IV Congresso Nacional do Judo

Out 29 2017

IV Congresso Nacional do Judo

No dia em que celebra o seu 58º Aniversário, a Federação Portuguesa de Judo organiza o IV Congresso Nacional do Judo, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Este sábado, dia 28 de outubro, também se comemora o Dia Mundial do Judo.

Esta “Festa do Judo” contou com vários momentos formativos (Palestras e Debates) e culturais (visita guiada às instalações da Universidade de Coimbra e atuações musicais). Destaque para a presença de algumas das maiores entidades do Judo Internacional, como o Presidente do Kodokan Judo Institute – Haruki Uemura (em representação do Presidente da Federação Internacional de Judo – Marius Vizer) e o Presidente da Associação Britânica de Judo – George Kerr, que conta com a maior graduação do judo – 10º Dan.

O Congresso arrancou com a Cerimónia de Abertura e Discursos:

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Dr. Jorge Fernandes

“Este evento não se realizava desde 2004 e deve ser saudado pela pertinência dos seus temas, qualidade dos seus oradores e pelo seu contributo para a modalidade em Portugal.”

 

Presidente do Comité Olímpico de Portugal – Dr. José Manuel Constantino

“Penso que este é o momento adequado (1 ano de ciclo olímpico decorrido) para o Judo pensar sobre si próprio, procurando melhorar a sua organização, o seu desenvolvimento e o seu grau de competitividade no plano internacional.”

 

Presidente do Comité Paralímpico de Portugal – Dr. José Lourenço

“O Judo é uma das modalidades mais inclusivas que Portugal tem, estando presente na vertente Olímpica, Paralímpica e Surdolímpica. Quero felicitar a organização do Congresso por integrar no seu programa o tema do Judo Adaptado.”

 

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra – Dr. Carlos Cidade

“É uma satisfação muito especial para a Câmara Municipal de Coimbra, acolher este Congresso do Judo. Creio que é uma homenagem que a Federação Portuguesa de Judo faz à cidade, que sempre se mostrou disponível para acolher a modalidade.”

 

Presidente da Federação Galega de Judo – D. Mário Muzas

“Quero desejar, em nome da Federação Espanhola de Judo e da Federação Galega de Judo, os parabéns pelo 58º aniversário da vossa Federação. Espero que possamos continuar a linha de trabalho (entre as nossas Federações) que temos desenvolvido até aqui em prol do crescimento do Judo.”

 

Presidente do Kodokan Judo Institute – Sensei Haruki Uemura (em representação do Presidente da Federação Internacional de Judo – Marius Vizer)

“Quero congratular a Federação Portuguesa de Judo pela realização deste Congresso. Como sabem, o Mestre Kobayashi construiu um grande legado do Judo no vosso país e fico feliz por ver que Portugal deu continuidade aos ensinamentos e espírito do Mestre.”

 

Presidente da Associação Britânica de Judo – George Kerr (10º Dan)

“Estou muito feliz por estar aqui hoje, é uma grande honra, especialmente porque um dos meus primeiros professores foi o Mestre Kobayashi, pai do Judo Português, e responsável pela bolsa que consegui no Japão e que mudou a minha vida.”

 

Seguiram-se as intervenções do Prof. Dr. Luís Monteiro, que perspetivou “O Judo nas Olimpíadas de Tóquio 2020” e do Jornalista Miguel Candeias com o tema: “Papel dos Media e do Marketing no crescimento do Judo”, na primeira parta da manhã.

Após um pequeno intervalo o Prof. Dr. Michel Brousse falou sobre “Os valores do Judo no Século XXI” e o Prof. Hugo Filipe Ângelo abordou a “Formação do Judoca para o Futuro – Introdução e Aperfeiçoamento Técnico/Tático do Judo”.

Ao inicio da tarde, a Câmara Municipal de Coimbra recebeu as Instituições presentes no Congresso, numa pequena Cerimónia Protocolar, assinalando a escolha da cidade para receber este evento.

As intervenções foram retomadas, com as palestras do Dr. Fernando Seabra sobre o “Judo Adaptado”, do Dr. Vitor Pataco, que abordou o “Financiamento e Afirmação Internacional do Desporto” e do Dr. Marcos Carvalho, que fechou a sessão com o tema “Lesões Desportivas em jovens atletas de Judo de alto nível competitivo”.

Esta noite, a FPJ realiza a Gala de Aniversário com a presença das entidades internacionais acima mencionadas e das maiores entidades do Judo e Desporto Nacional: Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes, Presidente do Comité Olímpico de Portugal – José Manuel Constantino, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude – Augusto Baganha e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto – João Paulo Rebelo.

Na Gala, a FPJ vai homenagear alguns agentes do Judo Nacional e Internacional, entregando Graduações de 5º Dan, 6º Dan e 8º Dan, Medalhas e Diplomas de Mérito.

O Congresso prossegue este domingo, às 9h30, com as intervenções de mais 4 palestrantes (Dr. Fausto Martins de Carvalho, Eng.º Pedro Gonçalves, Dr. Nuno Martins de Carvalho e Prof. Dr. Rui Veloso).

DOCUMENTOS RELACIONADOS