Estágio Nacional para atletas Paralímpicos – 14 e 15 de Julho de 2018

Jul 17 2018

Estágio Nacional para atletas Paralímpicos – 14 e 15 de Julho de 2018

No âmbito do Projeto “Judo 4 ALL” e associado a uma melhor integração de pessoas com deficiência, a Federação Portuguesa de Judo realizou, em colaboração com o Clube de Judo do Porto e a Associação de Judo do Distrito do Porto, um estágio Nacional para atletas Paralímpicos (Deficientes Visuais) nos dias 14 e 15 de julho de 2018, nas novas e bonitas instalações do Clube de Judo do Porto.

Este estágio tem como objetivos:
(1) Melhorar o processo evolutivo do judo paralímpico em Portugal;
(2) Promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência;
(3) Mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar dos Judocas Paralímpicos;
(4) Procurar aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração/inclusão dos judocas com deficiência;
(5) Como garante de sucesso e do futuro do judo paralímpico português;
(6) Ajudar na preparação dos Deficientes Visuais para o Campeonato do Mundo, a realizar este ano em Odivelas.

Participaram cerca de 40 pessoas, entre os quais 20 cegos, entre os quais também os atletas da Seleção Nacional. O local do alojamento foi no Hotel, S. José também na mesma rua do Clube do Judo do Porto.

O estágio decorreu de forma salutar, de um espírito muito positivo de Fair-Play, de grande solidariedade, de uma enorme entreajuda e de uma verdadeira inclusão. As novas instalações do Clube de Judo do Porto são muito funcionais, sóbrias e com muito boas condições para a prática do Judo, consideradas um verdadeiro Modelo de Clube de Judo!

De relevar a disponibilidade e a eficiência de todos os serviços e dos elementos que colaboraram na organização deste evento. Ainda de referir, a grande hospitalidades dos dirigentes e de todos os judocas do Clube de Judo do Porto, em particular do seu Presidente, Dr. João Fernandes, também cego e talvez o único dirigente, com esta
deficiência, de um Clube de Judo em Portugal. Além dos atletas presentes, tivemos o privilégio de termos no estágio a presença do Vice-Presidente, Dr. Sérgio Pina e da Secretária Geral, Engª Vanda Pêgo, da Federação Portuguesa de Judo, e da Drª Nídia Adriano, Presidente da Associação de Judo do Distrito do Porto que tiveram a diligência de além da sua presença, mostrarem publicamente o apoio a este Projeto de Inclusão do Judo Paralímpico.

Além do Coordenador do Projeto e do treinador da Seleção Jerónimo Ferreira, estiveram presentes e colaboraram os treinadores Emanuel Alves do CJP, e João Sarrasqueiro da Escola Ana Hormigo, Ricardo Pontes, do Judo Clube de Odivelas, do fisioterapeuta, Sério Morais, entre outros treinadores de alguns Clubes da Associação de Judo do Porto.

Para finalizar, referir que os objetivos foram integralmente cumpridos e que o estágio decorreu com elevado sucesso. Acreditamos e esperamos que as próximas ações, no âmbito da inclusão dos Cegos, dentro do Projeto “Judo 4 ALL” decorram de igual forma e mais Clubes adiram a este Projeto e a estas iniciativas.

DOCUMENTOS RELACIONADOS