Estágio Nacional para atletas Paralímpicos e Surdolímpicos

Out 11 2018

Estágio Nacional para atletas Paralímpicos e Surdolímpicos

No âmbito do Projeto “Judo 4 ALL” e associado a uma melhor integração de pessoas com deficiência, a Federação Portuguesa de Judo realizou, pela 2ª vez, em colaboração com o Judo Clube do Algarve  e a Associação Distrital do Judo do Algarve, um estágio Nacional para atletas Paralímpicos  e Surdolímpicos, nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2018,  nas excelentes instalações do Judo Clube do Algarve.

Este estágio teve como objetivos:

(1) Melhorar o processo evolutivo do judo paralímpico e surdolímpico em Portugal;

(2) Promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência;

(3) Mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar dos Judocas Paralímpicos e Surdolímpicos;

(4) Procurar aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração/inclusão dos judocas com deficiência;

(5) Como garante de sucesso e do futuro do judo paralímpico e surdolímpico português;

(6) Ajudar na preparação dos Deficientes Visuais para  o Campeonato do Mundo, a realizar este ano em Odivelas.

Os Técnicos responsáveis por este estágio foram  os treinadores Júlio Marcelino, Jerónimo Ferreira, Hugo Ângelo e Emanuel Alves, além do Coordenador do Projeto Luís Monteiro.

Além dos atletas convocados, participaram ainda nos treinos, vários atletas do Judo Clube do Algarve e do Judo Clube de Portimão que colaboraram com os atletas paralímpicos e surdolímpicos.

O estágio decorreu, conforme previsto, nas instalações do Judo Clube do Algarve, num ambiente salutar de trabalho e entreajuda, onde acreditamos que todos beneficiaram  com esta iniciativa. Após o encerramento, no dia 7 de outubro, a Câmara Municipal de Faro abrilhantou-nos com um almoço alusivo ao Estágio, onde  estiveram presentes, além dos atletas Paralímpicos e Surdolímpicos e seus Técnicos,  o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, o Representante do IPDJ,  a Drª Responsável pelo Apoio à Deficiência, o Vice-Presidente e o Tesoureiro da FPJ, além de na abertura do estágio também ter estado o Presidente da FPJ.

No final, foi entregue, da parte do JC Algarve, certificados de participação aos Atletas e Técnicos alusiva a este evento.

DOCUMENTOS RELACIONADOS