro que estas medalhas tornam tudo mais especial. Tinha previsto 2 a 4 medalhas e fiquei feliz com a nossa prestação. Não nos podemos esquecer que a Seleção estava um pouco desfalcada, sem a Rochele Nunes e a Bárbara Timo, e que alguns dos nossos atletas não estão nas melhores condições nesta fase da época. O público foi fantástico. Avisaram-nos que iam fechar o pavilhão pois não podia entrar mais gente. É um bom sinal porque não podemos enviar convites nem divulgar muito a prova devido às restrições impostas.”

 

NOTAS:

1) Fotografias: https://www.ijf.org/competition/2281/photos

3) Resultados e mais informação: https://live.ijf.org/gp_por2022

    DOCUMENTOS RELACIONADOS