Joana Diogo inicia qualificação olímpica com 5º lugar no Grand Slam de Ulaanbaatar

Jun 29 2022

Joana Diogo inicia qualificação olímpica com 5º lugar no Grand Slam de Ulaanbaatar

O primeiro dia do Grand Slam Ulaanbaatar 2022 cumpriu-se esta sexta-feira, 24 de junho. A capital mongol, que recebe um Grand Slam pela primeira vez, reúne 255 Atletas (100 Femininas e 155 Masculinos) em representação de 30 Países, até este domingo, dia 26 de junho.

No dia inaugural da prova que marca o início do período de qualificação olímpica para Paris 2024, Portugal foi representado por 3 Judocas:

Joana Diogo (-52 kg) começou a sua prestação com uma vitória por submissão (‘ippon’) sobre Sayara Rozyyeva (167ª) do Turquemenistão, após um minuto e dez segundos da primeira eliminatória. Nos quartos-de-final, encontrou a mongol Khorloodoi Bishrelt, 10ª do ranking mundial. A portuguesa conseguiu contrariar o fator da casa da sua adversária, imobilizando a mongol e alcançando o ‘ippon’ após 1 minuto e 25 segundos. Na luta pelo acesso à final, teve pela frente Diyora Keldiyorova (12ª do ranking mundial), do Uzbequistão. Após um início equilibrado, foi a judoca uzbeque a chegar à vantagem por ‘wazari’, perto dos 2 minutos do encontro. A atleta lusa tentou recuperar, mas Keldiyorova geriu a vantagem e ainda alcançou o ‘ippon’ a 24 segundos do fim. No combate pelo Bronze, contra a sul-coreana Yerin Jung, a portuguesa ficou desde cedo ‘tapada’ com 2 ‘shidos’. A judoca asiática conseguiu pontuar ‘wazari’ e, apesar das tentativas da conimbricense, geriu a vantagem até ao final do tempo regulamentar. Com este resultado, Joana Diogo alcança um honroso 5º lugar.

Na categoria -60 kg, Rodrigo Lopes estreou-se na segunda eliminatória, onde eliminou o francês Richard Vergnes (84º, vencedor do European Open de Praga em março) por ‘ippon’ a cerca de 30 segundos do fim do tempo regulamentar. Nos quartos-de-final encontrou o nº1 do ranking mundial e vice-campeão olímpico, Yung Wei Yang da Taipé Chinesa. Apesar do favoritismo de Yang, o português conseguiu equilibrar o combate, mas acabou por ceder a cerca de 30 segundos do final após imobilização por parte do judoca asiático. Na repescagem, em busca da presença no bloco de finais, o português enfrentou o sul-coreano Harim Lee (vencedor do Grand Prix Portugal 2022), naquele que voltou a ser um confronto renhido, apenas decidido em ‘ponto de ouro’. Nesse período, o asiático que ocupa a 20ª posição do ranking mundial conseguiu superiorizar-se, com o judoca luso a ceder novamente através de imobilização. Com este resultado, Rodrigo Lopes termina a sua prestação na 7ª posição.

Francisco Mendes (-60 kg) não conseguiu superar o seu primeiro adversário, o cazaque Bauyrzhan Narbayev (40º, Prata no Grand Slam de Tel Aviv em fevereiro) na ronda inaugural, cedendo por ‘wazari’ no ‘golden score’, após um confronto equilibrado.

Recordamos que a Seleção Nacional presente na competição asiática, conta com 6 Atletas: Joana Diogo (-52 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), João Fernando (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelo Treinador Pedro Soares.

Os combates recomeçam este sábado, 25 de junho, dia dedicado às categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas. João Fernando é o único representante luso em ação. As eliminatórias arrancam às 12h30 locais (05h30 em Portugal Continental).

 

Mais Informação: https://live.ijf.org/gs_mgl2022

Fotografias: www.ijf.org/competition/2364/photos

 

Foto: @International Judo Federation

    DOCUMENTOS RELACIONADOS