Catarina Costa (5.ª) e Wilsa Gomes (7.ª) no Tel Aviv Grand Slam 2021

Fev 18 2021

Catarina Costa (5.ª) e Wilsa Gomes (7.ª) no Tel Aviv Grand Slam 2021

Catarina Costa foi a melhor portuguesa no primeiro dia do Tel Aviv Grand Slam 2021, ao assegurar o 5.º lugar na categoria de -48 kg. A portuguesa encerrou a sua participação em Israel com duas vitórias, cedendo o terceiro lugar no derradeiro combate para a espanhola Julia Figueiroa. Neste primeiro dia, destaque ainda para o 7.º lugar de Wilsa Gomes na categoria de -57 kg. O Grand Slam de Tel Aviv 2021 começou esta quinta-feira, 18 de fevereiro, com seis judocas portugueses em ação. A prova conta com 421 atletas (247 masculinos e 174 femininas) de 60 países, a combater até este sábado, 20 de fevereiro.

Catarina Costa (-48 kg) começou a sua participação ao defrontar, na 2.ª eliminatória, a italiana Assunta Scutto, campeã europeia de cadetes, e vencedora do combate da primeira ronda frente a Giovanna Prado (EUA). A portuguesa entrou muito bem no tapete para se superiorizar frente à italiana no tempo suplementar (golden score) por ippon.

No seu segundo confronto dos quartos de final, com a russa Sabina Giliazova, 16.ª do ranking olímpico, venceu também por ippon no golden Score, para liderar a pool B, e defrontar na luta pelas medalhas a ucraniana Daria Bilodid. Frente à ucraniana, bicampeã do mundo, que a havia recentemente defrontado no Masters de Doha, Catarina Costa, da Académica de Coimbra, cedeu por ippon após sete minutos de combate. Catarina, muito combativa, encerrou a sua participação em Israel na luta pelo bronze frente à espanhola Julia Figueiroa, 7.º do ranking mundial, que acabou por levar a melhor por ippon (imobilização).

Catarina Costa. “A competição de hoje espelha bem o trabalho que tenho vindo a desenvolver. Demonstrei que faço parte das melhores atletas a nível mundial. Apesar de ter de trabalhar ainda mais para me poder afirmar como top mundial. Estou mais consistente e sinto-me melhor nos combates. Apesar de não me ter sentido tão bem fisicamente como me senti no Masters de Doha. Hoje foi um dia duro. Foi uma competição muito difícil desde o início. Tive três pontos de ouro, mas consegui superar as minhas adversárias e afirmar o meu judo e conseguir concretizar os aspetos que temos vindo a treinar. Nos meus primeiros dois combates consegui projetar por ippon as minhas adversárias, depois na meia final defrontei a Daria Bilodid, campeã do mundo, e senti-me bem, consegui impor o meu judo. Consegui mostrar que estou ao nível das melhores. Fui um pouco infeliz no fim também com alguns castigos. Mas o meu pensamento era sempre ir para cima e tentar projetar e ganhar. Não consegui fazer, mas ainda assim penso que fiz um bom combate. No combate da disputa pelo bronze fui um pouco infeliz, ao ser bem ‘apanhada’ no chão, mas apesar de ter ficado em quinto lugar não invalida o bom percurso que eu fiz hoje e sinto satisfeita com este resultado, apesar de obviamente trabalhar pensando combate a combate, mas obviamente com o objetivo da medalha. Tive uma boa prestação, sinto-me mais consistente. Os pormenores que temos vindo a trabalhar no clube têm surgido. Queria também agradecer à Federação Portuguesa de Judo pelo excelente trabalho que tem vindo a fazer com os estágios porque sinto realmente que ter a qualidade de treino perto de casa, em Coimbra, com toda a seleção tem ajudado bastante para a minha evolução. Temos conseguido trabalhar aspetos importantes e tenho vindo a melhorar o meu judo graças também a isso. E no clube temos apontado aquilo em que tenho de melhorar. Mas com duas derrotas há aspetos a melhorar para que nas próximas competições possam esse pormenor sair a meu favor e assim chegar às medalhas.”

Bom resultado também para Wilsa Gomes ao assegurar o 7.º lugar na categoria de -57 kg, somando duas vitórias. A portuguesa superiorizou-se na 1.ª eliminatória frente à italiana Silvia Pellitteri com ippon pontuado. Na segunda ronda bateu a ucraniana Mariia Skora, 39.º mundial, por waza-ri. No combate dos quartos de final, frente à francesa Sarah Leonie Cysique, 5.ª do ranking olímpico e prata no Masters de Doha, a sportinguista campeã da europa sub-23, mostrou-se à altura do desafio, após quatro minutos de combate foi derrotada por waza-ri. Na repescagem, frente à polaca Julia Kowalczyk, 13.ª do ranking olímpico, a jovem judoca de 23 anos foi afastada por Ippon, garantindo o 7.º lugar.

Wilsa Gomes: “Estou muito satisfeita com o resultado de hoje, sabendo que poderia ter ido muito mais além. Mas termino esta minha participação em Israel com a cabeça erguida sabendo que dei tudo. Agora, quanto aos próximos desafios, é continuar a trabalhar e continuar com o mesmo foco que é ganhar combates e dar sempre o meu melhor.”

Maria Siderot (-48 kg) encontrou na 1.ª eliminatória a indiana Shushila Devi Likmabam a quem se superiorizou no Golden Score por waza-ari. Na segunda ronda a sportinguista cedeu por ippon para a sérvia Milica Nikolic, 17.º do ranking olímpico.

Joana Diogo (-52 kg) entrou muito bem na 1.ª Eliminatória ao bater a norte-americana Angelica Delgado, 16.º do ranking mundial, por ippon a 20 segundos do final. No seu regresso ao tapete, a atleta do Judo Clube de Coimbra levou o combate para o tempo complementar, mas não conseguiu levar a melhor frente à russa Alesya Kuznetsova, cedendo por Ippon.

João Crisóstomo (-66 kg) encontrou na 2.ª Eliminatória o peruano Juan Postifos, 42.º mundial, que na primeira ronda afastou Matej Poliak (SVK). O atleta da Universidade Lusófona superiorizou-se por waza-ri. No segundo combate, Crisóstomo defrontou Sardor Nurillaev (Uzbekistan) cedendo no tempo suplementar por três penalizações.

Num combate muito equilibrado, Rodrigo Lopes (-60 kg) esteve a competir pela vitória até ao limite, acabando o benfiquista por ceder por margem mínima frente ao campeão asiático de juniores, Kubanychbek Aibek Uulu (KGZ), por pontos. Após quase 9 minutos de um combate bastante equilibrado, com o marcador empatado com um ‘wazari’ e dois ‘shidos’ para cada lado, foi o jovem luso a cometer a terceira penalização, resultante na vitória do atleta do Quirguistão.

Na segunda jornada, amanhã, sexta-feira, onde serão disputadas as categorias de femininos (-63 kg e -70 kg) e masculinos (-73 kg e -81 kg), destaque para o português João Fernando (-73 kg) na 2.ª Eliminatória – frente a Akil Gjakova (KOS). Os combates iniciam-se às 10h30 locais (08h30 em Portugal Continental). Acompanhe em direto em live.ijf.org

No terceiro dia, sábado, compete Rochele Nunes (+78 kg). Entra em ação na 2.ª eliminatória enfrentando Kamila Berlikash (KAZ).

Recordamos que a comitiva portuguesa presente no evento é composta por oito atletas (5 femininas e 3 masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg) e João Fernando (-73 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

:::::

    DOCUMENTOS RELACIONADOS