O primeiro dia da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2019 cumpriu-se este sábado, 16 de março, no Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia. Coimbra recebe 445 Atletas (261 masculinos e 184 femininas) em representação de 24 países, ao longo dos dois dias de combates.
Este dia inaugural, contou com a presença dos Judocas das categorias -48 kg, -52 kg, -57 kg e -63 kg femininas e -60 kg, -66 kg e -73 kg masculinos, incluindo 76 Portugueses (45 masculinos e 31 femininas).
A ainda cadete Raquel Brito (-48 kg) eliminou a francesa Jade Desbuis, por acumulação de ‘shidos’, no período de ‘ponto de ouro’ do seu primeiro combate. Na ronda seguinte, a jovem lusa pontuou um ‘ippon’ perto dos 2 minutos do confronto contra a britânica Sian Bobrowska. Somou a terceira vitória nos Quartos-de-final, perante a italiana Silvia Giuseppa Drago, marcando um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final. Na semifinal, cedeu contra a espanhola Mireia Lapuerta Comas, com um ‘ippon’ assinalado a 4 segundos do fim, numa altura em que se registava um empate em ‘wazaris’. No seu último e derradeiro combate, Raquel Brito sofreu um ‘wazari’ nos primeiros segundos, mas conseguiu projetar a espanhola Mireia Rodriguez e imobilizá-la, alcançando o ‘ippon’ e a Medalha de Bronze.
Bruno Barros (-66 kg) estreou-se com uma vitória contra o espanhol David Alvez Duarte por ‘ippon’. Eliminou os dois adversários seguintes, o canadiano Mitchell Markwat, por ‘ippon’ e o francês Israil Dakayev, por ‘wazari’. Nos Quartos-de-final, não conseguiu ultrapassar o russo Ismail Misirov, sofrendo o ‘ippon’ no último minuto de um combate equilibrado. O jovem português regressou aos triunfos na repescagem, onde eliminou mais dois oponentes, o argentino Joaquin Tovagliari, por ‘ippon’ e o canadiano Julien Frascadore, por acumulação de ‘shidos’. O seu sétimo combate do dia, contra Freddy Waizenegger, revelou-se bastante equilibrado. No ‘ponto de ouro’, o francês conseguiu imobilizar Bruno Barros, que terminou no 5º lugar.
Nos -57 kg, Mafalda Ezequiel derrotou as suas duas primeiras adversárias por ‘ippon’, a russa Ekaterina Nefedova (em 21 segundos) e a canadiana Eibhleann Alexander (em 38 segundos). Nos Quartos-de-final, a jovem portuguesa deixou escapar a vitória a 3 segundos do final do combate, sofrendo um ‘ippon’ numa altura que vencia por ‘wazari’. Retomou o caminho das vitórias na repescagem, eliminando a israelita Ofir Gidron por ‘ippon’. Apurou-se para o Bloco de Finais com uma vitória sobre a italiana Ludovica Lentini, somando o segundo ‘wazari’ no período de ‘ponto de ouro’. Na luta pelo Bronze, contra Josie Steele do Reino Unido, assistiu-se a um confronto equilibrado com ataques das duas judocas. A 30 segundos do final, a britânica conseguiu a imobilização que lhe garantiu o ‘ippon’. Com este resultado, Mafalda Ezequiel termina num honroso 5º lugar.
Destaque ainda para o 7º lugar alcançado por André Diogo (-60 kg) e para a 9ª posição dos Judocas Ana Carolina Nobre (-52 kg) e Bernardo Tralhão Fernandes (-66 kg).
A nível coletivo, a Seleção Italiana dominou o ‘medalheiro’ do primeiro dia da prova, somando 10 Medalhas, 4 de Ouro, 1 de Prata e 5 de Bronze.
As bancadas do Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia estiveram bem compostas para apoiar os Atletas. Entre o público presente esteve Clarisse Agbegnenou, judoca francesa que venceu a Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, tripla e atual Campeã Mundial e líder do ranking mundial, que veio a Coimbra para apoiar o irmão, Joris Agbegnenou, que compete amanhã na categoria -90kg.