Jorge Fonseca conquista Medalha de Prata e Yahima Ramirez de Bronze – Grand Prix Zagreb 2017

Out 1 2017

Jorge Fonseca conquista Medalha de Prata e Yahima Ramirez de Bronze – Grand Prix Zagreb 2017

Chegou ao fim o Grand Prix Zagreb 2017, que decorreu de 29 de setembro até este domingo, dia 1 de outubro, no Sports Hall ‘Dom Sportova’ da capital croata. Neste último dia, Portugal voltou a estar em destaque com as prestações de Jorge Fonseca e Yahima Ramirez.

Jorge Fonseca (-100 kg) estreou-se a vencer contra o brasileiro Leonardo Gonçalves, somando 4 ’waza-ari’ antes do ‘ippon’ final. Na ronda seguinte teve pela frente o Vice-Campeão Olímpico e Mundial – Varlam Liparteliani, da Geórgia. O confronto foi bastante equilibrado e apenas decidido em ‘ponto de ouro’, com um ‘waza-ari’ a favor do Judoca Luso. Na semifinal mostrou a sua superioridade contra o italiano Giuliano Loporchio, ao somar 3 ‘waza-ari’ e 1 ‘ippon’ em apenas 1 minuto e 41 segundos de combate. Na grande final da prova contra o húngaro Miklos Cirjenics ganhou vantagem com um ‘waza-ari’, mas sofreu um ‘ippon’ pouco tempo depois. Com este resultado, Jorge Fonseca conquista a Medalha de Prata.

Yahima Ramirez (-78 kg) venceu a sua primeira adversária – Karen Leon, da Venezuela (nº31 do ranking mundial) por ‘ippon’. Na semifinal não conseguiu superar a Campeã Asiática, Shori Hamada, do Japão, sofrendo um ‘ippon’ aos 35 segundos do combate. O seu último e derradeiro combate, contra a italiana Valeria Ferrari, revelou-se bastante equilibrado, mas já em período de ‘ponto de ouro’, a Atleta Lusa aproveitou a investida da adversária para contra-atacar e somar um ‘waza-ari’ que lhe valeu a vitória e a Medalha de Bronze.

Recordamos que Sergiu Oleinic conquistou a Medalha de Prata no primeiro dia da competição, enquanto Maria Siderot e João Crisóstomo terminaram a sua prestação num honroso 5º lugar.

Zagreb recebeu cerca de 294 Atletas (185 masculinos e 109 femininas), em representação de 47 países.

Portugal esteve presente com 12 JudocasJoana Diogo (-48 kg), Maria Siderot(-48 kg), Mariana Esteves (-52 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Gonçalo Mansinho(-60 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Luís Carmo (-73 kg),Nuno Saraiva (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Martinho (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).

A Comitiva Portuguesa regressa a Lisboa esta segunda-feira (voo OS 8153 Viena-Lisboa) por volta das 20h55.

DOCUMENTOS RELACIONADOS