Catarina Costa de Bronze no Grand Slam de Abu Dabhi

Out 25 2019

Catarina Costa de Bronze no Grand Slam de Abu Dabhi

O primeiro dia do Grand Slam Abu Dhabi 2019 cumpriu-se esta quinta-feira, 24 de outubro, na capital dos Emirados Árabes Unidos. A competição que decorre até domingo, dia 26, reúne 553 Atletas (322 Masculinos e 231 Femininas), em representação de 95 Países.

Neste dia inaugural, os tatamis árabes receberam 4 Judocas Lusos:

Catarina Costa (-48 kg) começou por eliminar a atleta da Taipé Chinesa, Chen-Hao Lin, por ‘ippon’. Nos Quartos-de-final, apesar do equilíbrio, a jovem portuguesa não conseguiu ultrapassar a espanhola Laura Martinez Abelenda, sofrendo o ‘ippon’ da vencedora do Grand Slam de Baku 2019. Catarina regressou às vitórias na repescagem, eliminando a nº9 do ranking mundial, Julia Figueroa, por acumulação de ‘shidos’ da espanhola, após quase 8 minutos de combate. No seu último e derradeiro desafio, Catarina Costa derrotou a russa Sabina Giliazova (vencedora do Grand Prix de Tashkent 2019), por ‘wazari’, subindo ao pódio para receber a Medalha de Bronze.

Telma Monteiro (-57 kg) somou uma vitória perante a alemã Amelie Stoll, por ‘ippon’, no confronto inicial. Nos oitavos-de-final, contra a sul-coreana Jandi Kim, a olímpica portuguesa somou o terceiro ‘shido’ em período de ‘ponto de ouro’.

Rodrigo Lopes (-60 kg) estreou-se a eliminar o Vice-Campeão Europeu em 2018, Yanislav Gerchev, por ‘ippon’. Na ronda seguinte, o jovem luso cedeu por ‘wazari’ contra o nº28 do ranking mundial, Phelipe Pelim, do Brasil.

Na categoria -66 kg, João Crisóstomo não conseguiu superar o seu primeiro adversário, Orlando Polanco, de Cuba, no seu primeiro combate.

A Seleção Nacional presente em Abu Dhabi é composta por 9 Atletas (4 Masculinos e 5 Femininas): Catarina Costa (-48 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Jorge Fernandes (-73 kg) e Anri Egutidze (-81 kg), que são acompanhados pelo Treinador Pedro Soares e pelo Fisioterapeuta Sérgio Morais. Os Treinadores João Neto e Jorge Gonçalves também marcam presença na prova a expensas próprias.

Os combates regressam esta sexta-feira, 25 de outubro, com 2 Portugueses em prova: Jorge Fernandes e Anri Egutidze. As eliminatórias têm início às 10h00 locais (07h00 em Portugal Continental).

    DOCUMENTOS RELACIONADOS