Terminou este domingo o Grand Prix de Agadir 2018, com 4 Judocas Lusos e mais uma Medalha para as cores nacionais. A prova decorreu desde sexta-feira, dia 9 de março, no Sports Hall Al Inbiaat, em Marrocos.
Ao longo dos 3 dias de competição, os tatamis marroquinos receberam 237 Atletas (138 masculinos e 99 femininas) em representação de 38 Países.
Jorge Fonseca (-100 kg) foi o Atleta Português em maior destaque neste último dia de combates. O Judoca do Sporting Clube de Portugal começou por eliminar o romeno Daniel Matei por ippon (numa altura em que Fonseca se encontrava em vantagem por wazari, o adversário viu o 3º shido – penalização – que sentenciou a vitória do português). Nos quartos-de-final superiorizou-se ao alemão Daniel Herbst, somando novamente um wazari, antes do ippon final. A semifinal foi marcada pelo domínio luso, com o confronto contra o suíço Patrik Moser a terminar em 1 minuto e 10 segundos, após wazari e ippon. Cedeu apenas na final da prova, perante o Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo 2017 e nº5 Mundial – Kirill Denisov, por ippon, após uma iniciativa do português, contra-atacada pelo russo. Com este resultado, Jorge Fonseca conquista a Medalha de Prata.
Na categoria -78 kg, Yahima Ramirez começou a prova nos quartos-de-final, mas não conseguiu ultrapassar a alemã Maike Ziech, somando 3 shidos que lhe valeram a derrota. Na repescagem, foi superada pela francesa Julie Pierret, por ippon. Com este resultado, Yahima Ramirez termina no honroso 7º lugar.
Tiago Rodrigues e João Martinho, ambos da categoria -90 kg, não conseguiram vencer os dois primeiros adversários (o ucraniano Quedjau Nhabali e o sérvio Nemanja Majdov, respetivamente).
Recordamos que nos dois primeiros dias, Portugal uma Medalha de Prata por intermédio de Catarina Costa (-48 kg) e duas de Bronze, vencidas por Gonçalo Mansinho (-60 kg) e Anri Egutidze (-81 kg). Destaque ainda para o 5º lugar de Sergiu Oleinic.
Portugal esteve presente com 12 Judocas: Catarina Costa (-48 kg), Lorrayna Costa (-48 kg), Mariana Esteves (-52 kg) eYahima Ramirez (-78 kg) no feminino e Gonçalo Mansinho (-60 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), Nuno Saraiva (-73 kg),Antoine Massart (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), Tiago Rodrigues (-90 kg), João Martinho (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) no masculino.
Com estes resultados (duas Medalhas de Prata, duas Medalhas de Bronze, um quinto lugar e duas sétimas posições), Portugal fecha o Top-10 dos países presentes em Marrocos.