Bárbara Timo conquista o ouro em Tbilisi

Mar 31 2019

Bárbara Timo conquista o ouro em Tbilisi

No segundo dia do Grand Prix Tbilisi que se cumpriu este sábado, 30 de março, Bárbara Timo (-70 kg) conquista a Medalha de Ouro para Portugal!

Bárbara Timo estreou-se com uma vitória, eliminando a Tricampeã Mundial Yuri Alvear por ‘ippon’, em menos de um minuto de combate. Afastou, por ‘ippon’, a belga Roxane Taeymans (29ª classificada do Ranking Mundial) nos Quartos-de-final. Garantiu a presença na final da prova, ao somar o terceiro ‘ippon’ em apenas 35 segundos, no confronto com a russa Alena Prokopenko. Na luta pelo lugar mais alto do pódio, contra Laura Vargas Koch (medalha de bronze nos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro), verificou-se um combate equilibrado, decidido em período de ‘ponto de ouro’, por acumulação de ‘shidos’ da alemã. Com este resultado, Bárbara Timo vence a competição e conquista a Medalha de Ouro.

Na categoria -81 kg, Anri Egutidze apresentou-se em grande forma, derrotando, por ‘ippon’, os três primeiros adversários – o francês Ibrahim Keita, o espanhol Alfonso Urquiza Solana e o georgiano Koba Mchedlishvili. Na semifinal, encontrou a jovem relevação Timo Cavelius. Após um combate equilibrado, o alemão alcançou um ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’, afastando o português da final. Na luta pelo Bronze, perante Antoine Valois-Fortier (Atual Campeão Panamericano), o português esteve sempre à procura de pontuar, mas numa dessas iniciativas e a 30 segundos do final do combate, foi o canadiano que aproveitou para contra-atacar e somar o ‘wazari’ que se revelou decisivo. Desta forma, Anri Egutidze termina a sua caminhada num honroso 5º lugar.

Nuno Saraiva (-73 kg) eliminou o alemão Lukas Vennekold, no seu primeiro combate, com um ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’. Nos Oitavos-de-final não conseguiu evitar o ‘ippon’ do atleta da casa, Lasha Giunashvili, terminando no 9º lugar.

No primeiro dia da competição, Maria Siderot (-48 kg) e Joana Diogo (-52 kg) terminaram as respetivas prestações no 9º lugar.

A Seleção Portuguesa é representada por 11 Judocas: Maria Siderot (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).

A prova que recebe 372 Atletas (205 masculinos e 167 femininos) em representação de 52 países, termina este domingo, com a presença dos Atletas das categorias mais pesadas. Patrícia Sampaio, Yahima Ramirez, Rochele Nunes e Jorge Fonseca são os 4 Judocas que encerram a participação portuguesa. O início dos combates está previsto para as 10h00 locais (-4h00 em Portugal Continental).

    DOCUMENTOS RELACIONADOS