João Fernando encerra a participação lusa no Grand Slam de Tashkent

Mar 6 2021

João Fernando encerra a participação lusa no Grand Slam de Tashkent

João Fernando foi o último judoca português a competir no Grand Slam de Tashkent, ao encerrar a sua participação com uma vitória e uma derrota. Relembramos que Maria Siderot, foi a melhor portuguesa nesta competição, ao alcançar o 7º lugar na categoria de -48kg. 

João Fernando, atleta da categoria de -73kg, foi o único judoca português neste segundo dia de competição. Começou o seu percurso  da melhor forma, ao vencer o atleta Moldavo Petru Pelivan, combate este que apenas foi decidido no golden score, com João Fernando a marcar wazari.

Após esta vitória encontrou o atleta mongol Tsogtbaatar Tsend-Ochir, atual 20º posto do ranking mundial. João Fernando entrou bem no combate, contudo no último minuto acabou por ser projetado por vantagem máxima, ippon, tendo a vitória sorrido ao seu adversário, este que acabaria por vencer a competição.

 

Em declarações Marco Morais, treinador que acompanhou os atletas em prova refere que esta é uma competição de grande nível com a presença de vários atletas de topo mundial, acrescentando ainda que “A nossa seleção apesar de heterogénea na experiência sai desta prova descontente com os resultados, mas consciente do dever cumprido, houve entrega e empenho nos combates disputados. Estamos a lutar por um apuramento olímpico, mas também a preparar o europeu de Lisboa, e a olhar Paris 2024. identificamos os erros que cometemos nos combates também vimos o que de positivo foi feito e iremos nestes próximos estágios trabalhar sobre essas situações de forma a melhorá-los e dessa forma continuarmos a evoluir e preparar a nossa próxima competição. Estamos confiantes no trabalho que temos vindo a realizar”

Amanhã, domingo, será o último dia de competição, onde serão disputadas as categorias de femininos (-78 kg e +78 kg) e masculinos (-90 kg, -100 kg e +100kg), Portugal não se fará representar por nenhum atleta neste último dia de competição. A competição inicia-se às 09h30 locais (04h30 em Portugal Continental) e pode acompanhar em direto em live.ijf.org

    DOCUMENTOS RELACIONADOS