Célio Dias alcança 9º lugar

Set 1 2017

Célio Dias alcança 9º lugar

Yahima Ramirez e Célio Dias entraram esta sexta-feira nos tatamis húngaros para competir no quinto dia do Campeonato do Mundo de Judo – Budapeste 2017.

Neste penúltimo dia das provas individuais, combateram os atletas das categorias -70 kg e -78 kg feminina e -90 kg masculina.

Célio Dias (-90 kg) começou por eliminar Mattias Kuusik, da Estónia, num combate em que dominou por completo, marcando 3 ‘waza-ari’ antes do ‘ippon’ final. Na ronda seguinte, defrontou o canadiano, Zachary Burt, que ocupa o 37º lugar do ranking mundial. O judoca português conseguiu um ‘waza-ari’ e controlou o combate até ao fim para avançar na competição. Falhou o apuramento para os quartos-de-final ao ceder perante o nº21 mundial, Nemanja Majdov. Célio ganhou vantagem com um ‘waza-ari’, mas quando faltava um minuto e meio para o final, viu uma oportunidade de atacar, mas sofreu um contragolpe do atleta sérvio, que o projetou totalmente de costas (‘ippon’), afastando o jovem luso. Com este resultado, Célio Dias terminou a sua prestação na 9ª posição.

Na categoria -78 kg, Yahima Ramirez não conseguiu superar a sua primeira adversária, Abigel Erdelyi-Joo, atleta húngara que jogava em casa.

Recordamos que, durante os primeiros quatro dias, Telma Monteiro (-57 kg) alcançou a 5ª posição, enquanto Joana Diogo (-48 kg), Gonçalo Mansinho (-60 kg), Joana Ramos (-52 kg), João Crisóstomo (-66 kg) e Jorge Fernandes (-73 kg) alcançaram um honroso 9º lugar. O Diretor do Alto Rendimento e Seleções Nacionais – Prof. Luís Monteiro está presente em Budapeste e fez um balanço dos primeiros 4 dias de competição: “(1) A Telma fez um grande resultado (disputa da medalha de Bronze), atendendo ao pouco tempo de preparação – 3 meses!!! Foi operada ao ombro, em janeiro e esteve a recuperar até maio. Começou a treinar em junho ainda condicionada e ainda esteve em risco a participação no EO de Minsk. Participou e ganhou a medalha de ouro. Face a este resultado decidiu, e bem, participar no Mundial. Ganhou à Campeã Olímpica e realizou 6 combates!!! Atingiu um dos objetivos traçados pela Federação – “Ser Finalista”; (2) 5 Atletas fizeram uma boa prestação, ganhando vários combates, alçando o lugar de semi-finalistas (9º Lugar), com o ingresso de quatro deles no Projeto Olímpico Tóquio 2020 (Joana Diogo, João Crisóstomo; Jorge Fernandes e Gonçalo Mansinho). (3) Como balanço global, consideramos que a participação, até à data, é bastante positiva, com bons resultados, e com os objetivos inicialmente definidos, atingidos globalmente.”

Portugal levou 15 Atletas até Budapeste: Maria Siderot, Joana Diogo, Leandra Freitas, Joana Ramos, Telma Monteiro, Yahima Ramirez, Gonçalo Mansinho, Sergiu Oleinic, João Crisóstomo, Nuno Saraiva, Jorge Fernandes, Anri Egutidze, João Martinho, Célio Dias e Jorge Fonseca – que competem entre os Melhores Judocas do Mundo, numa comitiva composta ainda pelos Treinadores Go Tsunoda e Ana Hormigo, e pelo Diretor do Alto Rendimento e Seleções Nacionais – Prof. Luís Monteiro. A maior competição internacional de judo decorre até dia 2 de setembro na capital húngara e recebe 727 Atletas em representação de 126 Países.

Este sábado, Jorge Fonseca (-100 kg) fecha a participação portuguesa no Campeonato do Mundo, com os combates a terem início às 10h00 (9h00 em Lisboa).

DOCUMENTOS RELACIONADOS

PRESS RELEASE RELACIONADOS