André Cravo conquista Medalha de Prata – Portugal fecha o Primeiro Dia com 5 Medalhas

Mai 27 2017

André Cravo conquista Medalha de Prata – Portugal fecha o Primeiro Dia com 5 Medalhas

Chegou ao fim o primeiro dia da Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2017. Portugalconquistou 5 Medalhas – uma de Prata (André Cravo) e quatro de Bronze (Andreia Loureiro, Lucas Catarino, Daniel Santos e Bruno Barros).

Destaque ainda para os 2 quintos lugares de Francisco Soares e Bruno Bento e para as 2 sétimas posições de Pedro Costa e Gonçalo Lopes.

O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebe 322 Atletas (188 masculinos e 134 femininos) em representação de 22 países. Portugal, anfitrião da prova, tem 110 judocas em competição.

André Cravo (-60 kg) foi o atleta luso em maior destaque ao chegar à final da competição. O português esteve completamente imparável, eliminando os três primeiros adversários (Martin Kazarian da Dinamarca, Anthony Einaudi, da França e Diego Fernandez Campillo, da Espanha) por ippon. Na semifinal da prova, o combate não começou da melhor forma com o adversário francês – Freddy Waizenegger a conseguir pontuar dois wazari. Apesar da desvantagem, André Cravo não desistiu e conseguiu um ippon que lhe garantiu um lugar na final. O último combate, contra Khetag Basaev, da Rússia, revelou-se bastante equilibrado, com vários ataques de parte a parte. Num dos ataques do judoca português, o russo conseguiu defender e contra-atacar com um ippon. Com este resultado, André Cravo conquistou a Medalha de Prata.

Os judocas nacionais da categoria -55 kg apresentaram-se nesta competição internacional em grande nível, com um total de 3 portugueses presentes no Bloco Final. Lucas Catarino somou 2 vitórias no seu caminho até à semifinal, onde cedeu perante o russo Arman Gambarian. Com este resultado, o jovem luso marcou presença no combate pelo Bronze encontrando o seu compatriota Bruno Bento que somou 4 vitórias até esta fase (venceu o primeiro confronto, mas, no segundo, foi afastado para as repescagens, onde eliminou 3 adversários). O combate entre os dois portugueses sorriu a Lucas Catarino (pontuou um wazari e geriu a vantagem até o fim dos 4 minutos) que subiu ao pódio para receber a Medalha de Bronze, enquanto Bruno Bento terminou num honroso 5º lugar.

Daniel Santos foi outro português da categoria -55 kg a estar no Bloco de Finais. Depois de duas vitórias nos primeiros combates, o jovem foi derrotado pelo seu colega Lucas Catarino. Nas repescagens, reencontrou o caminho das vitórias, eliminando o compatriota Rui Nobre e o espanhol Julen Toro Soler. No último e derradeiro combate, Daniel Santos conseguiu escapar de uma imobilização (evitando que o seu adversário pontuasse) e viu o espanhol Javier Perez Roldan somar 3 shidos (penalizações), dando-lhe a Medalha de Bronze.

Bruno Barros (-60 kg) arrancou com dois triunfos perante o espanhol Adrian Romero Gonzalez e o colega Pedro Pinheiro. No combate seguinte, apesar de ter pontuado um wazari, não conseguiu ultrapassar o francês Leandre Luscap. Nas repescagens voltou a eliminar 2 adversários (o checo Jan Svoboda e Daniel Markus Vardja, da Estónia). Na luta pelo pódio, o francês Freddy Waizenegger ainda conseguiu pontuar, mas somou 3 shidos, resultado que garantiu a Medalha de Bronze a Bruno Barros.

Andreia Loureiro (-52 kg) mostrou o seu potencial, derrotando a espanhola Leyre Martinez Lloret, a russa Ekaterina Tsybert e a espanhola Lucia Munoz Solano nos primeiros 3 combates. Na semifinal defrontou Gefen Primo, de Israel, uma atleta que já tem alguma experiência internacional e inclusive venceu esta Taça da Europa de Cadetes em Coimbra no ano passado. Apesar do combate equilibrado (Andreia ainda pontuou um wazari) não conseguiu ultrapassar a israelita. No último combate em busca do pódio, a portuguesa voltou a revelar a sua capacidade, somando um wazari, antes de imobilizar a francesa Caroline Duval e vencer o combate e a respetiva Medalha de Bronze.

Com duas vitórias nos primeiros combates, Francisco Soares (-50 kg) alcançou a semifinal da competição. Nesta fase, o espanhol Jaume Bernabeu Rico conseguiu superiorizar-se ao português. Na luta pelo Bronze, Francisco Soares voltou a ceder perante o francês Thomas Lemaire, terminando a sua prestação no 5º lugar.

Amanhã, domingo, último dia de competição, entram nos tatamis os restantes 41 Atletas Lusos, com os combates a terem início às 10h00.

Resultados Atualizados em: www.ippon.org/cont_cup_cad_por2017.php

Live Streaming da Competição: http://randori.pt/TV/

 

DECLARAÇÕES

 

Vencedor da Medalha de Prata – André Cravo

“Eu queria lutar pelas medalhas. Por todo o trabalho e pela preparação que fiz, não só para esta prova, mas por todo empenho que tenho tido ao longo do tempo, só podia pensar na medalha. No último combate estava a sentir-me bem e forte, mas são as pequenas distrações que fazem a diferença e me fizeram perder a medalha de ouro.”

 

Vencedor da Medalha de Bronze – Lucas Catarino

“O meu objetivo era alcançar os mínimos para ir ao Europeu e ao Mundial – desde o meu primeiro ano de cadete que sonho com isso. É sempre bom competir ao mais alto nível independentemente do escalão etário. Eu entrei nesta prova para ganhar uma medalha, pensando combate a combate e tendo a noção que ia ser difícil, felizmente consegui.”

 

Vencedor da Medalha de Bronze – Daniel Santos

“Preparei-me bem para esta Taça da Europa e à partida só pensava em ganhar a medalha. Fosse quem fosse o meu adversário, só queria mostrar o que valho e vencer a medalha. O último combate foi contra um adversário forte, mas eu vinha para ganhar.”

Prof. Luís Monteiro – Diretor do Alto Rendimentos e das Seleções Nacionais

“O primeiro dia da competição para a Seleção Portuguesa ultrapassou as expectativas ao alcançarmos 5 Medalhas, 4 lugares de finalista (5º e 7º) e alguns semifinalistas. Sendo esta prova, o último teste de apuramento e preparação para as competições mais importantes: Campeonato da Europa, Campeonato do Mundo e Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), conseguimos hoje que pelo menos mais 5 Atletas alcançassem os mínimos para essas provas. De relevar o bom desempenho dos nossos Atletas e o garante de um futuro sustentável na nossa modalidade.”

 

Resultados Finais

Femininos

TAB1

Masculinos

TAB2

CADET EUROPEAN CUP – COIMBRA 2017 – DAY 1 HIGHLIGHTS

DOCUMENTOS RELACIONADOS

PRESS RELEASE RELACIONADOS