CATARINA COSTA na final TELMA MONTEIRO luta pelo bronze JOANA DIOGO na meia final

Jan 29 2022

CATARINA COSTA na final TELMA MONTEIRO luta pelo bronze JOANA DIOGO na meia final

Grand Prix Portugal 2022 começou esta sexta-feira, 28 de janeiro, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada. O evento que marca a estreia de Portugal, enquanto país anfitrião, no Circuito Mundial de Judo, reúne 301 Atletas (122 Femininos e 179 Masculinos) de 41 Países, incluindo 34 Judocas Portugueses até este domingo, 30 de janeiro.

Durante esta manhã competiram as judocas das categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas, incluindo 17 Portugueses:

Telma Monteiro (-57 kg), Catarina Costa (-48 kg) e Joana Diogo (-52 kg) foram as Judocas Portuguesas que mais se destacaram durante as eliminatórias desta manhã, alcançando as Semifinais. Catarina está na final da competição, Telma cedeu e vai lutar pelo Bronze e Joana Diogo aguarda o seu combate da semifinal.

Nos -52 kg, Maria Siderot alcançou os quartos-de-final, mas cedeu nessa fase e vai disputar as repescagens.

Gonçalo Oliveira (-66 kg) somou duas vitórias nos dois primeiros combates, eliminando o espanhol Adrian Chinarro e o americano Ari Berliner por ‘ippon’. Nos Quartos-de-final enfrentou o nº1 do ranking mundial Baul An, da Coreia do Sul. Apesar da determinação, o jovem português não conseguiu evitar o ‘ippon’ do judoca asiático. Nas repescagens, encontrou o japonês Yamato Fukuda, mas voltou a ceder por ‘ippon’. Com este resultado, Gonçalo Oliveira termina num honroso 7º lugar.

Na categoria -66 kg, Kainan Pires começou com uma vitória contra o sul-coreano Channyeong Kim (89º) por ‘ippon’. Na ronda seguinte, o sorteio ditou um encontro com o nº2 do mundo, Denis Vieru. Após um combate bastante equilibrado, o moldavo confirmou o favoritismo, mas precisou de quase 7 minutos para pontuar contra o atleta luso.

Raquel Brito (-48 kg), Inês Ribeiro (-48 kg), Denisa Grecu (-48 kg), Mariana Esteves (-57 kg), Maria Rosário (-57 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg), Bruno Bento (-60 kg), Bernardo Tralhão (-66 kg) e Bruno Barros (-66 kg), apesar do esforço, não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.

Recordamos que Portugal está representado por 34 Atletas (15 Femininas e 19 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Raquel Brito (-48 kg), Inês Ribeiro (-48 kg), Denisa Grecu (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Maria Siderot (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Mariana Esteves (-57 kg), Maria Rosário (-57 kg), Margarida Brás (-63 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Carolina Paiva (-78 kg) no feminino e Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg), Bruno Bento (-60 kg), Bernardo Tralhão (-66 kg), Bruno Barros (-66 kg), Gonçalo Oliveira (-66 kg), Kainan Pires (-66 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), João Fernando (-81 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg) Eduardo Silva (-81 kg), Bruno Silva (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Miguel Rato (-90 kg), Jorge Fonseca (-100 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg) no masculino, que são acompanhados pelos Treinadores Ana HormigoPedro SoaresMarco MoraisJoana RamosAntónio Saraiva e Jerónimo Ferreira.

O Bloco de Finais está previsto para as 17h00, com transmissão televisiva na SPORT TV e presença portuguesa assegurada.

Declarações

Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo

“Penso que é uma grande organização que conseguimos montar aqui. Estamos a realizar um sonho, toda a família do Judo sonhava com acolher um Grande Prémio em Portugal e é fantástico ver o evento a realizar-se. A única dificuldade que tivemos foi devido ao covid, tivemos de mudar de pavilhão. De resto, correu tudo bem na preparação da prova. Por se realizar em Portugal, achamos que podemos fazer sempre mais e melhor, mas não nos podemos esquecer que isto é um Grande Prémio, uma prova que faz parte do Circuito Mundial, e que por acaso se realiza em Portugal, mas que podia ser em qualquer parte do mundo, com um nível competitivo altíssimo. Quando participamos num Grand Prix noutro país, as expetativas não são tão grandes. Toda a gente está expectante, mas eu tenho os pés bem assentes no chão e sei que todos os Atletas que aqui estão querem pontuar. A nossa Seleção está a preparar-se para Paris 2024 e esta é uma etapa desse processo. Os nossos atletas querem ter ainda melhores resultados do que aqueles que obtiveram em Tóquio e esta é mais uma prova rumo a esse objetivo.”

 

NOTAS:

1) Resultados até às 14h00.

2) Fotografias: https://www.ijf.org/competition/2281/photos

3) Resultados atualizados e Live Streaming: https://live.ijf.org/gp_por2022Internacional

    DOCUMENTOS RELACIONADOS