Apresentação Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018 13 de novembro| Pavilhão Multiusos de Odivelas

Nov 13 2018

Apresentação Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018 13 de novembro| Pavilhão Multiusos de Odivelas

Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018 foi apresentado esta terça-feira, 13 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. A competição cumpre-se entre os dias 16 e 18 de novembro, em Odivelas.

Maior Competição Mundial do calendário de Judo da International Blind Sports Federation (IBSA) reúne cerca de 296 Atletas (194 masculinos e 102 femininos) em representação de 43 países. A prova marca o início da Qualificação Paralímpica para os Jogos de Tóquio 2020, sendo também a que mais pontos atribui para o Ranking Mundial.

Odivelas, candidata a Cidade Europeia do Desporto 2020, é o município anfitrião do Evento.

A Apresentação da competição contou com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas – Paulo César, do Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes, do Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência – João Fernandes, do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal – José Manuel Lourenço, do Treinador da Seleção Nacional Paralímpica – Jerónimo Ferreira e de 5 Judocas em competição: Ruben GonçalvesDjibrilo IafaHenrique SousaSérgio Mendes e Miguel Vieira.

Encerrada a apresentação, seguiu-se uma Demonstração de Judo para Cegos, na Nave Principal do Pavilhão.

Declarações:

Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas – Paulo César

“Odivelas já está habituada a ser a Casa do Judo. O Desporto é um instrumento de inclusão social. Esta prova, para além do aspeto competitivo e importância mundial, serve também para alertar consciências.”

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes

“Ao longo do nosso mandato, temos tido uma preocupação com a inclusão. Esta Seleção Nacional de Judocas Cegos tem estado presente em todos os Estágios que realizamos. É um procedimento que temos feito ao longo destes últimos 2 anos e é para continuar.”

Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência – João Fernandes

“É gratificante receber um Evento desta dimensão em Portugal. A organização deste Campeonato só é possível graças ao esforço conjunto de todas a entidades envolvidas. Temos a certeza que vai ser um sucesso. Quero desejar a maior sorte a estes Judocas.”

Presidente do Comité Paralímpico de Portugal – José Manuel Lourenço

“Quero saudar a Federação Portuguesa de Judo pelo grande desafio que tem pela frente. Todos sabemos a importância desta competição. Pelo número de Atletas e Países presentes e pelo peso que tem no ranking mundial e na qualificação paralímpica, é a mais importante do calendário mundial.”

Treinador da Seleção Nacional Paralímpica – Jerónimo Ferreira

“Temos feito a nossa preparação ao longo do ano, com vários estágios e competições internacionais. A equipa está motivada e forte. Vamos esperar para ver que resultados alcançamos, mas o animo deles está em alta.”

Judoca da Seleção Nacional – Miguel Vieira

“Estamos preparados psicologicamente e fisicamente para responder a todos os desafios competitivos que temos pela frente. O nosso objetivo é estar focados dentro do tapete e dar o nosso melhor combate a combate.”

Judoca da Seleção Nacional – Djibrilo Iafa

“Vai ser o meu primeiro mundial. Sinto-me muito motivado e bastante preparado. Quero agradecer à Federação Portuguesa de Judo por todo o apoio que nos tem dado na preparação para esta prova.”

Notas:

Press-Kit e Ficha de Acreditação do Evento em anexo.

Vídeo de promoção do Evento:

https://www.youtube.com/watch?v=a7ewDBcQ_6U

Página Oficial do Evento no Facebook:

https://www.facebook.com/events/338287533626522/

DOCUMENTOS RELACIONADOS