Bárbara é bronze no Campeonato da Europa de Seniores, Anri Egutidze é 5º

Abr 18 2021

Bárbara é bronze no Campeonato da Europa de Seniores, Anri Egutidze é 5º

Bárbara Timo conquistou a Medalha de Bronze no segundo dia do Campeonato da Europa de Judo – Lisboa 2021 que se cumpriu este sábado, 17 de abril. A Judoca Lusa elevou para 3 o número de Medalhas Portuguesas na prova. O Altice Arena recebeu 112 Atletas das categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas, incluindo 4 Portugueses.

Durante a manhã, realizaram-se as eliminatórias, com 2 Judocas Lusos a destacarem-se e a marcarem presença no Bloco de Finais:

Na categoria -70 kg, Bárbara Timo arrancou a competição na segunda ronda, onde eliminou a 35ª do ranking mundial, Szabina Gercsak, da Hungria. Cedeu no confronto seguinte perante a nº3 do mundo, Kim Polling, da Holanda. Na repescagem, a Vice-Campeã do Mundo portuguesa encontrou e venceu a espanhola Maria Bernabeu, nº17 do ranking, com um duplo ‘wazari’, que lhe valeu a presença no Bloco de Finais. No seu último e derradeiro desafio, a atleta lusa defrontou Lara Cvjetko (Campeã Europeia de Cadetes 2017). Depois de 4 minutos de combate equilibrados, a jovem croata foi penalizada com o terceiro ‘shido’, após a execução de uma técnica proibida, nos primeiros segundos do ‘golden score’. Com este resultado, Bárbara Timo conquista a Medalha de Bronze.

Depois de eliminar o italiano Antonio Esposito (29º) e o Campeão Olímpico Khasan Khalmurzaev, da Rússia, e afastar o Campeão Mundial Sagi Muki, de Israel, para as repescagens, Anri Egutidze (-81 kg) disputou o acesso à final com o nº3 do ranking – Vedat Albayrak. O Português começou a ganhar, pontuando um ‘wazari’ na fase inicial do combate, mas o turco conseguiu igualar o marcador. A 20 segundos do fim, num ataque que podia pender para qualquer lado, foi o atleta luso a ceder. Na luta pelo Bronze, enfrentou o nº12 do ranking mundial, Christian Parlati (Ouro no Grand Slam de Tashkent 2021). O confronto revelou-se equilibrado, com vários ataques de ambos os judocas, mas apenas ficou decidido no ‘ponto de ouro’. Numa altura em que os dois atletas estavam em risco de levar o terceiro ‘shido’, o italiano conseguiu a projeção que lhe valeu o ‘ippon’. Com este resultado, Anri Egutidze termina a sua prestação num honroso 5º lugar.

A nível coletivo, Portugal ocupa neste momento a 5ª posição do ranking das nações presentes, com 3 Medalhas conquistadas. O Kosovo passou a ser a única Seleção com 2 Medalhas de Ouro conquistadas, liderando a tabela. França continua a ser o país mais medalhado, totalizando 5 (1 Ouro, 2 Prata e 2 Bronze) ocupando a segunda posição. Itália completa o pódio com 3 Medalhas (1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronze), as mesmas da Eslovénia.

Individualmente, Tina Trstenjak (-63 kg) da Eslovénia, Sanne Van Dijke (-52 kg) da Holanda, Akil Gjakova (-73 kg) do Kosovo e Vedet Albayrak (-81 kg) da Turquia, sagraram-se Campeões Europeus nas respetivas categorias.

Medalheiro e Resultados Finais em: http://www.ippon.org/eju_sen2021.php

Antes do Bloco de Finais, Telma Monteiro foi homenageada pelo Governo, recebendo a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo pelas mãos do Primeiro-Ministro António Costa.

Campeonato da Europa de Judo – Lisboa 2021 termina este domingo, 18 de abril. Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Jorge Fonseca (-100 kg), Diogo Brites (-100 kg) e Vasco Rompão (+100 kg) são os 5 Judocas que encerram a participação portuguesa na prova disputada em solo luso. As eliminatórias arrancam às 10h00.

Imediatamente antes do início dos últimos combates, realiza-se também a Cerimónia da Passagem da Bandeira, onde a bandeira da União Europeia de Judo (UEJ) é simbolicamente devolvida a Sergey Soloveychik pelas mãos de Jorge Fernandes, neste caso, Presidente da Federação do país anfitrião. Por sua vez, o Presidente da UEJ entrega a bandeira ao Presidente da Federação do país anfitrião do ano seguinte – Rumen Stefanov Stoilov, da Búlgária, que organiza o Campeonato da Europa de Judo – Sofia 2022.

Declarações

Bárbara Timo – Vencedora da Medalha de Bronze

“As lágrimas no final do combate eram de dor, no pódio eram de alegria. Queria muito conquistar uma medalha num europeu, agora só falta a medalha grande que é a dos Jogos Olímpicos. Foi um dia duro, lutei contra atletas muito fortes, a minha inspiração foi a Telma estar em casa e sentir todo o calor de lutar em casa, foi como se estivesse a lutar em equipa. Quando perdi no segundo combate, veio uma força muito grande pensei que iria dar tudo, lutei com muita emoção dei tudo na repescagem e consegui o Bronze.”

 

Anri Egutidze – 5º Classificado

“Infelizmente já não é a primeira vez que fico em 5º lugar. Em 2018, em Israel, também terminei nessa posição. Hoje combati contra todos os atletas que já conhecia, o único que não tinha lutado até agora era o campeão do mundo (Sagi Muki). Sabia que tinha de ser agressivo e que ele era um tipo lutador que não disputa muito por pegas e tinha de aproveitar isso para mim. Ele levou três ‘shidos’, fiquei muito feliz. Custa-me muito o quinto lugar, tenho muitos quintos, mas hoje custou-me mais, pela forma como comecei o dia, esperava acabar com uma Medalha e meti na cabeça que ia chegar à final. Nunca desisti, mas acho que poderia ter sido melhor. Na meia-final não devia ter perdido aquele combate, foi um erro meu. Sei que consigo ganhar a toda a gente. Não levei o bronze porque me faltou mobilidade e ritmo no combate, acho que não consegui lutar o suficiente para ganhar esta medalha, faltou-me um pouco. Agora é focar no próximo grande objetivo que é o campeonato do mundo. Este ano estou a sentir que consigo  ganhar uma medalha no mundial.”

 

António Costa – Primeiro-Ministro de Portugal

“É um enorme orgulho para Portugal, assistir aqui na nossa capital, à 6ª Medalha de Ouro que a Telma Monteiro nos deu num Campeonato da Europa de Judo. É um feito extraordinário, 15 Medalhas em 15 Campeonatos. Sabemos bem que as circunstâncias que vivemos não permitem que as provas desportivas tenham público, mas ontem durante o combate da Telma, muito mais dos que os lugares que estariam disponíveis neste pavilhão, foram as pessoas que estiveram com os olhos pregados na televisão e com os ouvidos atentos à rádio a seguir o combate. Foi com enorme alegria que todos podemos dizer vitória. Telma, os nossos parabéns e muito obrigado por teres honrado as cores portuguesas e os portugueses. Para mim, é um enorme privilégio poder entregar a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, sendo que o maior mérito que a Telma Monteiro tem, é estar no coração de todas e todos Portugueses. Esta medalha está relacionada com toda a carreira e com toda a vida da Telma Monteiro. Estando o Campeonato da Europa a decorrer aqui em Lisboa, não podíamos desperdiçar esta ocasião para fazer esta homenagem, que já lhe era devida há muito. Tivemos a felicidade de associar a esta Medalha de Mérito Desportivo, mais uma Medalha de Ouro, a sexta em Campeonatos da Europa.”

 

Telma Monteiro – Campeã Europeia de Judo homenageada pelo Governo

“Quero agradecer esta homenagem. Para mim, tem sido uma honra e um grande orgulho representar o meu país. Hoje é um dia especial, não só para mim, mas também para o Judo, e se eu dei muito ao Judo e a Portugal, o Judo e Portugal também me têm dado muito. Ter conquistado o sexto título europeu foi ainda mais especial. Este é um ano de Jogos Olímpicos, um sonho que se está a adiar, mas o que eu posso prometer enquanto estiver a combater, é que vou lutar para honrar ao máximo a nossa bandeira, e continuar a conquistar muitas medalhas para Portugal. Obrigado a todos os portugueses, estes títulos são vossos também!”

 

 

(Foto: João Gregório)

    DOCUMENTOS RELACIONADOS