Joana Crisóstomo conquista Medalha de Bronze do Campeonato da Europa de Juniores 2021

Set 10 2021

Joana Crisóstomo conquista Medalha de Bronze do Campeonato da Europa de Juniores 2021

Joana Crisóstomo conquistou esta sexta-feira, 10 de setembro, a Medalha de Bronze do Campeonato da Europa de Juniores 2021, no segundo dia do eventoA competição que decorre no Luxemburgo conta com a presença de 351 Atletas (141 Femininas e 210 Masculinos) em representação de 43 Países.

Num dia dedicado às categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas, estiveram 7 Portugueses em ação:

Joana Crisóstomo (-70 kg) começou na segunda ronda da prova, onde eliminou a romena Denisa Marin (que conquistou Bronze há cerca de um mês na Taça da Europa de Bucareste), dominando o combate ao pontuar um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final. Nos quartos-de-final, perante a ucraniana Nataliia Chystiakova (que já venceu 3 Taças da Europa de Juniores e acabou por se sagrar Campeã Europeia), começou a vencer por ‘wazari’ logo aos 10 segundos, mas cedeu aos 2 minutos por ‘ippon’. Na repescagem encontrou a alemã Sarah Mehlau e assistiu-se a um combate bastante equilibrado, apenas decidido em período de ‘ponto de ouro’ a favor da judoca lusa que conseguiu o ‘ippon’ após projetar a germânica. No seu último e derradeiro combate, encontrou a francesa Kaila Issoufi (que em 2021 conta com 2 Medalhas em Taças da Europa). A portuguesa entrou bem e conseguiu pontuar um ‘wazari’. À procura de virar o resultado, a gaulesa tentou atacar, mas foi imobilizada por Joana Crisóstomo que alcançou assim o ‘ippon’ e conquistou a Medalha de Bronze.

Na categoria -63 kg, Alice Pereira estreou-se com uma vitória por ‘ippon’ contra a polaca Aleksandra Sokolowska. Na ronda seguinte enfrentou a italiana Sara Lisciani (que conta com várias medalhas em provas internacionais) e, após cerca de 2 minutos equilibrados, não conseguiu impedir a projeção da transalpina que lhe valeu o ‘ippon’, terminado a prestação da jovem lusa.

A segunda portuguesa dos -63 kg, Adriana Torres, também começou a vencer, eliminando a israelita Maya Kogan por ‘ippon’, após 1 minuto e 15 segundos de combate. No confronto seguinte, encontrou Laura Vasquez Fernandez (que conta no seu historial com 2 medalhas de bronze em Campeonatos da Europa de Cadetes). A espanhola conseguiu pontuar um ‘wazari’ e apesar do esforço da jovem portuguesa, revelou-se suficiente para vencer o combate.

Taís Pina (-70 kg), António Tetino (-73 kg), Diogo Rangel (-73 kg) e João Dias (-81 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários, apesar de alguns combates marcados pelo equilíbrio.

No primeiro dia da prova, Raquel Brito (-48 kg) foi a atleta portuguesa que alcançou a melhor classificação, terminando a uma vitória do pódio, num honroso 5º lugar.

Recordamos que a Seleção Portuguesa de Juniores é composta por 16 Atletas (8 Femininas e 8 Masculinos)Raquel Brito (-48 kg), Maria Rosário (-57 kg), Teresa Trindade (-57 kg), Alice Pereira (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Taís Pina (-70 kg) e Beatriz Moreira (-78 kg), Bernardo Tralhão (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg), André Diogo (-66 kg), Miguel Gago (-66 kg), António Tetino (-73 kg), Diogo Rangel (-73 kg), João Dias (-81 kg) e Rodrigo Boavida (-90 kg), que são acompanhados pelo Treinador Marco Morais.

O evento termina este sábado, 11 de setembro, com as categorias mais pesadas (-78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas) a entrarem nos tatamis. Beatriz Moreira (-78 kg) e Rodrigo Boavida (-90 kg) são os 2 Judocas que encerram a participação portuguesa. O dia arranca com as eliminatórias que têm início previsto para as 10h00 locais (09h00 em Portugal Continental).

    DOCUMENTOS RELACIONADOS