Apresentação do Junior European Judo Cup Coimbra 2017

Mar 14 2017

Apresentação do Junior European Judo Cup Coimbra 2017

A Apresentação da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2017, realizou-se esta terça-feira, dia 14 de março, no Auditório do Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia. A competição cumpre-se nos dias 18 e 19 de março no Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia.
A Conferência de Imprensa contou com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra – Dr. Carlos Cidade, do Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Dr. Jorge Fernandes, do Diretor do Alto
Rendimentos e das Seleções Nacionais – Prof. Luís Monteiro, do Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Judo – Dr. Nuno Carvalho e do Secretário Geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra – Dr. Alfredo Lucas. Marcaram também presença outras entidades e a Atleta Joana Fernandes (Campeã Nacional de Juniores na categoria -57 kg), presente na prova.
A competição faz parte do Júnior Tour da IJF (International Judo Federation) que permite pontuar no Ranking Mundial de Juniores, representando uma oportunidade para que um maior número de judocas lusos possa competir, fazer bons resultados e tentar obter os mínimos para a participação no Campeonato da Europa e do Mundo deste escalão. Para esta prova são esperados aproximadamente 425 Atletas (249 masculinos e 176 femininas) nos tapetes conimbricenses, em representação de 23 países. Por estar inserida no escalão de Juniores, a prova recebe judocas com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.

Declarações

Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra – Dr. Carlos Cidade

“O Judo é uma marca desportiva de Coimbra. Estamos muito contentes e identificamo-nos com o crescimento da modalidade. Para nós, é uma honra receber este evento, não só do ponto de vista desportivo, mas também do
ponto de vista económico e social, uma vez que este tipo de prova contribui para esse crescimento. Desejo o maior sucesso a todos, em especial aos atletas portugueses, e espero que este pavilhão esteja cheio para os apoiar”.

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Dr. Jorge Fernandes

“Esta é uma grande prova, em termos de participação, penso que é mesmo a maior de sempre, com 425 Atletas e 23 países. Faço um apelo à presença de todos, venham até ao Pavilhão Municipal Dr. Mário Mexia e aproveitem para ver judo ao mais alto nível”

Diretor do Alto Rendimentos e das Seleções Nacionais – Prof. Luís Monteiro

“Esta Taça da Europa de Juniores é uma competição com cada vez mais prestígio e é uma honra para o País, para a Federação Portuguesa de Judo e para a cidade de Coimbra. Este ano a prova aumentou também em termos de participação, devido ao elevado nível de muitos atletas participantes de diversos países e do muito bom nível organizacional dos eventos promovidos em Portugal pela Federação Portuguesa de Judo.
Em relação à Seleção Nacional, aproveitamos o facto desta prova se realizar em Portugal para termos um número alargado de judocas lusos. Alguns desses atletas vão participar com o objetivo de ganhar experiência, outros com um objetivo mais competitivo de tentar ganhar medalhas e pontos para o ranking mundial de juniores.”

Membro do Conselho de Arbitragem da União Europeia de Judo – Dr. Nuno Carvalho

“Esta é uma prova de grande importância, vão estar presentes 24 árbitros, quase todos internacionais, de 13 países diferentes. Os árbitros procuram estar nas competições mais fortes e este número só reforça a importância desta competição.”
Secretário-Geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra – Dr. Alfredo Lucas

“Durante este fim de semana, Coimbra volta a ser a capital do Judo. Voltamos a receber um grande evento na nossa cidade. Espero que Coimbra receba de braços abertos a prova, como habitualmente. Apesar da forte herança deixada pelo anterior Presidente da ADJC, queremos continuar a criar condições para a realização de provas deste calibre na cidade de Coimbra.”

Atleta Joana Fernandes (Campeã Nacional de Juniores na categoria -57 kg)

“Apesar do nível bastante elevado da prova, o meu objetivo é chegar às medalhas, menos que isso não fico satisfeita. O fator casa é importante e espero o apoio de todos os cidadãos de Coimbra.”

DOCUMENTOS RELACIONADOS

PRESS RELEASE RELACIONADOS