Elite do judo concentrada em Coimbra

Fev 1 2021

Elite do judo concentrada em Coimbra

Judocas das seleções de Portugal, Bélgica, Camarões, Guiné Bissau e Cabo Verde encontram-se concentrados em Coimbra, a partir de hoje, segunda-feira, até sexta, dia 5 de fevereiro, em mais um estágio organizado pela Federação Portuguesa de Judo (FPJ) com vista à preparação dos grandes objetivos da temporada – Europeu de Lisboa, de 16 a 18 de abril, Mundial Budapeste, 6 a 13 de junho, e Jogos Olímpicos Tóquio, 24 a 31 de julho.

Telma Monteiro, bronze na categoria -57 kg nos Jogos do Rio de Janeiro 2016, e a belga Charline Van Snick, bronze em Londres 2012, -48kg, (atualmente -52kg) são as judocas com mais currículo presentes em Coimbra.

De referir ainda a presença Diogo Cesar (Guiné Bissau), 5.º lugar no Campeonato Africano (-66kg) e Taciana Lima, campeã africana (-52kg),  atletas que vivem em Lisboa e treinam no Clube Atlético Alta de Lisboa.

Djamila Silva (Cabo Verde), 5.º lugar Campeonato Africano (-52kg)  é outra presença a destacar. A atleta vive em Lisboa, treina no Benfica.

De Camarões, presença de Helene Wezeu Dombeu, 3.º Lugar Campeonato Africano (-63kg).

Para o presidente da FPJ, Jorge Fernandes estas concentrações “são muito importantes no plano desportivo, tendo em conta a preparação da nossa seleção para os eventos que se aproximam, Europeu de Lisboa, Mundial Budapeste e Jogos de Tóquio, mas também representam uma prova de confiança para Portugal e para o judo nacional por parte dos países que decidem enviar para Portugal os seus atletas e das instituições que nos apoiam”.

O responsável máximo da FPJ recorda que estes estágios, com a presença de cerca de 90 atletas, são realizados fazendo cumprir todas as normas de segurança exigidos pela Direção Geral de Saúde (DGS). Todos os atletas são testados com a devida regularidade, sempre com resultados negativos.

Para Jorge Fernandes, é importante referir, “todo o cuidado que existe por parte dos atletas e treinadores para evitarem situações e locais de risco, evitando assim a possibilidade de contágio. Desde que começaram os estágios, os atletas e os seus treinadores demonstraram uma grande responsabilidade em criar uma bolha que permita evitar o contágio”.

Foto: Seleção da Bélgica

::::

    DOCUMENTOS RELACIONADOS