Joana Ramos e João Crisóstomo em 9º lugar

Ago 31 2017

Joana Ramos e João Crisóstomo em 9º lugar

O segundo dia do Campeonato do Mundo de Judo – Budapeste 2017 cumpriu-se esta terça-feira, com a presença de 4 judocas lusos: Joana Ramos, Leandra Freitas, Sergiu Oleinic e João Crisóstomo. A maior competição internacional de judo, decorre até dia 2 de setembro na capital húngara.

Budapeste recebe 731 Atletas em representação de 126 Países. Portugal marca presença com 15 Atletas – Maria Siderot, Joana Diogo, Leandra Freitas, Joana Ramos, Telma Monteiro, Yahima Ramirez, Gonçalo Mansinho, Sergiu Oleinic, João Crisóstomo, Nuno Saraiva, Jorge Fernandes, Anri Egutidze, João Martinho, Célio Dias e Jorge Fonseca – que vão competir entre os Melhores Judocas do Mundo, numa comitiva composta ainda pelos Treinadores Go Tsunoda e Ana Hormigo, e pelo Diretor do Alto Rendimento e Seleções Nacionais – Prof. Luís Monteiro.

O segundo dia foi disputado pelos atletas das categorias -52 kg feminina e -66 kg masculina.

Joana Ramos alcançou a primeira vitória na competição contra a britânica Kelly Edwards, que somou o 3º ‘shido’ (penalização), resultando na vitória da portuguesa. Após um combate equilibrado que se estendeu até período de ponto de ouro, Joana Ramos derrotou a chinesa Xin Wang, nº35 mundial, por ‘ippon’. Cedeu na ronda seguinte perante a 8ª classificada do ranking mundial, Amandine Buchard. A francesa conseguiu pontuar um ‘waza-ari’ e defendeu o resultado até ao final dos 4 minutos regulamentares para sair vitoriosa. Com este resultado, a judoca lusa termina na 9ª posição.

João Crisóstomo também teve uma estreia vitoriosa, superando o lituano Kestutis Vitkauskas com um ‘waza-ari’ marcado em período de ‘ponto de ouro’. Voltou a somar uma vitória na ronda seguinte, novamente em ‘ponto de ouro’, mas desta feita por ‘ippon’ contra o mexicano Nabor Castillo.

O jovem português encontrou o nº4 do ranking mundial, Hifumi Abe, na 3ª ronda. O japonês conseguiu superiorizar-se a João Crisóstomo, pontuando 3 ‘waza-ari’. Ainda assim, o jovem luso que ocupa atualmente o 152º lugar do ranking mundial, obteve o 9º lugar neste Campeonato do Mundo.

Leandra Freitas estreou-se na prova com uma vitória por ‘ippon’ aos 51 segundos de combate contra a neozelandesa Justine Bishop. No confronto seguinte, teve pela frente a nº16 mundial, Natsumi Tsunoda. Apesar da combatividade demonstrada, a judoca lusa não conseguiu evitar o ‘ippon’ da japonesa, que a afastou da competição.

Sergiu Oleinic ficou isento na primeira ronda, mas foi afastado na fase seguinte perante o espanhol Alberto Gaitero Martin, que pontuou um ‘waza-ari’, resultado que se revelou suficiente para eliminar o atleta português.

Recordamos que no primeiro dia, Joana Diogo (-48 kg) e Gonçalo Mansinho (-60 kg) alcançaram um honroso 9º lugar.

Esta quarta-feira. os tatamis húngaros recebem Telma Monteiro (-57 kg), Nuno Saraiva e Jorge Fernandes, ambos da categoria -73 kg. Os combates têm início às 10h00 (9h00 em Lisboa).

DOCUMENTOS RELACIONADOS

PRESS RELEASE RELACIONADOS