Em Praga, Jorge Fonseca conquista o ouro e João Fernando o bronze

Mar 7 2022

Em Praga, Jorge Fonseca conquista o ouro e João Fernando o bronze

Jorge Fonseca conquistou a Medalha de Ouro no último dia do European Open – Praga 2022, que terminou este domingo, 6 de marçoJoão Fernando também subiu ao pódio para receber a Medalha de Bronze, elevando para 4 o número de Medalhas Portuguesas na prova disputada na capital da República Checa. Ao longo dos 2 dias do evento competiram 525 Atletas (210 Femininas e 315 Masculinos) em representação de 42 Países, incluindo 15 Judocas Portugueses.

Neste último dia da competição estiveram em ação os Judocas das categorias 70 kg, 78 kg e +78 kg femininas e -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas, incluindo 5 Portugueses:

O Bicampeão Mundial Jorge Fonseca (-100 kg) entrou como cabeça-de-série na competição e começou a confirmar o seu favoritismo na segunda ronda, ao eliminar o sueco Axel Oscarsson com um ‘ippon’ pontuado em 25 segundos. Somou a segunda vitória nos quartos-de-final, triunfando novamente por ‘ippon’ contra o italiano Kwadjo Anani. O português garantiu o lugar na final da competição ao ultrapassar o sérvio Bojan Dosen (46º do ranking mundial), por ‘wazari’, na semifinal. No seu último e derradeiro combate, perante o suíço Daniel Eich (com quem tinha disputado a final do Grand Prix Portugal 2022), Jorge Fonseca voltou a vencer, precisando apenas de 19 segundos (em Almada venceu o helvético em 43 segundos) para alcançar o ‘ippon’ e conquistar a Medalha de Ouro. O Judoca Luso mantém assim um registo 100% vitorioso em 2022, vencendo 2 Medalhas de Ouro nas 2 provas disputadas este ano (nos últimos 17 combates oficiais apenas cedeu 1, na semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio).

João Fernando (-81 kg) começou a sua caminhada na primeira eliminatória, onde dominou o combate contra o britânico Thomas Mercer, pontuando ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final. Na ronda seguinte, voltou a demonstrar a sua superioridade, eliminado o búlgaro Alexandr Jelev, com a mesma pontuação. O português somou a terceira vitória na prova, pontuando novamente ‘wazari’ e ‘ippon’, perante o alemão Tim Gramkow (37º do ranking mundial). Nos quartos-de-final, contra o francês Alpha Oumar Djalo (vencedor do European Open de Málaga 2021), o combate revelou-se mais equilibrado, mas a vitória voltou a ser portuguesa, após um ‘wazari’ pontuado no ‘golden score’. Após 4 triunfos, o Judoca Luso cedeu na semifinal, por ‘ippon’, contra o canadiano Mohab Elnahas. Na luta pelo pódio, João Fernando regressou aos triunfos, derrotando o atleta da casa Jan Svoboda ao pontuar ‘wazari’ e controlando a vantagem que lhe garantiu a Medalha de Bronze.

A única representante feminina do dia, Joana Crisóstomo (-70 kg) estreou-se na segunda ronda, com uma vitória contra a espanhola Begona Sotillo Gomez. Somou o segundo triunfo por ‘ippon’ na eliminatória seguinte, frente à húngara Jennifer Czerlau. Nos quartos-de-final, não conseguiu ultrapassar a sueca Ida Eriksson (61ª), cedendo por ‘wazari’, apesar do equilíbrio. Nas repescagens, Joana Crisóstomo ganhou vantagem por ‘wazari’, mas acabou por sofrer ‘ippon’ da dinamarquesa Laerke Olsen (40ª), terminando num honroso 7º lugar.

Na categoria -81 kg, Manuel Rodrigues começou por eliminar o croata Lovre Barisic por ‘ippon’, mas na ronda seguinte cedeu perante o suíço Michael Kistler.

Diogo Brites (-100 kg) não conseguiu superar o seu primeiro adversário.

Recordamos que no primeiro dia da prova, Rodrigo Lopes e Francisco Mendes subiram ao pódio para receber as duas Medalhas de Bronze da categoria -60 kg.

Portugal terminou o evento com 4 Medalhas conquistadas (1 de Ouro e 3 de Bronze), garantindo o 6º lugar no ranking, entre os 42 Países presentes.

Seleção Nacional Portuguesa presente na capital checa foi composta por 15 JudocasInês Ribeiro (-48 kg), Maria Siderot (-52 kg), Teresa Trindade (-57 kg), Mariana Esteves (-57 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Gonçalo Oliveira (-66 kg), Bruno Barros (-66 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg). João Fernando (-81 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) e Diogo Brites (-100 kg), que foram acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Marco Morais.

    DOCUMENTOS RELACIONADOS