Beatriz Barata e Carolina Paiva conquistam Prata e Mafalda Ezequiel vence Bronze – Taça da Europa de Cadetes Coimbra 2017

Mai 28 2017

Beatriz Barata e Carolina Paiva conquistam Prata e Mafalda Ezequiel vence Bronze – Taça da Europa de Cadetes Coimbra 2017

A Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2017 terminou este domingo, após dois dias de combates emocionantes. Os Judocas Lusos voltaram a estar em destaque ao conquistar 2 Medalhas de Prata e 1 de Bronze, para além de 2 quintos lugares e 2 sétimas posições.

Recordamos que no primeiro dia, Portugal conquistou 5 Medalhas – uma de Prata (André Cravo) e quatro de Bronze (Andreia Loureiro, Lucas Catarino, Daniel Santos e Bruno Barros), 2 quintas (Francisco Soares e Bruno Bento) e 2 sétimas posições (Pedro Costa e Gonçalo Lopes). Com os resultados deste domingo, Portugal totaliza 8 Medalhas (3 Prata e 5 Bronze), 4 quintos lugares e 4 sétimas posições, terminando no top 10 (sétimo lugar) entre as 22 nações presentes em Coimbra.

Os melhores jovens judocas do mundo estiveram em Coimbra em busca da qualificação para o Campeonato da Europa, Campeonato do Mundo e Festival Olímpico da Juventude (FOJE).

O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebeu durante este fim-de-semana 322 Atletas (188 masculinos e 134 femininos) em representação de 22 países. Portugal esteve presente por 110 judocas.

Este domingo entraram nos tatamis conimbricenses 41 Atletas Lusos das categorias -57 kg, -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas e -73kg, -81 kg, -90 kg e +90 kg masculinas.

Beatriz Barata (-57 kg) revelou grande maturidade competitiva ao longo do seu percurso até à final. A portuguesa eliminou as duas primeiras adversárias – a britânica Leah Grosvenor e a francesa Melodie Turpin. Na semifinal encontrou a sua compatriota Mafalda Ezequiel. O combate revelou-se bastante equilibrado, mas Beatriz conseguiu pontuar (wazari) e geriu a vantagem até ao fim. Na luta pelo Ouro acabou por ser penalizada com 3 shidos que originaram a sua derrota. Com este resultado, Beatriz Barata subiu ao pódio para receber a Medalha de Prata.

Com apenas 6 atletas na categoria -70 kg, Carolina Paiva triunfou perante as espanholas Yaylen Gonzalez Dominguez (ippon) e Sara Davila Montoya (shido para a adversária em ponto de ouro). Na final voltou a defrontar uma judoca espanhola – Begona Sotillo Gomez. Desta vez não conseguiu repetir os resultados obtidos nos primeiros combates e perdeu por apenas um wazari. Carolina Paiva subiu ao segundo lugar do pódio para receber a Medalha de Prata.

Mafalda Ezequiel (-57 kg) começou por eliminar a espanhola Laura Vazquez Fernandez, somando 3 wazari antes de aplicar o ippon final. Na ronda seguinte teve pela frente a russa Mariia Serdiutskaia (Medalha de Prata na Taça da Europa de Tula), mas a atleta lusa demonstrou a sua qualidade ao pontuar um wazari (o marcador não alterou até final). Acabou por ceder apenas na semifinal contra Beatriz Barata. Na luta pelo pódio, Mafalda só precisou de 1 minuto e 12 segundos para fazer o ippon que lhe valeu a Medalha de Bronze.

Joana Crisóstomo (-63 kg) venceu as duas primeiras adversárias – Esther Rey Checa de Espanha e Daria Vasileva da Russia (esteve a perder, mas conseguiu dar a volta com 2 wazari). Nos quartos-de-final não conseguiu superar a belga Cosima Grumiaux. No combate pelo Bronze, a russa Tatiana Guzun superou a jovem lusa que terminou num honroso 5º lugar.

Nos -73 kg, Manuel Rodrigues somou 2 vitórias nos 2 primeiros combates (contra o espanhol Pablo Sanchis Lahiguera e o croata Borna Ivosevic). Na ronda seguinte cedeu perante o francês Tizie Gnamien. Voltou às vitórias nas repescagens, eliminando mais dois adversários (Adelin Rusu da Moldavia e Maxime Le Monze da França). No seu último combate, o italiano Kenny Komi Bedel revelou-se mais forte que Manuel Rodrigues, que assim terminou na 5ª posição.

Destaque ainda para os 2 sétimos lugares alcançados por Leonor Silva (-57 kg) e Rafael Barreira (+90 kg).

 

DECLARAÇÕES

 

 

Vencedora da Medalha de Prata – Beatriz Barata

 

“Estou muito feliz. Eu obviamente queria a Medalha mas não era algo que já estivesse à espera. Preparei-me muito bem, estava confiante. O ano passado tinha feito Bronze nesta prova e queria melhorar. No combate final, não consegui impor o meu judo, a minha adversária esteve melhor e acho que foi merecido.”

 

Vencedora da Medalha de Prata – Carolina Paiva

 

“O meu objetivo no início da competição era fazer o meu melhor e chegar o mais longe possível. Não esperava a medalha, apesar da preparação e os treinos terem corrido muito bem. No último combate consegui melhorar muito em comparação com o anterior, mas não chegou, foi quase.”

 

Prof. Luís Monteiro – Diretor do Alto Rendimentos e das Seleções Nacionais

“Além da excelente organização da prova, a Seleção Portuguesa esteve em grande destaque ao alcançar 8 Medalhas nos dois dias de competição e 8 lugares de finalista.

Face a estes bons resultados, para o Campeonato da Europa temos 11 atletas com mínimos e pela primeira vez iremos participar no Europeu na competição de equipas femininas.”

 

Resultados Finais

Femininos

Masculinos

Medalheiro

Resultados Completos em: www.ippon.org/cont_cup_cad_por2017.php

CADET EUROPEAN CUP – COIMBRA 2017 – DAY 2 HIGHLIGHTS

DOCUMENTOS RELACIONADOS

PRESS RELEASE RELACIONADOS