Jorge Fonseca conquistou a 1ª Medalha Olímpica para Portugal

Jul 29 2021

Jorge Fonseca conquistou a 1ª Medalha Olímpica para Portugal

Jorge Fonseca conquistou a Medalha de Bronze no sexto dia da competição de Judo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 cumpriu-se esta quinta-feira, 29 de julho. O emblemático Nippon Budokan da capital japonesa recebe 393 Judocas (192 Femininas e 201 Masculinos), em representação de 128 Países, até esta sexta-feira, 30 de julho.

O penúltimo dia da competição individual envolveu os judocas das categorias -78 kg feminina e -100 kg masculina, incluindo 2 Atletas Portugueses:

O Bicampeão Mundial Jorge Fonseca (-100 kg) começou a sua prestação na segunda ronda, onde encontrou o Campeão Europeu Toma Nikiforov (que tinha afastado o brasileiro Rafael Buzacarini na primeira eliminatória), da Bélgica. O português precisou apenas de 17 segundos para alcançar o ‘ippon’ e eliminar o nº16 do ranking mundial. Nos quartos-de-final encontrou o russo Niiaz Iliasov, com quem disputou a final do mundial em 2019 e o afastou do europeu de Lisboa em abril, verificando-se uma vitória para cada um no confronto direto. Tal como nas ocasiões anteriores, o combate foi equilibrado. Após cerca de 4 minutos de ‘golden score’ (8 no total), foi o Bicampeão Mundial a pontuar por ‘wazari’, avançando na competição. Discutiu o acesso à final com o nº6 do ranking, Guham Cho (Campeão Mundial em 2018). O português ficou visivelmente condicionado no início do encontro, com queixas na mão esquerda, que mais tarde revelou serem cãibras. Ainda assim, tentou vários ataques, mas sem conseguir pontuar. A 18 segundos do fim, o sul-coreano conseguiu projetar o atleta luso e alcançou um ‘wazari’, vantagem que conseguiu defender até ao final (penalizado com 2 ‘shidos’ nos últimos segundos). Na luta pela Medalha Olímpica enfrentou o nº8 do ranking mundial Shady Elnahas do Canadá. Após um combate equilibrado, foi o português que conseguiu adiantar-se no marcador ao projetar o canadiano e pontuar um ‘wazari’. Com cerca de um minuto por disputar, Jorge Fonseca conseguiu gerir a vantagem e conquistou a Medalha de Bronze dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Jorge Fonseca consegue repetir o feito de Telma Monteiro (Rio 2016) e Nuno Delgado (Sidney 2000), somando a terceira medalha olímpica do Judo Português. Em entrevista à RTP, logo após a conquista, o português admitiu que “é saboroso, mas queria mais. Trabalhei bastante para o Ouro, mas consegui o Bronze. Queria tanto ganhar esta medalha que estava muito nervoso e aflito, não sabia o que fazer. Estava desesperado! O meu treinador (Pedro Soares) disse que ainda não tinha ganho nada e que tinha que ir buscar o Bronze. Fez-me acreditar que era possível, motivou-me muito”. “Agora vou trabalhar para mais. Tenho três anos para me preparar e quero conquistar o ouro em Paris. Sou Bicampeão do mundo e o meu lugar é o ouro. É para isso que trabalho todos os dias. Quero ser o melhor de todos os tempos do desporto nacional”, concluiu o recém Medalhado Olímpico.

Patrícia Sampaio (-78 kg) fez a sua estreia olímpica perante Karen Leon (33ª) na primeira eliminatória, triunfando sobre a venezuelana por ‘ippon’. Nos oitavos-de-final encontrou a Campeã Mundial e nº3 do ranking, Anna-Maria Wagner. Apesar do esforço, a jovem portuguesa não conseguiu contrariar o ‘ippon’ da alemã, cedendo após mais de 2 minutos de combate. Com este resultado, Patrícia Sampaio termina num honroso 9º lugar.

Até esta quinta-feira, a melhor classificação portuguesa na prova tinha sido obtida por Catarina Costa, com o 5º lugar e respetivo Diploma Olímpico, alcançados no primeiro dia do evento.

Seleção Olímpica Portuguesa está presente em Tóquio com 8 Judocas (6 Femininas e 2 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 Kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

Esta sexta-feira, 30 de julho, a competição individual termina com as categorias mais pesadas, nomeadamente, +78 kg feminina e +100 kg masculina. Rochele Nunes (+78 kg) encerra a participação portuguesa na prova, estreando-se na primeira ronda contra a porto-riquenha Melissa Mojica (23ª). Os combates começam às 03h00 (Portugal Continental).

 

Fotografias: https://www.eju.net/event/olympic-games-4/201639/

    DOCUMENTOS RELACIONADOS