Federação Portuguesa de Judo celebra o seu 64º Aniversário em Lisboa

Dez 17 2023

Federação Portuguesa de Judo celebra o seu 64º Aniversário em Lisboa

Federação Portuguesa de Judo realizou este sábado, dia 16 de Dezembro, um Almoço/Gala comemorativo do 64º Aniversário. O evento teve lugar no Hotel Tivoli Oriente em Lisboa.

Nesta Gala estiveram presentes os vários agentes da modalidade com destaque para os muitos Atletas que subiram ao pódio ao longo do ano, bem como Treinadores, Dirigentes, Parceiros e Entidades Oficiais. De salientar ainda a presença de Rosa Mota e da representante da Federação Internacional de Judo – Lisa Allan.

Os homenageados receberam Diplomas de Mérito nas várias categorias; foram também distinguidos Atletas e Equipa do Ano  bem como Prémio Presidente entre outras distinções.

Os convidados foram recebidos com um Porto de Honra, pelas 12h30, seguiu-se a apresentação de um Filme com os feitos lusos e as muitas atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2023.

O Presidente da Federação de Judo – Dr. Sérgio Pina deu as Boas Vindas aos presentes seguindo-se um almoço.

“Agradeço a presença de todos e quero salientar que hoje vamos homenagear quem teve um papel de destaque ao longo do ano na modalidade. Foi sem dúvida um ano de ouro em todas as categorias mas também quero salientar a nomeação do Prof. Luis Monteiro para a Comissão Científica da União Europeia de Judo bem como a Dra. Filipa Cavalleri nomeada para a Comissão dos Direitos Humanos e Igualdade do Género. Como é óbvio só há estes resultados de exceção porque há um enorme emprenho dos nossos atletas, treinadores, clubes e de todos os agentes ligados à modalidade. Não temos dúvidas que 2024 será novamente um ano de ouro. Nunca nos podemos esquecer do Pai do Judo em Portugal o Mestre Kobayashi a quem fomos beber todos os nossos ensinamentos”.

De forma intercalada, seguiram-se intervenções de várias entidades presentes e a entrega anual de prémios/distinções. A animação musical esteve a cargo do campeão Europeu e Mundial – Miguel Vieira e a sua banda. Francisco Canudo, um jovem judoca de apenas 13 anos também subiu ao palco e animou os presentes com uma voz de exceção cantando músicas que foram desde o canto alentejano ao fado passando pelo rap.

De salientar a entrega da Medalha de Ouro da Federação ao Presidente do Comité Olímpico Prof. José Manuel Constantino (que se fez representar pelo secretário do COP) tendo sido lido o seu vasto currículo com ênfase no seu humanismo, capacidade de diálogo e vastos conhecimentos e princípios éticos.

Ao final do dia foi hora de cantar os parabéns com um grande bolo de aniversário e espumante.

Declarações:

Lisa Allan

(Secretária-Geral da Federação Internacional de Judo)

“Quero dar os parabéns a toda a família do judo e salientar que têm uma enorme história na modalidade de que todos nos orgulhamos. Tenho a certeza que o próximo ano será cheio de bons resultados num trabalho em conjunto a nível mundial”.

 

Miguel Vieira

(Campeão Paralímpico da Europa e do Mundo)

“Devo confessar que senti grande pressão em cantar é como se estivesse a entrar nos tatamis para um combate. Muitos atletas já me viram competir mas nunca me ouviram cantar. Foi muito bom cantar para a família do judo com a minha banda. É sempre uma honra representar Portugal e subir ao pódio. Sempre que me dizem ..tu se calhar não vais ser capaz.. é um desafio em que eu tenho que dar tudo para conseguir, e este ano consegui superar todos os desafios”

    DOCUMENTOS RELACIONADOS