Anri Egutidze está nas meias finais do Campeonato da Europa de Judo Lisboa 2021 e Bárbara Timo nas repescagens

Abr 17 2021

Anri Egutidze está nas meias finais do Campeonato da Europa de Judo Lisboa 2021 e Bárbara Timo nas repescagens

O segundo dia do Campeonato da Europa de Judo – Lisboa 2021 está a decorrer este sábado, 17 de abril, no Altice Arena. Durante esta manhã competiram 112 Judocas das categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas, com 4 Portugueses em ação.

Anri Egutidze (-81 kg) começou a sua prestação com uma vitória por ‘ippon’ sobre o italiano Antonio Esposito (29º) na segunda ronda da competição. Somou a segunda vitória do dia contra o Campeão Olímpico Khasan Khalmurzaev, surpreendendo e projetando o russo para ‘ippon’. Nos ‘Quartos-de-final’, encontrou o Campeão Mundial Sagi Muki, dando continuidade à sua grande prestação, triunfando sobre o israelita por acumulação de ‘shidos’. Neste momento, aguarda o combate da semifinal contra o nº3 do mundo, Vedat Albayrak, da Turquia.

Nos -70 kg, Bárbara Timo arrancou a competição na segunda ronda, onde eliminou a 35ª do ranking mundial, Szabina Gercsak. A portuguesa pontuou um ‘wazari’ dentro dos últimos 30 segundos do combate e geriu a vantagem sobre a húngara, Campeã do Mundo de Juniores em 2015. Cedeu no confronto seguinte perante a nº3 do mundo, Kim Polling, da Holanda, com um ‘ippon’ em menos de um minuto. Neste momento a Vice-Campeã do Mundo portuguesa encontra-se na Repescagem, onde vai enfrentar a francesa Margaux Pinot, atual nº2 do ranking.

João Fernando (-73 kg) estreou-se com uma vitória na primeira ronda, eliminando o esloveno Martin Hojak (38º do ranking) por duplo ‘wazari’. Na ronda seguinte, enfrentou o Campeão Europeu de 2019, Tommy Macias. Apesar do esforço do jovem luso, o sueco alcançou o ‘ippon’ antes dos dois minutos, afastando João Fernando da prova.

Na categoria -81 kg, Manuel Rodrigues não conseguiu ultrapassar o 55º classificado do ranking mundial,  Muhammed Koc. Após um confronto equilibrado, o jovem turco (Bronze no Mundial de Cadetes 2017) chegou ao ‘ippon’ a um minuto e vinte segundos do fim.

Acompanhe em direto em live.ijf.org 

Manuel Rodrigues – Atleta da Seleção Nacional

“Estava a sentir-me bastante bem, não estava nervoso, mas claro que perder não é fácil. É uma experiência que ganhamos, agora é melhorar para as próximas vezes. Quero treinar e melhorar, isso é o mais importante. Estou a estudar engenharia aeroespacial no Técnico, um curso bastante exigente, e claro que é difícil conciliar tudo, mas querendo fazer o melhor nos dois sítios, torna-se fácil. Com organização de tempo e vontade tudo se faz.”

 

(Foto de João Gregório)

    DOCUMENTOS RELACIONADOS