Diogo Silva junta-se a José Freitas, Eduardo Garcia e José Gomes, ao tornar-se Campeão do Mundo de Veteranos

Out 23 2021

Diogo Silva junta-se a José Freitas, Eduardo Garcia e José Gomes, ao tornar-se Campeão do Mundo de Veteranos

Diogo Silva conquistou a Medalha de Ouro (a 4ª de Portugal) e sagrou-se Campeão do Mundo no segundo dia do Campeonato do Mundo de Veteranos – Lisboa 2021, que se cumpriu esta sexta-feira, 22 de outubro. A Maior Competição do Mundo do escalão reúne, até este domingo (24 de outubro), 379 Judocas (363 Masculinos e 16 Femininas) com idades superiores a 30 anos, em representação de 43 PaísesPortugal, anfitrião da prova, é representado por 46 Judocas (43 Masculinos e 3 Femininas).

Este segundo dia do evento foi dedicado às categorias M1 (30-34 anos) e M3 (40-44 anos), assistindo-se a Judo de alto nível nos tatamis do Pavilhão nº1 do Estádio Universitário de Lisboa. Ao longo do dia combateram 98 Atletas, incluindo 9 Portugueses:

Diogo Silva (M1 +100 kg) disputou a sua categoria com o ucraniano Mykola Tereshchenko e com o georgiano Anzori Shegviashvili. O primeiro confronto, contra o atleta ucraniano, revelou-se bastante equilibrado, mas o Judoca Luso acabou por pontuar ‘wazari’, após mais de 2 minutos de ‘golden score’. No combate seguinte, com o apoio do público presente, Diogo Silva alcançou o ‘ippon’ sobre Anzori Shegviashvili a 55 segundos do fim. Com este resultado, o português conquista a Medalha de Ouro e sagra-se Campeão do Mundo de Veteranos, na sua estreia no escalão.

Na categoria M3 -73 kg, Andrei Veste começou a sua prestação com uma vitória sobre o francês Fabien Denissel, por ‘ippon’. Nos quartos-de-final, contra o polaco Krzystof Wilkomirski, começou melhor, pontuando ‘wazari’, mas com mais de 1 minuto de combate por disputar, o atleta português foi penalizado com o terceiro ‘shido’. Encontrou o marroquino Adil El Friyakh na repescagem, onde pontuou ‘wazari’ e controlou o combate até ao fim dos 3 minutos regulamentares, regressando aos triunfos. No seu último e derradeiro confronto, encontrou o compatriota Pedro Bettencourt. Após 1 minuto e 30 segundos equilibrados, Andrei Veste conseguiu a projeção que lhe valeu o ‘ippon’ e a Medalha de Bronze.

@IJF

Luís Brito (M1 -90 kg), Pedro Bettencourt (M3 -73 kg) e Eric Domingues (M3 -66 kg) também se destacaram ao longo do dia, terminando perto do pódio, num honroso 5º lugar.

No primeiro dia da competição, Portugal conquistou 7 Medalhas (3 de Ouro, 2 de Prata e 2 de Bronze), com José Gomes, José Samuel Freitas e Eduardo Garcia a sagrarem-se Campeões do Mundo.

Medalheiro e Resultados Finais em: http://www.ippon.org/wc_vet2021.php

A nível coletivo, o Cazaquistão terminou o dia no 1º lugar do pódio das nações presentes em Lisboa, somando 5 Medalhas de Ouro, 2 de Prata e 5 de Bronze. A Ucrânia, com 4 Medalhas de Ouro, 5 de Prata e 4 de Bronze, subiu ao 2º lugar. Portugal, que tinha terminado o primeiro dia na liderança da tabela, fecha agora o pódio, somando no total 4 Medalhas de Ouro, 2 de Prata e 3 de Bronze.

Recordamos que nas competições de Veteranos, os atletas estão divididos por escalões etários, além das habituais categorias de peso: -48 kg, -52 kg, -57 kg, -63 kg, -70 kg, -78 kg, +78 kg femininas e -60 kg, -66 kg, -73 kg, -81 kg, -90 kg, -100 kg, +100 kg masculinas. Os Atletas entre os 30 e os 34 anos competem no M1/F1 (Masculino ou Feminino), dos 35 aos 39 no M2/F2, dos 40 aos 44 no M3/F3, dos 45 aos 49 no M4/F4, dos 50 aos 54 no M5/F5, dos 55 aos 59 no M6/F6, dos 60 aos 64 no M7/F7, nos 65 aos 69 no M8/F8 e com mais de 70 anos no M9/F9.

Nos escalões M1/F1 até M6/F6 (dos 30 aos 59 anos) o combate tem a duração de 3 minutos, sem limite de tempo no ‘golden score’ para desempatar. Do M7/F7 até M9/F9 (mais de 60 anos), o combate tem 2 minutos e 30 segundos, com o período de ‘ponto de ouro’ a ter um limite de 1 minuto (caso o combate continue empatado, o árbitro, em conjunto com a mesa de júris, determina o vencedor).

Este sábado, 23 de outubro, cumpre-se o terceiro dia do evento com as categorias M4 (45-49 anos) e M5 (50-54 anos) em ação. Os combates voltam a ter início às 11h00.

Declarações

Diogo Silva – Campeão do Mundo M1 +100 kg

“Senti-me bem, já não competia há algum tempo, a minha última competição tinha sido antes da pandemia. Durante a pandemia mantive-me ativo, mas sem praticar judo. No início de setembro retomei os treinos, também com esta prova em vista. Tenho 31 anos, é a primeira vez que participo nos veteranos. Ainda posso competir nos seniores e não sei onde vou participar a seguir. Talvez continue só nos veteranos ou ainda irei dar um ‘pulinho’ aos seniores. Vejo-me a fazer judo o resto da vida, desde que as oportunidades  e a minha vida profissional assim o permitam. Espero continuar até ser mais velhinho. É sempre ótimo poder lutar em casa e neste tipo de evento ainda é melhor. Tive a oportunidade de participar em algumas Taças do Mundo cá também e é sempre uma motivação extra por estarmos em frente aos nossos amigos e família, junto de quem mais gostamos. É uma Medalha de Ouro especial.”

Denis Weisser – Presidente da Comissão de Veteranos da IJF

“Já tinha estado em Portugal duas vezes e tinha visitado Lisboa. Tenho a memória de uma cidade acolhedora e cultural, com pessoas amigáveis e muito bem localizada. Assim que soubemos do interesse da Federação Portuguesa de Judo na prova, ficámos entusiasmados porque tentamos escolher cidades atrativas, que ofereçam mais do que o desporto. Depois dos Seniores, dos Juniores e dos Cadetes, estou muito contente por ver os Veteranos de volta aos tapetes. Quero congratular todos os responsáveis pela organização deste evento perfeito, com todas as condições para desfrutarmos da modalidade. Estou agradecido por conseguirmos realizar este evento, ainda a atravessar este período de pandemia. Quase dois anos de pausa é muito tempo e estou feliz pelo Presidente da IJF e o Presidente da FPJ terem confiado um no outro e feito deste evento uma realidade. Devo dizer que fiquei encantado com a qualidade do judo no primeiro dia. Tivemos imensos ‘ippons’ e não vimos muitos ‘golden scores’ ou penalizações. Mesmo a nível de lesões não tivemos nenhuma ocorrência e espero que assim continue. Até agora temos uma situação perfeita, com judo rápido e atrativo. É muito bom voltar a viver isto e ver a amizade que une os atletas no tatami.”

    DOCUMENTOS RELACIONADOS