Anri Egutidze conquista o bronze no Campeonato do Mundo

Jun 9 2021

Anri Egutidze conquista o bronze no Campeonato do Mundo

A capital da Hungria recebeu esta quarta-feira, 9 de junho, o quarto dia do Campeonato do Mundo de Judo – Budapeste 2021, no qual Portugal foi representado por 1 Judoca:

Anri Egutidze (-81 kg) eliminou o montenegrino Nebojsa Gardasevic (110º), com um ‘wazari’ pontuado em ‘golden score’, na primeira eliminatória. Na ronda seguinte, perante o moldavo Nicon Zaborosciuc, 83º no ranking mundial, dominou o combate, alcançando o ‘wazari’ sensivelmente a meio do confronto e conseguindo o ‘ippon’ a poucos segundos do fim. Na terceira eliminatória, encontrou o nº10 do mundo, Dominic Russel. Apesar do equilíbrio, a 17 segundos do fim, numa altura em que ambos os judocas tinham dois ‘shidos’ no marcador, Anri conseguiu surpreender o alemão, projetando-o para ‘ippon’. Somou a quarta vitória nos oitavos-de-final contra o espanhol Alfonso Urquiza Solana (66º), depois de pontuar um ‘ippon’ a terminar o primeiro minuto do período de ‘ponto de ouro’. Nos Quartos-de-final defrontou o nº5 do ranking mundial – Frank de Wit (ex-colega de equipa no Sporting CP), mas cedeu perante o holandês que perto dos 3 minutos conseguiu um ‘wazari’, ao qual deu sequência no solo com uma técnica de submissão. Na repescagem, foi declarado vencedor sem combater, devido a lesão do seu oponente, o belga Sami Chouchi (15º). No seu último e derradeiro combate, enfrentou o nº7 do ranking mundial, Sharofiddin Boltaboev, do Uzbequistão. Após cinco minutos marcados pelo equilíbrio e com os dois judocas perto de levarem o terceiro ‘shido’, Anri Egutidze conseguiu o ‘wazari’ no ‘golden score’, conquistando a Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Judo 2021.

Até ao momento, os melhores resultados alcançados pelos atletas lusos tinham sido o 5º lugar de Joana Ramos, nos -52 kg e a 7ª posição de Telma Monteiro (-57 kg).

Recordamos que a Seleção Portuguesa presente no evento é composta por 13 Atletas (8 Femininas e 5 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Bárbara Timo (-70 Kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), João Fernando (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

Esta quinta-feira, 10 de junho, o quinto dia do evento é dedicado às categorias –70 kg feminina e –90 kg masculina. Neste ‘Dia de Portugal’, Bárbara Timo é a representante lusa em ação, defrontando a cazaque Moldir Narynova (81ª) na segunda eliminatória. As eliminatórias têm início às 09h00 (em Portugal Continental).

Declarações:

Joana Ramos (-52 kg) – 5ª classificada

“Quero aproveitar para agradecer a todas as pessoas que fazem parte da minha equipa e me tem apoiado nesta caminhada até aos Jogos Olímpicos de Tóquio, que já é uma realidade para mim. Falta apenas um mês e conseguimos carimbar a presença apesar de não ter ganho a medalha. Ainda assim, cada combate que ganhei na segunda-feira é como se fosse uma medalha para mim. Este ano que passou não foi fácil para ninguém e também não foi fácil para mim. Quem está perto, sabe os desafios e dificuldades pelas quais passámos, mas estou muito orgulhosa de todo o trabalho realizado. Quero agradecer a todos os jovens que semanalmente apoiam a Seleção nos treinos e às famílias que, indiretamente, acabam por nos apoiar também, neste caminho de resiliência e sacrifício que é chegar a uma olimpíada. No próximo mês temos a derradeira etapa da época e estamos todos juntos nesse objetivo. Obrigada a todos.”

    DOCUMENTOS RELACIONADOS