Dia Mundial de Judo marcado pelo 62º Aniversário da Federação Portuguesa de Judo

Nov 2 2021

Dia Mundial de Judo marcado pelo 62º Aniversário da Federação Portuguesa de Judo

Dia Mundial do Judo 2021 celebra-se esta quinta-feira, 28 de outubro. Desde 2010, por iniciativa da Federação Internacional de Judo (IJF), que escolheu a data de nascimento do fundador do Judo – Jigoro Kano, o dia é assinalado em todo o mundo por milhões de Judocas. Coincidentemente, a Federação Portuguesa de Judo, fundada a 28 de outubro de 1959, celebra o seu 62º Aniversário.

Este ano, o tema escolhido pela IJF é ‘Solidariedade’, que serve de guia para as ações desenvolvidas neste dia especial, que junta a ‘Família do Judo’ e os seus valores. Por todo o mundo, milhões de judocas reúnem-se, fisicamente ou digitalmente, desenvolvendo várias atividades, juntamente com os Clubes e Associações locais.

Em Portugal, o desenvolvimento do Judo tem início nos anos 50 com a chegada do Mestre japonês Kiyoshi Kobayashi – considerado o “pai” do Judo no nosso país. Em 28 de outubro de 1959, nasceu a Federação Portuguesa de Judo, sendo as funções federativas entregues, na fase inicial, ao Judo Clube de Portugal, que é o sócio fundador da FPJ. Atualmente a FPJ é composta por 19 Associações, contanto com mais de 270 clubes a nível nacional. Segundo os últimos dados disponíveis, há 14056 Judocas Federados, número que tem vindo a aumentar de ano para ano, mas que sofreu uma diminuição em 2020, por consequência da pandemia de covid-19.

Acompanhando o desenvolvimento constante da modalidade a nível nacional, a FPJ investe em domínios como a organização de competições nacionais e internacionais, o estabelecimento de protocolos com escolas, autarquias e universidades, bem como a promoção da vertente social de judo.

A nível de resultados desportivos, os Judocas Portugueses têm-se evidenciado ao longo dos anos, com especial destaque recentemente,  na conquista de várias Medalhas nas maiores provas do mundo. Em 2021, por exemplo, Telma Monteiro sagrou-se Campeã Europeia em Lisboa e Jorge Fonseca juntou ao título de Bicampeão Mundial (conquistado em junho) a Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Resultados Portugal em Jogos Olímpicos – 3 Bronze (Nuno Delgado – Sydnei 2000, Telma Monteiro – Rio 2016 e Jorge Fonseca – Tóquio 2020)

Resultados Portugal em Mundiais – 2 Ouro (Jorge Fonseca – Tóquio 2019 e Jorge Fonseca – Hungria 2021), 5 Prata (Telma Monteiro – Rio 2007, Telma Monteiro – Roterdão 2009, Telma Monteiro – Tóquio 2010, Telma Monteiro – Chelyabinsk 2014 e Bárbara Timo – Tóquio 2019) e 6 Bronze (Filipa Cavaleri – Chiba 1995, Guilherme Bentes – Paris 1997, Catarina Rodrigues – Munique 2001, João Neto – Osaka 2003, Telma Monteiro – Cairo 2005 e Anri Edutidze – Hungria 2021)

Além dos resultados, a Federação Portuguesa de Judo também se tem destacado na organização de grandes competições internacionais em solo luso. Este ano, a FPJ organizou o Campeonato da Europa de Judo no Altice Arena, o recente Campeonato do Mundo de Veteranos e Kata, a Taça da Europa de Juniores, o Torneio Internacional de Cadetes FPJ e a Taça Internacional K. Kobayashi. Os êxitos destas provas justificam o desejo do Presidente da FPJ – Jorge Fernandes de organizar anualmente uma prova do Circuito Mundial, tal como admitido recentemente.

Declarações

Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo

“Começámos a comemorar estas ocasiões 7 dias antes. Nada melhor do que este Campeonato do Mundo de Veteranos e Kata, onde juntámos centenas de judocas de todo o mundo, para celebrar o Dia Mundial do Judo. Em relação ao nosso aniversário, apesar de assinalarmos a data e não nos esquecermos deste dia, vamos comemorar a 11 de dezembro. Quando chegámos à direção da FPJ, pensámos que seria melhor assinalar esta data no final do ano, quando as competições terminarem. Assim, em dezembro, realizamos um almoço de reconhecimento, com o tema ‘Tributo ao Campeão’, onde comemoramos o nosso aniversário e os feitos alcançados pelos nossos Atletas e pela Família do Judo, ao longo deste ano.”

    DOCUMENTOS RELACIONADOS