Djibrilo Iafa estreou-se nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

Set 9 2021

Djibrilo Iafa estreou-se nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

Djibrilo Iafa (-73 kg B1) estreou-se este sábado, 28 de agosto, nos Jogos Paralímpicos – Tóquio 2020. O Judoca Português, conhecido por ‘El Tigre’, combateu neste segundo dia do Torneio Paralímpico de Judo, que termina este domingo (29 agosto) e conta com a presença de 136 Atletas (80 Masculinos e 56 Femininas) em representação de 41 Países.

O emblemático Nippon Budokan (palco da competição), recebeu o Judoca Luso que se estreou na primeira ronda da categoria -73 kg, perante o nº9 do ranking mundial Giorgi Kaldani (B2), da Geórgia. Apesar do esforço, Djibrilo cedeu por ‘ippon’ a 1 minuto e 26 segundos do final, numa altura em que já perdia por ‘wazari’. Na repescagem, o português encontrou o ucraniano Rafut Mahomedov, que ocupa a 4ª posição do ranking mundial. Após um minuto de combate equilibrado, ‘El Tigre’ não conseguiu evitar o ‘ippon’ do atleta da Ucrânia. Com este resultado, Djibrilo Iafa (-73 kg B1) termina num honroso 9º lugar, repetindo o resultado alcançado na primeira participação portuguesa no Torneio Paralímpico de Judo, obtido por Miguel Vieira no Rio 2016.

A competição de Judo dos Jogos Paralímpicos – Tóquio 2020 é dedicada a Atletas com Deficiência Visual, que são classificados de B1 a B3, consoante a gravidade. Os Judocas continuam a ser divididos pela categoria de peso, independentemente do grau de visão. Djibrilo pertence à categoria B1, o grau de deficiência visual mais elevado.

O Judoca português foi acompanhado pelo seu treinador Jerónimo Ferreira e pelo técnico de Apoio Desportivo Jorge Fernandes.

 

Foto: @ CPP/Carlos Alberto Matos

    DOCUMENTOS RELACIONADOS