Bárbara Timo conquista Medalha de Bronze em Budapeste

Out 24 2020

Bárbara Timo conquista Medalha de Bronze em Budapeste

Cumpriu-se este sábado, 24 de outubro, o segundo dia do Grand Slam da Hungria 2020. Os Melhores Judocas do Mundo estão presentes na competição que marca o regresso do Circuito Mundial de Judo e que termina este domingo, 25 de outubro.

A capital húngara recebe ao longo dos 3 dias do evento, um total de 407 Judocas (256 Masculinos e 151 Femininas) em representação de 61 Países.

Neste segundo dia de combates, Portugal contou com 3 Atletas em ação:

Com 20 Atletas em prova na categoria -70 kg, a Vice-Campeã Mundial Bárbara Timo, 4ª cabeça-de-série, começou a sua prestação nos quartos-de-final, onde venceu a brasileira Maria Portela, 19ª do Ranking Mundial, por acumulação de ‘shidos’. Na semifinal, perante a croata Barbara Matic, foi a portuguesa a cometer o terceiro ‘shido’ já em período de ‘ponto de ouro’. No Bloco de Finais, a luta contra a porto-riquenha Maria Perez (Vice-Campeã Mundial em 2017) revelou-se equilibrada, mas Bárbara Timo confirmou a sua superioridade ao alcançar o ‘ippon’ após 6 minutos no tatami, conquistando a Medalha de Bronze.

Na categoria -81 kg, João Martinho começou a sua caminhada na segunda eliminatória, onde eliminou o polaco Damian Szwarnowiecki por ‘ippon’. Nos oitavos-de-final, o português não conseguiu ultrapassar o nº8 do Ranking Mundial e companheiro de equipa no Sporting CP, Frank de Wit, da Holanda. João Martinho cedeu por ‘ippon’, terminando a sua prestação no 9º lugar.

Anri Egutidze (-81 kg) estrou-se a vencer por ‘ippon’, contra o holandês Jim Heijman. Na segunda eliminatória, não conseguiu ultrapassar o Campeão Pan-americano e nº5 do Ranking Mundial, Antoine Valois-Fortier, do Canadá, ao sofrer o segundo ‘wazari’ e respetivo ‘ippon’, a 40 segundos do fim do confronto.

Recordamos que no primeiro dia da prova, Rodrigo Lopes (-60 kg) estreou-se nos Pódios do Circuito Mundial de Judo ao conquistar a Medalha de Bronze, depois de vencer o húngaro David Naji, por ‘ippon’, no combate decisivo. Telma Monteiro (-57 kg) também esteve presente no Bloco de Finais, mas não conseguiu alcançar o Bronze, ao ceder no ‘ponto de ouro’ de um confronto equilibrado com a 13ª classificada do Ranking Mundial, Timna Nelson Levy, de Israel.

Seleção Nacional presente em Budapeste é composta por 12 AtletasCatarina Costa (-48 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Telma Monteiro (-57 kg),  Bárbara Timo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Martinho (-81 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) e Vasco Rompão (+100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana HormigoPedro Soares e João Neto e pelo fisioterapeuta Eduardo Pedro.

A competição termina este domingo, 25 de outubro, com os combates das categorias mais pesadas. Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) e Vasco Rompão (+100 kg) são os 4 Judocas que encerram a participação portuguesa no evento. As eliminatórias arrancam às 10h00 locais (-1h00 em Portugal Continental).

    DOCUMENTOS RELACIONADOS