Catarina Costa alcança 5º lugar e Diploma Olímpico

Jul 26 2021

Catarina Costa alcança 5º lugar e Diploma Olímpico

Cumpriu-se este sábado, 24 de julho, o primeiro dia da competição de Judo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A capital japonesa recebe o Maior Evento Desportivo do Mundo que reúne 393 Judocas (192 Femininas e 201 Masculinos), em representação de 128 Países.

O primeiro dia da prova foi dedicado às categorias mais leves (-48 kg feminina e -60 kg masculina), com 1 Judoca Portuguesa em ação:

Catarina Costa (-48 kg) foi a primeira atleta lusa em ação nos tatamis do Nippon Budokan, defrontando Aisha Gurbanli (34ª) do Azerbaijão, na primeira ronda, onde conseguiu somar a primeira vitória por ‘wazari’. Na ronda seguinte defrontou a Campeã Asiática Yanan Li (22ª). Após um combate equilibrado, foi a portuguesa a avançar na prova, eliminando a chinesa por ‘ippon’. Nos quartos-de-final, encontrou a nº2 do mundo, Daria Bilodid. Depois do equilíbrio verificado ao longo dos 4 minutos do tempo regulamentar, a ucraniana conseguiu pontuar um ‘ippon’ perto dos 2 minutos do período de ‘ponto de ouro’. A judoca de Coimbra regressou às vitórias na repescagem, conseguindo o triunfo sobre a Campeã Olímpica, Paula Pareto (6ª), da Argentina, após pontuar ‘wazari’ e defendendo a vantagem até ao fim do confronto. Na luta pelo Bronze, enfrentou a mongol Urantsetseg Munkhbat, nº4 do ranking mundial. Apesar do esforço, a atleta lusa não conseguiu evitar a ‘chave de braço’ aplicada pela adversária, a cerca de um minuto do final do combate, cedendo por ‘ippon’. Após uma excelente prestação, onde demonstrou muita determinação, técnica, grande velocidade nos movimentos e uma enorme paixão, Catarina Costa alcança o 5º lugar e o Diploma Olímpico.

Recordamos que a Seleção Olímpica Portuguesa conta com 8 Judocas (6 Femininas e 2 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 Kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

Este domingo, 25 de julho, realiza-se o segundo dia do evento, dedicado às categorias -52 kg feminina e -66 kg masculina. Joana Ramos, que cumpre a terceira presença olímpica, é a representante portuguesa em ação. As eliminatórias têm início marcado para as 03h00 (Portugal Continental).

 

Declarações:

Catarina Costa – 5ª Classificada

“Termino esta prova muito feliz e orgulhosa do meu percurso. Todo o trabalho dos últimos anos e esta preparação final, vieram ao de cima e isso deixa-me contente. Consegui demonstrar todas as minhas capacidades na competição e dar o meu melhor em cada combate. Estive quase, só não consegui a medalha porque houve um momento em que as minhas adversárias estiveram melhor e me conseguiram levar de vencida. Adorei a experiência de competir nuns Jogos Olímpicos, foi uma estreia excecional. Fico com vontade de mais e espero que já em Paris’2024 consiga chegar ao pódio.”

 

fotografia: Gabi Juan EJU

    DOCUMENTOS RELACIONADOS